None

CAMPEONATO MINEIRO FEMININIO DE FUTEBOL

Com sete clubes, Campeonato Mineiro Feminino começa dia 28 e terá final em jogo único

Mineirão ou Independência receberá decisão do Estadual feminino

postado em 02/09/2019 19:12 / atualizado em 02/09/2019 19:23

<i>(Foto: FMF/divulgação)</i>
A Federação Mineira de Futebol (FMF) definiu nesta segunda-feira os clubes participantes e o formato de disputa do Campeonato Mineiro Feminino 2019. A competição terá início em 28 de setembro, com final única prevista para 30 de novembro.
 
América, Atlético, Cruzeiro, Ipatinga, Futgol, Valadares e Minas Boca confirmaram a participação na competição, que será disputada em turno único com seis rodadas, seguido das semifinais, em dois jogos, e final única. Apenas o América de Teófilo Otoni não confirmou sua presença no torneio.
 
O Campeonato Mineiro Feminino será transmitido pela TV FMF na internet, via plataforma MyCujoo. Na reunião do Conselho Arbitral, os clubes foram informados que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará um evento dedicado ao futebol feminino em 30 de novembro, em Belo Horizonte. Justamente por isso, a final está prevista para essa data em um estádio de grande porte: Mineirão ou Independência.

“O Cruzeiro aceitou a imposição da Federação, sem nenhuma ajuda de custo. A CBF vai fazer um evento sobre futebol feminino e vão utilizar dessa data pra fazer a final do Campeonato Mineiro num estádio de grande porte”, disse Bárbara Fonseca, coordenadora de futebol feminino da Raposa.

FMF x clubes mineiros 

Um entrave entre a Federação e as equipes quase prejudicou a confirmação do Mineiro 2019. A FMF impôs a cobrança de taxas referente à arbitragem, o que, a princípio, não agradou aos clubes. 
 
Porém, para realização do campeonato, as equipes aceitaram arcar com as cobranças. Em contato com as coordenações de Cruzeiro e Atlético, ambos os clubes afirmaram que a aceitação da taxa foi necessária para viabilizar a competição. 

“O Atlético quer participar e, para isso, tem que financiar a arbitragem para viabilizar o Campeonato Mineiro. Os clubes precisam desse calendário”, afirma Nina Abreu, coordenadora do Atlético.

Desempenho no Brasileirão

América, Atlético e Cruzeiro participaram da última edição do Campeonato Brasileiro A2. O Galo encerrou sua participação na  fase de grupos. O Coelho foi eliminado pelo Grêmio nas quartas de final. Já o Cruzeiro foi vice-campeão e garantiu o acesso à Série A1 2020. O São Paulo ficou com o título.

Tags: futfeminino cruzeiroec atleticomg americamg futnacional interiormg estadual feminino