2

Com elenco renovado, URT tem objetivo ambicioso para o Campeonato Mineiro

Nesta temporada, o Trovão Azul quer ir além da quinta posição obtida no Estadual do ano passado

19/01/2022 05:00 / atualizado em 18/01/2022 14:56
compartilhe
URT se prepara para o Estadual desde dezembro do ano passado
foto: Divulgação/URT

URT se prepara para o Estadual desde dezembro do ano passado

A União Recreativa dos Trabalhadores, popularmente conhecida como URT, integrará novamente o Módulo I do Campeonato Mineiro em 2022. Após boa campanha na edição passada, a equipe de Patos de Minas traçou uma meta ousada para esta temporada. Além da permanência na elite, o clube quer avançar à fase final da competição. Para isso, renovou o elenco. 
A URT alcançou as semifinais do Estadual em 2005, 2016 e 2017. Em 2005, foi eliminada pelo Ipatinga, que viria a se sagrar campeão. Nas duas últimas oportunidades, caiu diante do Atlético.
 
Em entrevista exclusiva ao Superesportes, a presidente Maria Isabel Rocha listou os objetivos para a temporada. “A meta da URT para 2022, com certeza, é se manter na elite desse difícil campeonato e, se possível, entre os quatro primeiros colocados”, disse. 
 
Segundo ela, como o orçamento está apertado, o clube está atrás de soluções para aliviar o caixa: “Estamos buscando a colaboração de pessoas que gostam da URT para nos ajudar. Fomos impactados pela pandemia, isso está tirando o sono de qualquer presidente que assume uma entidade, e a URT não é diferente. Nossas receitas se concentram no valor da televisão fechado com a FMF, nosso programa de sócio-torcedores e empresas parceiras que colocam seus nomes na camisa”. 
 

Veja as principais contratações dos clubes para o Mineiro 2022

 
Com poder de investimento um pouco maior, a URT teve um bom desempenho no Mineiro do ano passado. Terminou a primeira etapa na quinta posição, com 16 pontos. Em 11 jogos, venceu cinco, empatou um e perdeu outros cinco (48,48% de aproveitamento). Foram oito gols marcados e 16 sofridos. A pontuação foi suficiente para classificar a URT ao Troféu Inconfidência. 

Na semifinal do torneio, o Trovão mediu forças com o Athletic. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, a classificação para a final foi definida nos pênaltis, com o triunfo por 3 a 2. Na decisão contra o Pouso Alegre, outro empate, mas dessa vez por 0 a 0. Nas penalidades, vitória do time do Sul de Minas por 4 a 2. 
 
A boa atuação no Mineiro garantiu à URT o direito de disputar três competições em 2022. A primeira será o Estadual, que começa em 25 de janeiro. Na Copa do Brasil, o adversário da primeira fase será o Avaí, em 23 de fevereiro, no Zama Maciel. Se vencer, enfrentará na etapa seguinte o vencedor de Ceilândia-DF x Londrina-PR. Já na Série D do Brasileirão, aguarda o sorteio dos grupos para conhecer os oponentes.
 

Reformulação e pré-temporada

 
Uma nova equipe foi montada para o Mineiro. Entre os reforços anunciados pela URT está o zagueiro Breno Calixto, um dos destaques do Santa Cruz em 2021. Ele também coleciona passagens por Brasiliense-DF, Treze-PB e Náutico. Ao todo, 24 jogadores foram contratados. Apenas o goleiro Jairo, o meia Evair e o atacante Matheus Oliveira são remanescentes do Estadual de 2021. 
 
O Trovão deu início à pré-temporada em 3 de dezembro do ano passado. Durante o período preparatório, disputou um amistoso: empate por 1 a 1 contra o Brasiliense em seus domínios. 
 
 

URT

 
Nome completo: União Recreativa dos Trabalhadores
Fundação: 1939
Posição no Mineiro de 2021: 5ª posição
Presidente: Maria Isabel Rocha
Técnico: Wellington Fajardo
Principais contratações: Davy, Breno Calixto e Rebé
 

Elenco

 
Goleiros:
Geison, Jairo, Gustavo Silva e Luís Otávio
Zagueiros:
Yan, Davy, Luís Octávio e Breno Calixto
Laterias-direitos:
Ferrugem e Nininho
Laterais-esquerdos:
Jhonathan Moc e Magdiel
Volantes:
Iago Barbosa, Jessé, Russo, Derlan e Dudu
Meias:
Evair e Gindre
Atacantes:
Rebé, Denis, Cesinha, Iago Martins, Cebolinha, Felipe Souza, Daniel Passira e Matheus Oliveira

Compartilhe