2

Para fazer história na Copa do Brasil, Tombense terá que superar Moto Club

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira (16), às 19h, no estádio Nhozinho Santos, em São Luís-MA

16/03/2022 06:00 / atualizado em 16/03/2022 11:35
compartilhe
Victor Souza/Tombense
foto: Tombense fará história se avançar de fase na Copa do Brasil

Victor Souza/Tombense

 
Após eliminar o Icasa-CE na Copa do Brasil, o Tombense terá pela frente o Moto Club. A partida, pela segunda fase da competição, será disputada nesta quarta-feira (16), às 19h, no estádio Nhozinho Santos, em São Luís-MA. Para avançar, a equipe mineira precisa vencer o time maranhense no tempo normal. Em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis. Além da vaga na terceira etapa do mata-mata, está em jogo uma premiação milionária.
 
O Gavião Carcará nunca chegou à terceira fase da Copa do Brasil – esta é apenas a quinta participação do Tombense no torneio. Na estreia, em 2014, foi eliminado ainda no primeiro estágio pelo Treze-PB, após perder por 3 a 2 no placar agregado. Em 2016, também na mesma etapa, foi despachado pelo Fluminense (3 a 0).
 
Nas participações seguintes o desempenho foi um pouco melhor. Em 2019, o Tombense conseguiu avançar à segunda fase ao bater o Sport por 3 a 0, mas, em seguida, acabou eliminado nos pênaltis pelo Botafogo-PB. Já na temporada passada, a equipe mineira se classificou ao empatar por 0 a 0 com o Nova Mutum-MT, porém foi eliminada pelo Vasco (2 a 1) na segunda fase.  
 
Se conseguir superar o Moto Club, o Tombense poderá embolsar mais R$ 1,9 milhão. Até o momento, o Gavião Carcará acumulou R$ 1,37 milhão. Essa bonificação se refere à presença na segunda fase do torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O clube maranhense também arrecadou o mesmo valor.
 

Como chega o Tombense?

 
O Tombense colocou fim em um jejum de cinco partidas sem vencer no Campeonato Mineiro. No último sábado (12), derrotou a URT por 2 a 0, no estádio Almeidão, em Tombos, e se manteve na oitava posição, com 11 pontos.

Livre do rebaixamento e sem chances de classificação às semifinais do Estadual, o Carcará ainda luta por uma vaga no Troféu Inconfidência.
 
Victor Souza/Tombense
foto: Jogadores do Tombense se preparam para duelo contra Moto Club pela Copa do Brasil

Victor Souza/Tombense

 
Para o confronto decisivo desta quarta-feira, o técnico Hemerson Maria deve ir a campo com força máxima. Com isso, o provável time do Tombense tem: Rafael Santos; Diego Ferreira, Moisés, Mateus Buiate (Jordan) e Manoel; Gustavo, Alison Silva (Zé Ricardo) e Jean Lucas; Everton Galdino, Keké e Ciel.
 

Momento do adversário

 
O Moto Club vem de frustrante derrota para o Sampaio Corrêa no Campeonato Maranhense. No sábado (12), o Papão foi derrotado por 1 a 0 pelo seu maior rival, no estádio Castelão, em São Luís, na decisão do primeiro turno do estadual.

O único gol do clássico, marcado por Eron, foi anotado no derradeiro lance da partida.
 
Antes de chegar à final, o clube rubro-negro tinha terminado a fase de classificação na primeira colocação do Grupo B, com sete pontos (duas vitórias e um empate). Na semifinal, venceu o Pinheiro por 2 a 0, dentro de casa.  
 
Na Copa do Brasil, por sua vez, o Moto Club fez um dos jogos mais emocionantes até aqui. O time maranhense teve muito trabalho para vencer a Chapecoense por 3 a 2, pela primeira fase. Os comandados do técnico Carlos Ferro saíram na frente no placar, mas levaram a virada ainda no primeiro tempo. Na etapa final, marcaram mais duas vezes, aos 14min e aos 52.
 
Para o confronto com o Tombense, o Papão terá apenas um desfalque. O meio-campista Wanderley, com lesão muscular, tem previsão de volta aos gramados somente na semana que vem, no jogo contra o Juventude Samas, pelo estadual.
 

MOTO CLUB X TOMBENSE

 
Moto Club
 
João Paulo; Diego Renan, Anderson Cearense, Keven e Esquerdinha; Codó, Jair e Ted Love; Lineker, Dagson e Emerson Nike. Técnico: Carlos Ferro.
 
Tombense
 
Rafael Santos; Diego Ferreira, Moisés, Mateus Buiate (Jordan) e Manoel; Gustavo, Alison Silva (Zé Ricardo) e Jean Lucas; Everton Galdino, Keké e Ciel. Técnico: Hemerson Maria.
 
Motivo: segunda fase da Copa do Brasil
Data e horário: quarta-feira, 16 de março, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Nhozinho Santos, em São Luís, no Maranhão
 
Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz e Leandro dos Santos Ruberdo (MS)

Compartilhe