2

Com técnico mais longevo, Democrata tem grandes metas na elite do Mineiro

De volta ao Módulo I depois de três temporadas na Segunda Divisão do Estadual, equipe de Governador Valadares chega com objetivo ambicioso

17/01/2022 05:00 / atualizado em 17/01/2022 16:41
compartilhe
Paulo Schardong vai para sua terceira temporada à frente do Democrata
foto: Divulgação/Democrata-GV

Paulo Schardong vai para sua terceira temporada à frente do Democrata

De volta à elite do Campeonato Mineiro após três anos, o Democrata planeja conquistar objetivos maiores do que apenas a permanência. Mesmo sem jogadores 'badalados', o time de Governador Valadares espera fazer uma campanha consistente para figurar entre os sete primeiros na classificação para conseguir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. A Copa do Brasil é um sonho distante, mas também está na pauta.
 
O técnico Paulo Schardong afirmou que, apesar de o Democrata-GV ter retornado neste ano à elite, o desejo é alçar voos mais altos. Além de vaga nas competições nacionais, quer avançar à fase final do Estadual, pois acredita ter uma equipe “extremamente competitiva”.
 
“Temos que ser sensatos, já passei para o grupo que não podemos ter o pensamento só de ficar na Primeira Divisão, temos que pensar grande. Nossa grande vitória seria ganhar vaga nas competições nacionais para 2023. O que passei para os atletas é algo mais ambicioso, para fazer grandes resultados e jogos. E de repente, quem sabe, não só pensar em Série D, mas em vaga para a Copa do Brasil. E por que não pensar também no quadrangular final?”, declarou.
 
“O pensamento é grande, precisamos trabalhar bastante para isso e ter uma mentalidade forte e vencedora. Montamos uma equipe extremamente competitiva novamente. Agora, vamos trabalhar muito para achar o melhor conjunto e fazer uma grande temporada em 2022”, finalizou Schardong .
 

Veja as principais contratações dos clubes para o Mineiro 2022

 
O treinador de 50 anos é peça fundamental na engrenagem do Democrata. Ele é o profissional com maior tempo de trabalho no futebol mineiro – está indo para a terceira temporada à frente da Pantera. Antes de assumir, Schardong teve breves passagens por Caucaia-CE, Barbalha-CE, Ji-Paraná-RO e Ariquimes-RO.
 
Em 2021, o técnico conduziu o time ao vice-campeonato do Módulo II do Mineiro. No quadrangular final, o Democrata duelou com Villa Nova, Nacional de Muriaé e Tupynambás em jogos de ida e volta. Ficou na segunda colocação, com 10 pontos – um a menos que o campeão Villa Nova. Com o acesso à elite definido, as equipes se enfrentaram na última rodada valendo o título, e o Leão do Bonfim levou a melhor: vitória por 3 a 1 no Castor Cifuentes, em Nova Lima.
 
Para atingir a meta desta temporada, a diretoria do Democrata foi ao mercado e anunciou 15 reforços. Dos 23 nomes que formam o elenco, apenas oito atletas são remanescentes do vice-campeonato do Módulo II: o goleiro Lucão; os zagueiros Carioca e Rafael Caldeira; o lateral-direito Matheus Pivô; o meia Mateuszinho; e os atacantes Robertinho, Henrique e Pedrinho.
 

Preparação

 
A Pantera deu início à pré-temporada 2022 em dezembro do ano passado. Disputou três amistosos: vitória por 1 a 0 sobre a seleção de Itanhomi, em Itanhomi; empate por 1 a 1 com o Real Noroeste, em Alpercata-ES; e empate por 0 a 0 novamente contra o Real Noroeste.
 
A estreia do Democrata no Campeonato Mineiro será diante do Patrocinense. A partida está marcada para quarta-feira (26), às 20h, no estádio Mamudão, em Governador Valadares.
 

Democrata-GV

 
Nome completo: Esporte Clube Democrata
Fundação: 1932
Posição no Mineiro de 2021: vice-campeão do Módulo II
Presidente: Edvaldo Filho
Técnico: Paulo Schardong
Principais contratações: Alberto, Gabriel Galhardo e Felipe Carvalho
 

Elenco

 
Goleiros:
Tom e Lucão
Zagueiros:
Caldeira, Mateus Carioca, Gabriel Ferreira e Gabriel Marques
Laterais-direitos:
Mateus Pivô
Laterais-esquerdos:
Weslley Alcântara e Júlio Lima
Volantes:
Marquinhos Acreano, Gabriel Galhardo, Thomás e Alberto
Meias:
Mateuszinho, Marcelinho e Yan Carlos
Atacantes:
Pedrinho, Chico, Robertinho, Henrique, Felipe Carvalho, Ramon e Mateus Bidick

Compartilhe