None

CAMPEONATO MINEIRO

Atlético e América definidos com novidades para o clássico; veja escalações

Sampaoli muda meio-campo do Galo; Lisca promove reestreia e mudança tática no Coelho

postado em 02/08/2020 15:07 / atualizado em 02/08/2020 15:35

(Foto: Bruno Cantini/Atlético e Mourão Panda/América)
Os arquirrivais Atlético e América estão definidos para o clássico deste domingo, às 16h, no Mineirão, pela semifinal do Campeonato Mineiro. No Galo, Jorge Sampaoli manteve o esquema com três atacantes, mas trocou o armador Hyoran pelo volante Jair no meio-campo. No Coelho, Lisca promoverá a reestreia do zagueiro Messias, que retornou de empréstimo do Rio Ave, de Portugal, e lançará o lateral-esquerdo João Paulo improvisado no meio-campo.

Messias será o substituto de Lucas Kal, defensor titular que se transferiu para o Nacional da Ilha da Madeira, também de Portugal. Outra novidade na escalação do Coelho é a entrada do lateral-esquerdo João Paulo no lugar de um atacante de ofício. Ele atuará mais adiantado, na função de meia.

O artilheiro Rodolfo, com seis gols, segue como desfalque no ataque americano em função de uma lesão no joelho direito. Lisca tinha os especialistas Léo Passos e Vitão como opções, mas decidiu escalar João Paulo para dar mais consistência ao meio-campo.

O Atlético irá a campo com Rafael; Guga, Junior Alonso, Réver e Guilherme Arana; Jair e Allan; Nathan; Savarino, Keno e Marrony.

Já o América jogará o primeiro jogo da semifinal com Airton; Leandro Silva, Messias, Eduardo Bauermann e Sávio; Zé Ricardo, Juninho, Alê e João Paulo; Ademir e Felipe Augusto.

Reencontro

Uma semana depois do empate por 1 a 1, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, Atlético e América medem forças novamente, desta vez pelo jogo de ida da semifinal. O duelo de volta acontecerá na quarta-feira, às 21h30, no Independência.

Vice-líder da primeira fase, com 25 pontos, o Coelho marcou 19 gols em 11 jogos, enquanto o Galo, terceiro colocado, com 22, balançou a rede 20 vezes.

Mandante no Mineirão, o alvinegro aposta na evolução apresentada com o argentino Jorge Sampaoli, que deverá manter a formação da goleada por 4 a 0 sobre o Patrocinense.

Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o América tem a vantagem nesta semifinal de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela diferença de gols.

Números

Atlético e América farão neste domingo, de acordo com a contagem alvinegra, o clássico número 409. São 202 vitórias atleticanas e 104 americanas, além de 102 empates. O Galo marcou 713 gols, e o Coelho 506.
 
O retrospecto recente é amplamente favorável ao Atlético, que alcançou oito vitórias e três empates nos últimos 11 jogos. Já o América não leva a melhor desde a partida de ida da final do Mineiro de 2016, em 1º de maio, quando fez 2 a 1, no Independência.

Títulos

O Atlético persegue o 45º título do Campeonato Mineiro, do qual é o maior campeão. A última vez em que levantou o troféu foi na edição de 2017, em final contra o Cruzeiro. Já o América, campeão 16 vezes, ganhou recentemente em 2016, ao bater o Galo na decisão.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO
Rafael; Guga, Junior Alonso, Réver e Guilherme Arana; Jair e Allan; Nathan; Savarino, Keno e Marrony.
Técnico: Jorge Sampaoli
 
AMÉRICA
Airton; Leandro Silva, Messias, Eduardo Bauermann e Sávio; Zé Ricardo, Juninho, Alê e João Paulo; Ademir e Felipe Augusto.
Técnico: Lisca
 
Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
 
Estádio: Mineirão
 
Data: domingo, 2 de agosto de 2020
 
Horário: 16h
 
Árbitro: Ronei Cândido Alves (FMF)
 
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Felipe Alan Costa de Oliveira
 
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira

Tags: serieb americamg atleticomg interiormg escalações lisca seriea jorge sampaoli