2

Caldense promete ser competitiva no Mineiro 2022, apesar de elenco modesto

Veterana elaborou o planejamento para o Estadual ainda sem receber a verba da cota de TV repassada aos clubes pela FMF na semana passada

17/01/2022 05:00 / atualizado em 19/01/2022 15:35
compartilhe
Clube de Poços de Caldas promete ser competitivo no Mineiro
foto: Divulgação/Caldense

Clube de Poços de Caldas promete ser competitivo no Mineiro

Mesmo com pouco investimento financeiro para a disputa do Campeonato Mineiro deste ano, a Caldense promete ser muito competitiva. O objetivo é fazer uma campanha digna, suficiente para classificar novamente a equipe para a Série D do Campeonato Brasileiro. Para isso, a Veterana precisa se credenciar ao Troféu Inconfidência, que é disputado entre os times que terminam a primeira fase do Estadual na 5ª, 6ª, 7ª e 8ª colocações.
 
O Mineiro de 2021 foi decepcionante para a Caldense. Depois de figurar no G4 por várias rodadas, a equipe de Poços de Caldas terminou a primeira etapa da competição na sétima posição. Em 11 partidas, somou 15 pontos - foram quatro vitórias, três empates e quatro derrotas (45,45% de aproveitamento). A pontuação não foi suficiente para colocar a Veterana na briga pelas vagas da fase final, mas a levou à disputa do Troféu Inconfidência.
 
Nesse certame, o clube do Sul de Minas decepcionou novamente: foi eliminado pelo Pouso Alegre logo no primeiro jogo. Após o empate por 0 a 0 no tempo normal, no estádio Manduzão, em Pouso Alegre, a classificação para a final foi resolvida nos pênaltis, e o Pousão venceu por 6 a 5.
 

Veja as principais contratações dos clubes para o Mineiro 2022


Para não repetir os erros, a Caldense trabalha com os pés no chão e reconhece as dificuldades que terá. Os recursos financeiros limitados deverá ser a principal delas. Como primeiro passo, a diretoria do clube entendeu que seria necessária uma mudança no comando técnico da equipe. Assim, o técnico Marcus Paulo Grippi deu lugar a Gian Rodrigues, que terá a segunda passagem pela Veterana.
 
Dentro de campo, a reformulação foi ainda maior. Dos 35 jogadores que disputaram o Mineiro em 2021, apenas cinco permaneceram: os goleiros João Altizani, Iago Rodrigo; os zagueiros Jonathan Costa e Lucas Mufalo; além do volante Franklin.
 

Receitas enxutas

 
Em contato com o Superesportes, o presidente Rovilson Ribeiro afirmou que o clube está montando um elenco que cabe no orçamento para o torneio estadual. De acordo com o mandatário, a longa negociação entre a Federação Mineira de Futebol (FMF) e a TV Globo pelos direitos de transmissão do Campeonato Mineiro atrasou o planejamento do time que não podia esperar para definir o grupo.

“Desde 15 de novembro, a Caldense já está trabalhando com os jogadores fazendo a preparação e a pré-temporada. Estamos montando um time dentro da nossa realidade econômica. Então, vamos ter que ter um pouco de paciência e entender que esse valor que ainda não veio (cota de TV) vai fazer uma falta muito grande, principalmente para os times do interior”, declarou.
 
Caldense realizou três partidas preparatórias para a disputa do Mineiro 2022
foto: Divulgação/Caldense

Caldense realizou três partidas preparatórias para a disputa do Mineiro 2022

 
A reportagem apurou que a cota de TV representa aproximadamente 50% do orçamento da Caldense. Além desse dinheiro que até o início de janeiro não era garantido, o clube não recebeu auxílio da Prefeitura de Poços de Caldas. As principais fontes de renda se concentram em patrocínios de empresas, venda de produtos licenciados e o programa de sócio-torcedores.
 
Segundo o dirigente, o técnico Gian Rodrigues retornou ao clube ciente de que não seriam feitas grandes contratações para o Estadual. “Em virtude da não definição econômica, antes do acerto com o técnico Gian foi colocada toda a condição da Caldense e as dificuldades que teríamos. E ele, com muito trabalho juntamente com a comissão de futebol, montou um time, a nosso ver, competitivo. Estamos com o pensamento positivo, tem que ser assim, mas sabendo das dificuldades. Mas foi bem montado, com critérios e tudo bem feito”, finalizou.
 

Preparação

 
A Caldense deu início à pré-temporada 2022 em novembro do ano passado, no CT Ninho dos Periquitos, em Poços de Caldas. No período preparatório para o Mineiro, disputou três partidas: dois empates por 0 a 0 contra o São Bento, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba-SP; e empate por 2 a 2 contra o XV de Piracicaba, no CT Raízen, em Piracicaba-SP.
 
A estreia da Caldense no Campeonato Mineiro será diante do América. A partida está marcada para terça-feira (25), às 21h, no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas.
 

Caldense

 
Nome completo: Associação Atlética Caldense
Fundação: 1925
Posição no Mineiro 2021: 7ª posição
Presidente: Rovilson Ribeiro
Técnico: Gian Rodrigues
Principais contratações: Yuri Ferraz, Paulo Vitor e Alemão
 

Elenco

 
Goleiros:
Renan Rinaldi, Iago Rodrigo, Carlos Vinícius, João Altizani
Zagueiros:
Jonathan Costa, Lula, Lucas Mufalo, Ulisses e João Victor
Laterais-direitos:
Filipi Souza e Yuri Ferraz
Laterais-esquerdos:
Michael e Mateus Muller
Volantes:
Guilherme Borges, Ryan, Alemão, Marco Aurélio, Paulo Vitor, Flanklin
Meias:
Igor Pimenta, Marcos Vinícius, Íkaro, Pablo Silva
Atacantes:
Gabriel Braga, Pedro Gabriel, João Diogo, Neto Costa, Xandy, Douglas Skilo, Kaíque

Compartilhe