2

Custo de R$ 10 milhões, estrutura e mais: conheça o novo CT do Villa Nova

Prefeitura de Nova Lima é a responsável pela obra, prevista para ser concluída em julho. 'Um dos CTs mais modernos de clubes do interior do Brasil', diz Villa

19/04/2022 13:45 / atualizado em 19/04/2022 13:59
compartilhe
Novo CT do Villa Nova, em Nova Lima, deve ficar pronto em julho deste ano
foto: Patrick Vaz/EM/DAPress

Novo CT do Villa Nova, em Nova Lima, deve ficar pronto em julho deste ano


O tradicional Villa Nova terá um novo Centro de Treinamento (CT) nos próximos meses. Localizado em Nova Lima e com custo estimado em cerca de R$ 10 milhões, bancado pela prefeitura da cidade, o CT cria alta expectativa entre os dirigentes do Leão do Bonfim, a poucos meses da conclusão das obras.

Fotos do novo CT do Villa Nova


 
"Eu acredito que, quando finalizado, será um dos CT's mais modernos de clubes do interior do Brasil. Isso vai proporcionar ao Villa resgatar uma das principais atividades, que são as categorias de base", afirma o vice-presidente do Villa, Cláudio Horta, em entrevista ao Superesportes.
 
Nas últimas duas temporadas, o Villa Nova utilizou o CT Flávio Pentagna Guimarães, que pertence ao Coimbra e fica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
A nova 'casa' do Leão está sendo construída no distrito de Honório Bicalho, que pertence a Nova Lima, e deve ficar pronta em julho deste ano.

Cláudio Horta acredita que a localização facilitará a logística do clube em dias de jogos, pela proximidade com o Estádio Castor Cifuentes.

"É uma região muito bonita, de Mata Atlântica, próximo ao Alçapão do Bonfim, o que vai proporcionar facilidade no deslocamento. No CT, vamos ter um hotel, que vai acabar com a necessidade de concentração em dias de jogos na Grande BH. Vai ser o grande salto que o Villa vai dar no futuro, estou muito confiante", afirma o vice-presidente.
 
Toda essa nova estrutura só será possível por causa da participação da Prefeitura de Nova Lima. Sandro Oliveira, diretor de fiscalização de obras da cidade, explica que o CT pertence ao munícipio, mas será ‘cedido’ ao Villa, entre outras utilidades.
 
"O Centro de Treinamento Municipal sempre foi sonho antigo do município. Estamos dando continuidade e concluiremos em breve. O equipamento público será utilizado para a formação das categorias de base do município, dos times amadores e do próprio Villa Nova", explica Sandro.
 
Os recursos para a construção são oriundos do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal, por meio de verba parlamentar concedida após pedido do ex-deputado federal Laudivio Carvalho (Podemos), em 2020.
 
Mas como será a estrutura do novo CT? De acordo com Sandro Oliveira, haverá quatro campos de futebol, sendo um padrão Fifa e outro com grama sintética, além de um reservatório para acúmulo de águas de chuva e reaproveitamento para irrigação dos gramados.
 
A instalação para abrigar os atletas é considerada completa e conta com portaria, academias, fisioterapia, piscina aquecida, sala de preleção, departamento administrativo, futebol e médico, sala de imprensa, dormitórios e refeitórios.

Considerada fundamental pela diretoria do Villa, a categoria de base também terá um alojamento à disposição.
 

Estrutura para a Série D?

 
O Villa Nova segue em busca do direito de disputar o Campeonato Brasileiro em 2023. Em 13 de abril, o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) acatou, por meio de liminar, o pedido do clube e suspendeu a classificação final do Campeonato Mineiro de 2022, que garantia o Democrata-GV como terceiro representante de Minas na próxima edição da Série D. 

Essa polêmica vem se estendendo desde o fim do Estadual, visto que a Federação Mineira de Futebol (FMF) parabenizou o Villa Nova pela classificação para a competição nacional, nas redes sociais, mas depois confirmou que, na verdade, havia sido o Democrata-GV que tinha garantido a vaga.

O Leão do Bonfim terminou a fase classificatória em sexto lugar, sendo o terceiro melhor time fora de divisão nacional do Mineiro, atrás de Athletic e Caldense. No entanto, na classificação final divulgada pela Diretoria de Competições (DCO) da FMF, o clube está na oitava posição.

Isso ocorreu porque a entidade levou em consideração o Troféu Inconfidência, disputado pelos times que terminaram entre o quinto e o oitavo lugares na primeira fase.

Sem ter ciência de que a vaga na Série D estava em jogo, o Villa foi eliminado pelo próprio Democrata na semifinal e 'desceu' duas posições.

O Villa Nova afirma que tentará garantir a vaga em todas as instâncias legais na esfera esportiva, e a expectativa é que a data do julgamento seja marcada em breve. 

Compartilhe