None

CAMPEONATO MINEIRO FEMININO

FMF tira final do Mineiro Feminino de grande estádio, reserva data inusitada e desagrada clubes

Decisão é programada para o Estádio das Alterosas, no Sesc Venda Nova

postado em 14/11/2019 12:07 / atualizado em 14/11/2019 12:21

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)

Nada de Mineirão ou Independência, conforme havia sido prometido em reunião arbitral. Segundo apurou o Superesportes, o Campeonato Mineiro Feminino, que cobra dos clubes taxas semelhantes a de eventos profissionais, será decidido no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, e em jogo único. 

A data e o horário também sofreram alterações em relação ao que havia sido projetado inicialmente. Nada de um grande evento na tarde de sábado, 7 de dezembro. A Federação Mineira de Futebol (FMF) reservou o Estádio das Alterosas, que receberá a partida provavelmente na sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 18h.

De acordo com a assessoria da FMF, a decisão sobre o Sesc Venda Nova foi tomada em função de questões financeiras. Data e horário ainda serão confirmados. A justificativa é uma convocação da Seleção Brasileira, que exigiria apresentação das jogadoras no sábado, dia 7. A entidade prevê uma confirmação dos detalhes apenas em 25 de novembro - às vésperas do jogo -, após o fim da fase semifinal. 

Contudo, também conforme apurou a reportagem, apenas a sexta-feira, 6 de dezembro, está reservada para realização da partida no Sesc Venda Nova. No sábado, inicialmente, o local receberá um treinamento de árbitros. 

As decisões revoltaram a direção do futebol feminino de alguns clubes. Há uma série de insatisfações de dirigentes em relação à organização do torneio, avaliada por muitos como amadora. Os questionamentos vão das escolhas de locais sem estrutura para receber jogos - campos sem arquibancada, por exemplo - até a cobrança, considerada abusiva, de taxas pela FMF.

Neste sábado, jogos entre América e Atlético, e Cruzeiro e Ipatinga, começam a definir os finalistas do torneio. As partidas estão marcadas para a Cidade do Galo (15h) e para o Ipatingão (16h). Os duelos de volta também já têm datas definidas e horários confirmados. Em 21 de novembro, às 16h, Coelho e Galo se enfrentam no Sesc Venda Nova. Dois dias depois, Cruzeiro e Ipatinga medem forças na Toca da Raposa I, às 15h30.

Procurado, o diretor de competições da FMF, Leonardo Barbosa, não atendeu aos telefonemas e ignorou as mensagens.

A assessoria da Federação Mineira garantiu que, em parceria com a CBF Social, departamento exclusivo da Confederação Brasileira de Futebol para fomentar ações de responsabilidade social por meio do esporte, estão programados grandes eventos para a semana da decisão. São esperados, por exemplo, seminários com “participações de impacto”.

São Paulo em outro patamar

Bem diferente de Minas Gerais, São Paulo conseguiu conquistar o público no torneio feminino. Os 37 mil ingressos para a final do Paulista, entre Corinthians e São Paulo, já estão esgotados. O jogo, evidentemente, não será no fim de tarde de uma sexta-feira. A partida de volta será na Arena Corinthians, neste sábado (16 de novembro).

Esses números deverão registrar o recorde de público de um jogo de futebol feminino entre clubes no Brasil. Até aqui, o melhor índice pertence ao duelo entre Santos e Iranduba, no Campeonato Brasileiro de 2017. Na oportunidade, 23.371 pessoas pagaram para assistir ao jogo na Arena da Amazônia. 

O Corinthians precisa de um empate para garantir o troféu da competição. Na partida de ida, a equipe alvinegra bateu o São Paulo por 1 a 0, em jogo realizado no Morumbi.

Tags: americamg atleticomg cruzeiroec futfeminino