2

Com projeto SAF, Athletic sonha alto em 2º ano seguido na elite do Mineiro

Caçula entre as equipes do Módulo I, clube de São João del-Rei quer chegar às semifinais para conseguir vaga em competições nacionais em 2023

17/01/2022 05:00 / atualizado em 17/01/2022 15:29
compartilhe
Athletic mira grandes metas dentro do Mineiro 2022
foto: Fernanda Trindade / Athletic

Athletic mira grandes metas dentro do Mineiro 2022

Caçula entre os times do Campeonato Mineiro, o Athletic quer fazer história nesta temporada. O Esquadrão de Aço sonha alto e mira classificação inédita para as semifinais no segundo ano consecutivo na elite. Se conseguir bom desempenho no Estadual, a equipe de São João del-Rei estará apta a jogar a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil em 2023. Na tentativa de tornar o sonho possível, o clube se transformou em uma das primeiras Sociedades Anônimas de Futebol (SAF) do Brasil.
 
No ano passado, o Athletic atingiu seu objetivo ao cravar permanência no Módulo I do Mineiro. A equipe de São João del-Rei terminou a competição na oitava colocação, com 13 pontos - quatro vitórias, um empate e seis derrotas. Foram nove gols marcados e dez sofridos. A pontuação não foi suficiente para colocar o Esquadrão na briga pelas vagas da fase final, mas o levou à disputa do Troféu Inconfidência.
 
No torneio adjacente ao Estadual, o Athletic foi eliminado pela URT logo no primeiro jogo. Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, a classificação para a final foi resolvida nos pênaltis, e o Trovão Azul venceu por 3 a 2.
 
Garantido no Modulo I, o Athletic sonha com voos mais altos no Mineiro deste ano. Em contato com o Superesportes, o diretor de futebol Fábio Mineiro afirmou que o desejo do clube é chegar até entre os cinco primeiros colocados da primeira fase. Segundo ele, foi para isso que a diretoria investiu e qualificou o elenco.
 

Veja as principais contratações dos clubes para o Mineiro 2022


“A expectativa é muito boa, até devido às contratações feitas. Após o campeonato de 2021 começamos a nos preparar, até porque o cenário daquele ano era muito perto, a gente tinha subido em novembro e só teve um mês para preparar a equipe para jogar a elite. Agora, tivemos um prazo maior e conseguimos acompanhar as Séries B, C e D. Formamos um grupo um pouco mais qualificado, a expectativa é muito boa por isso. Que neste ano a gente possa buscar a Copa do Brasil e a Série D, que deixamos escapar por detalhe”, declarou.
 

Mudanças no futebol

 
Quem comanda o Esquadrão de Aço é o ex-atacante Roger. Ainda como atleta, ele teve passagens por Ponte Preta, Botafogo, Corinthians, Chapecoense, entre outros times tradicionais brasileiros. O ex-centroavante iniciou sua jornada como técnico em 2021, na Inter de Limeira. No clube paulista, foram seis jogos e quatro vitórias.

Ex-atacante Roger terá o desafio de comandar o Athletic no Mineiro
foto: Fernanda Trindade / Athletic

Ex-atacante Roger terá o desafio de comandar o Athletic no Mineiro

 
“O Roger é um cara que, por mais que esteja começando agora, tem um lastro muito grande no futebol. Ele teve passagens por grandes clubes. Tomara que essa experiência como comandante possa agregar muito. Estamos muito esperançosos porque o trabalho está sendo bem feito e o planejamento também”, pontuou Fábio.
 
Também houve reformulação dentro de campo. Dos 28 jogadores que disputaram o Mineiro no ano passado, apenas seis permaneceram: os goleiros Lee e Renan Pastre, os zagueiros Danilo e Sidimar, o lateral-direito Diego Fumaça, além do atacante Willian Mococa. O atacante Danilinho, ex-Atlético, é o atleta mais conhecido pelos torcedores mineiros. 
 

Preparação

 
O Athletic deu início à pré-temporada 2022 em dezembro do ano passado. No período preparatório para o Mineiro, disputou quatro partidas: vitória por 1 a 0 contra a equipe Sub-20 do Cruzeiro, no estádio João Vigia, em Barroso; empate por 0 a 0 com a Ferroviária, no campo do Otho Hotel Resort, em Itu-SP; e empate por 1 a 1 com a Votuporanguense, em Votuporanga (SP); empate por 0 a 0 contra o Mirassol, em São Paulo.
 
A estreia do Esquadrão no Mineiro será diante do Uberlândia. A partida está marcada para quarta-feira (26), às 21h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
 

Clube-empresa

 
O Athetic anunciou a adesão ao modelo de clube-empresa em 21 de dezembro do ano passado. Na ocasião, a diretoria informou que a empresa V2 Participações adquiriu 49% do controle do futebol. O formato SAF foi o segundo registrado, em definitivo, em Minas. Três dias antes, o ex-atacante Ronaldo ‘Fenômeno’ adquiriu 90% das ações do Cruzeiro por R$ 400 milhões.
 
Desde setembro de 2021, o Athletic mantinha conversas com empresários para se transformar em clube-empresa. Com a aprovação do Conselho do clube para a mudança para SAF, o caminho ficou livre para que o Esquadrão de Aço passasse a ser administrado por um sócio.
 
A V2 Participações é gerida pelos empresários Vinícius Diniz e Victor Felipe Oliveira, especialmente para investimentos no futebol. Diniz é CEO da Urbaville Urbanismo, empresa de arquitetura em Belo Horizonte, enquanto Victor é CEO da holding 3F Investimentos, que atua em todo o Brasil.
 
“A SAF veio para agregar o potencial de aporte financeiro. Ela ajuda em todos os aspectos. Esse pensamento nosso no Mineiro já era igual antes mesmo da chegada da SAF. Mas agora, com ela, é uma responsabilidade maior. Temos certeza que, com a vinda da V2 Participações, vão aumentar o investimento e o profissionalismo. Vamos ter um processo mais organizado e com mais amparo de todos os lados”, concluiu Fábio.
 

Athletic

 
Nome completo: Athletic Club
Fundação: 1909
Posição no Mineiro 2021: 8ª posição
Presidente: Leandro Bini
Técnico: Roger Silva
Principais contratações: Victor Sallinas, Danilinho e Felipe Evangelista
 

Elenco

 
Goleiros:
Lee, Pedro Rocha e Renan Pastre
Zagueiros:
Danilo, Edson Miranda, Gabriel Nunes, Sidimar e Victor Sallinas
Laterais-direitos:
Diego Fumaça e Wallison Silva
Laterais-esquerdos:
Vinícius Silva
Volantes:
Kadu Santos e Emerson
Meias:
Michael Paulista, Antônio Falcão, Walisson e Felipe Evangelista
Atacantes:
Mariano, Robert Fischer, Douglas Santos, Heré, Danilinho, Rafhael Lucas e Willian Mococa

Compartilhe