None

CAMPEONATO MINEIRO

América e Atlético iniciam disputa pelo título do Campeonato Mineiro

Coelho tenta reverter vantagem adquirida pelo Galo, dono da melhor campanha

postado em 16/05/2021 04:00 / atualizado em 15/05/2021 20:27

(Foto: Divulgação/Mineirão)

América e Atlético iniciam, neste domingo, a disputa pela taça do Campeonato Mineiro. O alvinegro entrará em campo às 16h, no Independência, para defender a vantagem conquistada com a melhor campanha da primeira fase. Já o Coelho, mandante nesta tarde, tentará aproveitar o elenco mais descansado em relação ao adversário para sair na frente na decisão.

O Galo tem importante vantagem na final. O alvinegro jogará por dois empates ou por vitória e derrota pela mesma diferença de gols para conquistar o bicampeonato. O alviverde, por sua vez, tenta repetir 2016, vencer o primeiro jogo no Horto e levantar a taça do Estadual.

Naquela edição, o Atlético também tinha a melhor campanha em relação ao rival. No primeiro jogo, no Independência, o América venceu por 2 a 1 e jogou por um empate na partida decisiva. No Mineirão, o Coelho empatou por 1 a 1 com um gol no fim e garantiu o troféu. 

O técnico Cuca, do Atlético, afirmou que a vantagem é mínima, já que o time está desgastado por um jogo fora do país pela Copa Libertadores, enquanto o Coelho passou a semana se preparando para o confronto no Horto.

“Cada jogo é um jogo. A gente falar em favoritismo... o Atlético tem uma vantagem, que é jogar por dois empates, isso é inegável, é uma vantagem. O América tem uma vantagem, porque trabalhou a semana toda o Atlético. O Atlético não, foi para a Colômbia, jogou um jogo complicadíssimo, fez uma viagem longa, chegamos às 22h. A nossa preparação para o jogo não é a ideal como foi a do América. Acho que o favoritismo já cai, se nivela. Na semana que vem, vamos ter outra viagem desgastante, outro jogo decisivo, com o Cerro Porteño. A final ainda baixou um dia, será no sábado. O América, mais uma vez, não vai jogar. A vantagem do resultado já cai, porque eles têm duas semanas para trabalhar”, disse.


“Uma semana de bastante estudo e bastante observação. Olhar o Atlético jogar na quinta-feira, olhar outros jogos. Tem muito jogos também, né!? Do futebol europeu. Nós estamos trabalhando mais pela manhã. E a ansiedade a gente vai trabalhando pela experiência, tranquilizando as meninas lá em casa também. Elas gostam muito do Atlético, do Cuca. É uma referência para mim e para elas também. A gente conheceu a filha do Cuca lá no Paraná. Eu trabalhei no Paraná. Ela era repórter lá. Então tem essa história toda de família, né!? E a gente está bem feliz, claro, aquela ansiedade boa, de querer jogar, de estar preparado para o jogo. Mas tranquilo porque o trabalho está sendo bem feito”.

Favoritismo?


Nenhum dos treinadores admite quem é o favorito na decisão do Campeonato Mineiro, mas os leitores do Superesportes apontam o Galo como time que deve conquistar o título. Em enquetes realizadas nos últimos dias, o alvinegro levou a melhor no ‘mano a mano’ por 12 a 0 contra o adversário. Já no ‘palpitômetro’, os placares mais votados são favoráveis ao time de Cuca.

América


(Foto: Mourão Panda/América)


Os dois técnicos fazem mistério para o jogo deste domingo. Lisca deve apostar na base que garantiu o Coelho na decisão, mas mudanças não estão descartadas.

A maior chance é no ataque. Ademir, destaque na temporada passada, virou reserva após o fim das negociações com o Palmeiras. Com boas exibições recentes, pode ganhar o lugar de Bruno Nazário na equipe titular. Em enquete no Superesportes, essa é a preferência da torcida americana.

“O Ademir é um jogador que a cada vez mais está se reintegrando ao nosso plantel. Esse gol foi fundamental, dá confiança para ele e para o grupo em cima de todas as situações que aconteceram. O Ademir é jogador do América, bem integrado. Como todos os jogadores de futebol, o mercado está aí. Quem quiser comprar o Ademir, é o preço que o América estipula e, se não tiver, o Ademir está jogando com a gente. (Ele tem) Muitas boas chances de retornar a equipe titular em breve. Talvez já para a próxima partida (contra o Cruzeiro). Ele vem treinando muito bem e por isso o coloquei no jogo”, afirmou Lisca.

Atlético


(Foto: Pedro Souza/Atlético)


A ideia inicial do técnico Cuca é utilizar força máxima contra o América. No entanto, isso depende de uma conversa com a comissão técnica. O Galo jogou na última quinta-feira uma complicada partida contra o América de Cáli, pela Copa Libertadores. A equipe chegou ao Brasil apenas no fim da noite de sexta. Por isso, o desgaste físico de cada atleta será analisado antes da definição da escalação. 

"Vou com força máxima. Mas a força máxima não significa os mesmos 11 que jogaram hoje. Eu vou medir junto com a fisiologia e preparação física. Todos que estiverem nas melhores condições vão jogar. Isso é força máxima", disse o treinador.

O Galo deve contar com uma novidade no banco de reservas. O meio-campista argentino Matías Zaracho se recuperou de uma entorse no tornozelo direito e pode ser relacionado para o confronto.


AMÉRICA X ATLÉTICO


América
Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Anderson, Eduardo Bauermann e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Bruno Nazário (Ademir), Felipe Azevedo e Rodolfo
Técnico: Lisca

Atlético
Everson; Guga, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Tchê Tchê e Nacho Fernández; Savarino, Keno e Hulk
Técnico: Cuca

Motivo: jogo de ida da final do Campeonato Mineiro
Local: estádio Independência
Data: domingo, 16 de maio
Horário: 16h

Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Assistentes: Ricardo Junio de Souza e Frederico Soares Vilarinho
VAR: Emerson de Almeida Ferreira

Tags: americamg atleticomg