2

Adversários em Atlético x Cruzeiro, Mohamed e Pezzolano duelaram no México

Técnico alvinegro dirigia o Monterrey, enquanto comandante celeste estava no Pachuca

05/03/2022 07:00 / atualizado em 05/03/2022 09:04
compartilhe
Antonio Mohamed e Paulo Pezzolano se enfrentaram no Campeonato Mexicano
foto: Divulgação/Monterrey e Pachuca

Antonio Mohamed e Paulo Pezzolano se enfrentaram no Campeonato Mexicano


O clássico Atlético x Cruzeiro, às 18h deste domingo, no Mineirão, pela nona rodada do Campeonato Mineiro, marcará o reencontro de equipes dirigidas pelo argentino Antonio ‘Turco’ Mohamed, de 51 anos, e o uruguaio Paulo Pezzolano, de 38. A 10ª rodada do Torneio “Apertura” do Campeonato Mexicano de 2020, na noite de 14 de setembro (segunda-feira), marcou o único embate entre os treinadores.

Pezzolano era treinador do Pachuca, 5º colocado, com 14 pontos, e mandante no estádio Hidalgo. Já Mohamed dirigia o Monterrey, 6º, com 13. O time visitante abriu o placar aos 8 minutos do primeiro tempo, com Sebastián Vegas. Os donos da casa empataram aos 39 da etapa complementar, em finalização de Ismael Sosa.

O Pachuca foi a campo com Óscar Ustari; Rodrigo Salinas, Gustavo Cabral, Óscar Murillo e Kevin Álvarez; Victor Guzmán, Luis Chávez (Felipe Pardo) e Erick Sánchez (Ismael Sosa); Romario Ibarra (Efraín Orona), Victor Dávila e Leonardo Ramos (Roberto De La Rosa).

O Monterrey jogou com Hugo González; Stefan Medina (Jesús Gallardo), César Montes, Nicolás Sánchez e Sebastián Vegas; Carlos Rodríguez (Eric Cantú), Matías Kranevitter (Daniel Parra), Maximiliano Meza (Celso Ortiz) e Miguel Layún (Jonathan González); Aké Loba e Rogelio Funes Mori.

As estatísticas do confronto apontaram domínio do Pachuca na posse de bola (68% a 32%) e em finalizações (22 a 7). Apesar da superioridade em volume de jogo, o time de Pezzolano não passou de um empate e continuou em 5º, com 15 pontos. Por sua vez, o Monterrey caiu para 7º, com 14.

Ao fim das 17 rodadas, o Pachuca foi o 9º, com 25 pontos, e bateu o Santos Laguna (8º) por 3 a 0 na reclassificação (do 5º ao 12º). Nas quartas de final, perdeu para o Pumas. O Monterrey, 5º, com 29, caiu diante do 12º, Puebla, com revés nos pênaltis por 4 a 2 (empate por 2 a 2 no tempo normal). O León ficou com a taça do Torneio Apertura 2020. 

Mohamed tem história no futebol mexicano. Como jogador, marcou 69 gols em 293 jogos na liga nacional, destacando-se principalmente pelo Toros Neza, de 1993 a 1998. Na função de treinador, conquistou três títulos da Liga MX - Tijuana (2012), América (2014) e Monterrey (2019) - e duas Copas MX - Monterrey (2017 e 2020).

Pelo Monterrey, El Turco obteve 106 vitórias, 61 empates e 58 derrotas em 225 jogos (57,5%), com 393 gols marcados e 282 sofridos. Já Pezzolano dirigiu o Pachuca em 73 jogos, com 24 vitórias, 24 empates e 25 derrotas (43,8%). Como atleta, o ex-camisa 10 do Liverpool, do Uruguai, não atuou no México.

Antonio Mohamed e Paulo Pezzolano nos treinos de Atlético e Cruzeiro
foto: Pedro Souza/Atlético e Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Antonio Mohamed e Paulo Pezzolano nos treinos de Atlético e Cruzeiro



No Brasil, os profissionais encaram pressões e cobranças distintas. Mohamed tem a missão de dar sequência à vitoriosa trajetória do Atlético, campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2021 sob o comando de Cuca, ao passo que Pezzolano lida com o desafio de subir o Cruzeiro à Série A após duas participações decepcionantes na Série B (11º em 2020, com 49 pontos) e 2021 (14º em 2021, com 48 pontos).

No Galo, El Turco dispõe de uma gestão que recebe aportes milionários dos empresários Rubens Menin e Rafael Menin (MRV Engenharia), Ricardo Guimarães (banco Bmg) e Renato Salvador (hospital Mater Dei) para bancar contratações e manter salários em dia. A grande estrela do elenco alvinegro é o atacante Hulk, artilheiro da última edição do Brasileirão, com 19 gols, e da Copa do Brasil, com oito gols.

Paulo Pezzolano também está respaldado no Cruzeiro pela administração do ex-jogador Ronaldo, com acordo para se tornar dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol. Em um primeiro momento, o ex-camisa 9 da Seleção Brasileira se preocupa em reduzir as dívidas do clube (hoje na casa de R$ 1 bilhão) para, no futuro, poder voltar a brigar por títulos de expressão.

O xodó dos cruzeirenses neste início de temporada é Edu, artilheiro da Série B de 2021 pelo Brusque, com 17 gols. Nas oito partidas que disputou pela Raposa, o centroavante de 28 anos balançou a rede seis vezes, arrancando elogios inclusive de Ronaldo Fenômeno. Outro jogador em ascensão é o jovem Vitor Roque, de 17 anos, principal ativo do clube.

Por ora, os torcedores estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelos treinadores, já que os times estão empatados no Campeonato Mineiro, com 19 pontos em oito rodadas (seis vitórias, um empate e uma derrota). O Atlético lidera a competição graças à vantagem no saldo de gols sobre o Cruzeiro: 13 a 8.

O Galo ainda levantou o troféu da Supercopa do Brasil ao bater o Flamengo nos pênaltis, por 8 a 7, após empate por 2 a 2 na final única na Arena Pantanal, em Cuiabá. O Cruzeiro também fez bonito na estreia pela Copa do Brasil, da qual é o maior campeão, com seis títulos: 5 a 0 sobre o Sergipe, no estádio Batistão, em Aracaju, pela primeira fase.

O duelo de Mohamed com Pezzolano será “indireto”, uma vez que o Cruzeiro não terá o técnico por causa da expulsão no empate por 2 a 2 com o Villa Nova, no Independência, pela oitava rodada. O auxiliar Martín Varini estará à beira de campo, assim como fez nas vitórias sobre Democrata (1 a 0), no Mineirão, e Tombense (3 a 0), no estádio Almeidão.

Compartilhe