2

Campeões, Athletic e Democrata-GV disputarão a Recopa Mineira de 2023

Torneio será decidido em jogo único com mando do Athletic, campeão do Interior, conforme prevê a FMF no regulamento específico do Mineiro

04/04/2022 11:31 / atualizado em 04/04/2022 11:32
compartilhe
Athletic faturou a taça do Interior, enquanto o Democrata levantou o Troféu Inconfidência
foto: Montagem com fotos de Fernanda Trindade/Athletic e Douglas Ribeiro/Democrata

Athletic faturou a taça do Interior, enquanto o Democrata levantou o Troféu Inconfidência

Campeões do Troféu do Interior e do Troféu Inconfidência, respectivamente, Athletic e Democrata disputarão a Recopa Mineira da próxima temporada. A competição deverá ser realizada em formato semelhante ao deste ano, com um jogo único, válido também pela primeira rodada do Campeonato Mineiro de 2023.
 
A data e horário da decisão da Recopa serão definidas pela Federação Mineira de Futebol (FMF) apenas no ano que vem, próximo ao início do Estadual. No entanto, o que se sabe é que a partida terá mando do Athletic, conforme prevê o item 2.6, no artigo 26 do regulamento específico do Mineiro.
 
“Os clubes (campeão do Interior e campeão do Troféu Inconfidência) disputarão o título de campeão da Recopa do Interior em jogo único, com mando de campo do clube campeão do Interior”, escreveu a FMF no artigo.
 
Ainda segundo o regulamento da FMF, em caso de empate no tempo normal do duelo decisivo, haverá cobrança de pênaltis para definir o clube campeão da Recopa.
 

Troféu do Interior

 
O Athletic foi o primeiro clube a conquistar o direito de disputar o torneio. Nesse domingo (3), o Esquadrão de Aço empatou por 0 a 0 com a Caldense no tempo normal, no estádio Joaquim Portugal (Arena Unimed), em São João del-Rei, e venceu por 5 a 4 nos pênaltis.
 

Athletic x Caldense: fotos da decisão do Troféu do Interior

Com o resultado, o clube alvinegro levantou pela primeira vez o Troféu do Interior em sua segunda participação na elite do Mineiro.
 
No duelo de ida da decisão do Interior, as duas equipes empataram por 1 a 1. A partida foi disputada no estádio Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, em Poços de Caldas, na última quarta-feira (30). 
 
 
 
Além da Recopa, o Esquadrão de Aço também disputará na próxima temporada a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Este também é um feito histórico do clube do interior.
 

Troféu Inconfidência

 
O Democrata, por sua vez, foi o grande campeão do Troféu Inconfidência. A Pantera venceu o Tombense por 1 a 0 nesse domingo (3), no estádio José Mammoud Abbas, o Mamudão, em Governador Valadares, e faturou o torneio adjacente ao Estadual.
 
Democrata faturou o Troféu Inconfidência pela primeira vez
foto: Douglas Ribeiro/Democrata-GV

Democrata faturou o Troféu Inconfidência pela primeira vez

 
Com a conquista, o Democrata também ganhou o direito de disputar a Série D do Brasileirão. O clube se junta à dupla Athletic e Caldense, que já tinha conquistado as duas primeiras vagas após se classificar para as semifinais do Mineiro.
    
A Pantera também aguarda para saber se ficará com uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano caso Minas Gerais tenha direito a mais uma vaga. Isso só será definido ao término da temporada 2022, após o fim das Séries A e B.

Compartilhe