2

TJD acata pedido do Villa Nova e suspende classificação final do Mineiro

Clube de Nova Lima busca na Justiça a garantia do direito de disputar a Série do Campeonato Brasileiro, em 2023

 

Villa e Democrata disputaram a vaga na Série D via Troféu Inconfidência
foto: Divulgação/Villa Nova

Villa e Democrata disputaram a vaga na Série D via Troféu Inconfidência

 

O Villa Nova segue em busca de obter o direito de disputar o Campeonato Brasileiro em 2023. No dia 13 de abril, o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) acatou, por meio de uma liminar, o pedido do clube e suspendeu a classificação final do Campeonato Mineiro de 2022, que garantia o Democrata-GV como o terceiro representante de Minas na próxima edição da Série D. 

 

Essa polêmica vem se estendendo desde o fim do Estadual, porque a Federação Mineira de Futebol (FMF) parabenizou o Villa Nova  pela classificação, nas redes sociais, mas depois confirmou que, na verdade, o Democrata-GV se garantiu na competição nacional.

 

O Leão do Bonfim terminou a fase classificatória em sexto lugar, sendo o terceiro melhor time sem divisão do Estadual. No entanto, na classificação final divulgada pela Diretoria de Competições (DCO) da FMF, o clube está na oitava posição.

 

Isso ocorreu por causa do Troféu Inconfidência, torneio disputado pelos times que terminaram entre quinto e oitavo lugar na primeira fase. Sem saber que a vaga na Série D estava em jogo, o Villa foi eliminado para o próprio Democrata na semifinal e 'desceu' duas posições. 

 

Após a disputa do Troféu Inconfidência, a FMF editou e corrigiu a publicação que parabenizou o Villa pela classificação para o Campeonato Brasileiro. 

 

Até o momento, a FMF e o Democrata não se pronunciaram sobre a decisão tomada pelo auditor presidente do Pleno do TJD-MG, Guilherme de Carvalho Doval.  O Villa Nova irá tentar garantir a vaga em todas as instâncias legais na esfera esportiva

 

O que diz o regulamento?

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabelece alguns critérios para definir os times que vão disputar a Série D. Além das equipes que foram rebaixados na Série C do ano anterior, se classificam os dois melhores times sem divisão em seus respectivos estaduais - considerando apenas as primeiras divisões.

 

Para as nove federações mais bem posicionadas no Ranking Nacional de Federações (RNF) de 2022 - Minas Gerais se encaixa nesse quesito, com a quarta colocação -, o regulamento prevê uma vaga a mais.

 

"Ter obtido a terceira classificação no Campeonato Estadual, uma vez excluídos os clubes já pertencentes às Séries A, B e C; esse critério é restrito às Federações posicionadas de 1 (um) a 9 (nove) no RNF 2022", diz o critério 3 do artigo 3º do regulamento específico da competição.

 

O artigo 68 do regulamento do Mineiro segue o que foi estabelecido pela CBF: "Para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2023, a FMF indicará à CBF os clubes mais bem colocados no Campeonato (Mineiro), excluídos os que já integram as Séries A, B e C, do Campeonato Brasileiro, salvo se houver regra da entidade nacional em contrário". 

 

América, Atlético, Cruzeiro e Tombense já pertencem às Séries A e B e por isso não entram na discussão. Entre os times do interior, os três mais bem colocados na primeira fase do Mineiro de 2022 foram, respectivamente, Athletic, Caldense (esses já garantidos na Série D de 2023) e Villa Nova.

 

O regulamento do Troféu Inconfidência, por outro lado, não deixa claro o impacto da competição na fase classificatória do Estadual. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe