2

Democrata-GV recebe o Tombense pela finalíssima do Troféu Inconfidência

Equipes se enfrentarão neste domingo (3), às 18h, no estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares, pela decisão do torneio

02/04/2022 19:22 / atualizado em 02/04/2022 19:23
compartilhe
Democrata decidirá o Troféu Inconfidência no Mamudão, em Governador Valadares
foto: Douglas Ribeiro/Democrata-GV

Democrata decidirá o Troféu Inconfidência no Mamudão, em Governador Valadares

O Democrata recebe o Tombense neste domingo (3), às 18h no estádio José Mammoud Abbas, o Mamudão, em Governador Valadares, pela finalíssima do Troféu Inconfidência. As duas equipes vão com tudo na briga pelo título que dá direito à participação na Recopa Mineira contra o campeão do Troféu do Interior.
 
A partida decisiva será disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, o título será decidido nas cobranças de pênalti.
 
Os dois times fizeram campanhas parecidas na primeira fase do Campeonato Mineiro, mas não o suficiente para avançarem à segunda etapa. Com 14 pontos conquistados em 11 rodadas, o Democrata se despediu do torneio na sétima posição. Já o Tombense somou três pontos a menos e terminou em oitavo lugar.
 
Já nas semifinais do Troféu Inconfidência, tiveram desempenhos distintos. O Democrata eliminou o Villa Nova mesmo após sair em desvantagem (2 a 1) no primeiro jogo, no Mamudão.
 
Na partida de volta, a Pantera derrotou o adversário por 3 a 1 no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, e ficou com a vaga.
 
Já o Tombense despachou o América na outra semifinal. O Gavião-Carcará abriu vantagem ao vencer o primeiro duelo por 3 a 1, no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé.
 
No derradeiro encontro, o clube de Tombos segurou o empate com o Coelho por 1 a 1, no Castor Cifuentes, e também avançou à decisão.
 

Vaga na Série D e Copa do Brasil

 
O Troféu Inconfidência foi criado em 2020 com o intuito de dar a oportunidade para os clubes do interior terem mais jogos na temporada e disputarem uma taça. Além da possibilidade da conquista de um título, o torneio garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano.
 
Essa condição vale apenas para Democrata, que ainda não possui divisão nacional. De acordo com a FMF, por ter chegado até a final, a Pantera já está classificada para a disputa da Quarta Divisão de 2023.
 
Além disso, caso Minas Gerais tenha direito a uma quinta ou mais vagas para a Copa do Brasil, esta será designada para o Democrata. Isso porque o Tombense, outro finalista, já está na Série B. Sendo assim, o mais provável é que a vaga ao torneio mata-mata seja destinada ao clube de Governador Valadares.
 
Atlético, Cruzeiro, América e Tombense já estão garantidos na Copa do Brasil de 2023.
 

Recopa Mineira

 
De acordo com o regulamento específico do Campeonato Mineiro elaborado pela Federação Mineira de Futebol (FMF), o clube campeão do Inconfidência tem o direito de disputar a Recopa Mineira da próxima temporada. A final será contra o vencedor do Troféu do Interior, que tem como finalistas nesta edição Athletic e Caldense.
 
A final da Recopa será em jogo único, com mando de campo da equipe vencedora do Troféu do Interior. Em caso de empate no tempo normal, o título será resolvido nos pênaltis.
 
A decisão do torneio será feita na semana que anteceder o início do Campeonato Mineiro de 2023.
 

DEMOCRATA X TOMBENSE

 
Democrata
 
Lucão; Mateus Pivô, Rafael Caldeira, Gabriel Marques e Julio Lima; Matheus Carioca, Thomas, Mateusinho e Marcelinho; Pedrinho e Vini Locatelli.
Técnico: Paulo César Schardong.
 
Tombense
 
Rafael Santos; Diego Ferreira, Moisés, Jordan e Manoel; Gustavo, Alison Silva (Lucas Santos) e Jean Lucas; Keké, Everton Galdino e Ciel.
Técnico: Hemerson Maria.  
 
Motivo: final do Troféu Inconfidência
Data e horário: domingo, 3 de abril, às 18h
Local: estádio Mamudão, em Governador Valadares
 
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento
Assistentes: Magno Arantes Lira e Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo
 
Transmissão: Superesportes

Compartilhe