None

CAMPEONATO MINEIRO

TJD analisará pedidos de Villa Nova e Tupynambás sobre veto de retorno do Mineiro

Clubes de Nova Lima e Juiz de Fora foram contrários à retomada da competição

postado em 12/07/2020 17:30 / atualizado em 12/07/2020 20:15

(Foto: Agência i7/Mineirão)
O Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais vai avaliar os pedidos de Villa Nova e Tupynambás para vetar o retorno do Campeonato Mineiro em 26 de julho. A decisão será anunciada em breve por Bruno Cândido, presidente do órgão.

Na zona de rebaixamento do estadual, Villa e Tupynambás se posicionaram de maneira contrária à volta da competição em videoconferência realizada em 7 de julho com os representantes dos demais clubes e da Federação Mineira de Futebol.

Conforme a ata da reunião, o Tupynambás argumentou que não obteve autorização da prefeitura de Juiz de Fora para treinar, ressaltando ainda que houve sete mortes por COVID-19 na cidade.

Já o Villa Nova alegou “falta de segurança, paridade de armas, de fair play, bem como pelo fato de não haver 30 (trinta) dias de prazo para os treinos. Além disso, impugnou o peso dos votos utilizados para as deliberações”. 

Em contato com o Superesportes neste domingo, o presidente do Villa, Márcio Botelho, reiterou o posicionamento e disse que o Coimbra - com três casos positivos do novo coronavírus e três testes inconclusivos - “mudou de ideia de última hora” ao votar pelo retorno junto à maioria.

“O Villa não é contra o retorno. Pelo contrário, entende que o futebol tem de ser resolvido dentro de campo. Mas precisamos de no mínimo segurança e igualdade. O chamado jogo limpo, o fair play”, frisou o mandatário do clube de Nova Lima.

Na opinião de Botelho, a Federação Mineira de Futebol dá um passo errado ao propor a volta do Mineiro em 15 dias diante da “situação calamitosa que o Brasil passa”. A COVID-19 já causou mais de 71 mil mortes no país dentre os mais de 1,83 milhão de infectados.

Também procurado pela reportagem, o diretor de competições da FMF, Leonardo Barbosa, reconheceu que os clubes têm o direito de discordar da continuidade do torneio, mas destacou a flexibilização na inscrição de atletas e os testes para a COVID-19 fornecidos pela entidade como medidas importantes de suporte e segurança.

“O fato de ter os testes dá prazo para recuperar ou substituir por outros jogadores, ainda que restam 14 dias para os jogos. Além disso, não há limites para inscrição de atletas desde o arbitral do ano passado. Um clube com 35 jogadores no elenco relaciona 23 atletas. Caso algum seja diagnosticado na véspera, pode ser substituído”.

Assim, caso o TJD-MG rejeite o pedido de Villa Nova e Tupynambás, o Mineiro 2020 será reiniciado na 10ª rodada, em 26 de julho (domingo). Na sequência, haverá a última rodada da primeira fase, dia 29 (quarta-feira).

As semifinais estão previstas para os dias 2 (domingo) e 5 (quarta) de agosto. Já os jogos de ida e volta da decisão serão agendados após reunião entre os finalistas, na quinta-feira, 6 de agosto.

O Troféu Inconfidência, que contará com as participações do quinto ao oitavo colocado da primeira fase, também será realizado, porém em confronto único tanto na semifinal (2 de agosto) quanto na final (5 de agosto). 

Datas, horários e locais das rodadas restantes


Obs: os estádios podem ser alterados caso as prefeituras locais não autorizem a retomada de eventos esportivos

10ª RODADA -26 de JULHO

Uberlândia x Villa Nova, às 10h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia

Tupynambás x Caldense, às 16h, no Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora

Patrocinense x Boa Esporte, às 16h, no Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio

América x Atlético, às 16h, no Independência, em BH

Cruzeiro x URT, às 16h30, no Mineirão

Coimbra x Tombense, às 17h, sem local definido

11ª RODADA – 29 DE JULHO

Tombense x Uberlândia, às 21h30, no Almeidão, em Tombos

Caldense x Cruzeiro, às 21h30, no Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas

Boa Esporte x Tupynambás, às 21h30, no Melão, em Varginha

Atlético x Patrocinense, às 21h30, no Independência, em BH

URT x América, às 21h30, no Zama Maciel, em Patos de Minas

Villa Nova x Coimbra, às 21h30, no Castor Cifuentes, em Nova Lima

Tags: americamg atleticomg cruzeiroec futnacional Mineiro