2

Atlético x Cruzeiro: clássico terá disputa entre Hulk e Edu pela artilharia

Atacantes de Galo e Raposa iniciaram temporada 2022 com bons números

05/03/2022 18:30 / atualizado em 07/03/2022 00:01
compartilhe
Hulk tem quatro gols no Campeonato Mineiro; Edu marcou cinco
foto: Pedro Souza/Atlético e Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Hulk tem quatro gols no Campeonato Mineiro; Edu marcou cinco


O clássico Atlético x Cruzeiro, às 18h deste domingo, no Mineirão, terá disputa à parte entre Hulk e Edu pela artilharia do Campeonato Mineiro. O camisa 7 do Galo marcou quatro gols em quatro partidas no estadual, enquanto o número 99 da Raposa balançou a rede cinco vezes em sete jogos -  está empatado com João Diogo, da Caldense, e abaixo de Rafhael Lucas, do Athletic (6 gols).

O bom início de Hulk em 2022 é a continuidade do excelente ano de 2021, em que foi artilheiro do Brasileirão, com 19 gols em 35 jogos, e da Copa do Brasil, com oito gols em 10 partidas. O Galo se sagrou campeão das duas competições: somou 84 pontos na Série A e passou por Remo, Bahia, Fluminense, Fortaleza e Athletico-PR no torneio mata-mata.

Desde que chegou ao clube, em fevereiro de 2021, Hulk contabilizou 41 gols em 73 jogos. Se mantiver ou melhorar a média, terá grande chance de ingressar na lista dos 30 maiores artilheiros da história alvinegra. De acordo com o Galo Digital, Euller, o “Filho do Vento”, é o 30º colocado, com 62 gols em 167 partidas.

Na carreira, Hulk tem 409 gols e 159 assistências em 759 partidas, conforme dados coletados pela Fellegger Agency, que faz sua assessoria. O atacante alcançou números expressivos principalmente por Porto, de Portugal (95 gols em 181 jogos), Zenit, da Rússia (94 gols em 179 jogos), e Shanghai SIPG, da China (93 gols em 158 jogos).

Ainda que não esteja no patamar de Hulk, Edu também coleciona bons números na carreira. O ápice foi a artilharia da Série B do Campeonato Brasileiro, com 17 gols em 33 jogos pelo Brusque. Ele deu a volta por cima após se recuperar de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito que o deixou fora dos gramados por 10 meses.

Antes de entrar em evidência no Brusque, Edu ficou conhecido no Rio de Janeiro pelos gols em divisões inferiores por São Gonçalo, Boavista, Itaboraí e Portuguesa. Em várias ocasiões, participou de torneios de várzea no interior de Minas Gerais para complementar a renda. Segundo o site OGol, o atacante de 29 anos anotou 114 tentos em 208 jogos como profissional.

Além dos três pontos no clássico e de comemorar o título mineiro, os goleadores sonham com objetivos maiores para suas equipes. Hulk quer levar o Atlético ao bi consecutivo do Campeonato Brasileiro e ao troféu da Copa Libertadores. Já Edu deseja ajudar o Cruzeiro a terminar no G4 da Série B, garantindo assim o acesso à Primeira Divisão.

Compartilhe