None

CAMPEONATO MINEIRO

FMF divulga tabela do Campeonato Mineiro de 2020; confira os jogos

Estadual começará no dia 22 de janeiro, uma quarta-feira

postado em 20/11/2019 21:07 / atualizado em 20/11/2019 22:10

(Foto: Luiz Augusto Barros/Superesportes)
A Federação Mineira de Futebol divulgou nesta quarta-feira, em evento que reuniu dirigentes e imprensa no Mineirão, a tabela do Campeonato Mineiro de 2020. A competição terá a primeira rodada no dia 22 de janeiro, com fase de classificação terminando em 1º de abril, quando sairão os quatro times que brigarão pelo título. As datas para as semifinais são 5/04 e 12/04, enquanto as duas partidas da decisão serão em 19/04 e 26/04.

Cruzeiro e América estrearão em casa, enquanto o Atlético terá o primeiro compromisso como visitante, todos no dia 22 de janeiro. O time celeste receberá o Boa Esporte, às 20h, no Mineirão. O Coelho enfrentará a Caldense, às 20h30, no Independência. O Galo vai ao Parque do Sabiá encarar o Uberlândia, às 20h.

O primeiro clássico do Mineiro de 2020 será entre Cruzeiro e América, no dia 9 de fevereiro, domingo, às 16h, no Mineirão, pela quinta rodada. Atlético e Cruzeiro se enfrentarão pela oitava rodada, em 8 de março, a princípio marcado para as 16h. Galo e Coelho medirão forças na penúltima rodada, em 22/03, às 16h, no Independência.

Algumas partidas estão sujeitas a mudança de horário e local. Isso porque o Coimbra, de Contagem, campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2019, mandará jogos no Independência. Assim, quatro times jogarão em Belo Horizonte, três deles no Horto e um no Mineirão.

Primeira rodada do Campeonato Mineiro 2020 (22 de janeiro)

Cruzeiro x Boa, às 20h, no Mineirão
Uberlândia x Atlético, às 20h, no Parque do Sabiá
Tupynambás x Tombense, às 20h, Radialista Mário Helênio 
Coimbra x URT, Independência *
América x Caldense, às 20h30, Independência *
Patrocinense x Villa Nova, às 21h, Pedro Alves do Nascimento

*Horário e local serão confirmados pela FMF



FORMATO

Na primeira fase do Campeonato Mineiro, os 12 clubes se enfrentam em turno único, em 11 rodadas. Os quatro melhores avançam para o mata-mata. A principal novidade para a próxima edição é a exclusão da fase de quartas de final. Com isso, a competição contará com 15 datas - uma a menos em relação à edição de 2019. 

A decisão é considerada uma vitória dos clubes da capital. América, Atlético e Cruzeiro haviam se posicionado favoravelmente pela redução do número de jogos, enquanto as equipes do interior preferiam a manutenção do modelo anterior.



Durante a reunião, clubes do interior sugeriram, inclusive, o aumento do número de datas para 17. Essa possibilidade foi rechaçada em função de questões estruturais, que dificultariam a disputa de partidas durante o carnaval.

Nas semifinais, o líder enfrenta o quarto colocado, enquanto o segundo encara o terceiro. Os classificados duelam na final. Os confrontos do mata-mata terão jogos de ida e volta.



NOVOS TORNEIOS

Em 2020, serão realizados dois novos torneios. O Troféu Inconfidência envolverá quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados da primeira fase. O vencedor dessa competição disputará a Recopa contra o melhor colocado geral do interior.

OUTRAS DEFINIÇÕES

Não haverá jogo em 22 de fevereiro, sábado de carnaval;
Assim como em 2019, jogos de semifinal e final terão VAR;
A bola do torneio será da Topper;
Não haverá limite de jogadores inscritos por equipe;
Um atleta não pode defender mais de uma equipe participante do Campeonato Mineiro durante o torneio.

PARTICIPANTES

O Módulo I do Campeonato Mineiro de 2020 terá os seguintes times envolvidos: América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Coimbra (campeão do Módulo II em 2019), Cruzeiro (atual bicampeão estadual), Patrocinense, Tombense, Tupynambás, Uberlândia, URT e Villa Nova.

Tags: estadual jogos tabela americamg atleticomg cruzeiroec FMF campeonato mineiro de 2020