2

Tombense recebe o Ceará em estreia na terceira fase da Copa do Brasil

Tombense chega pela primeira vez na história a esta etapa do torneio; equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Soares de Azevedo

20/04/2022 06:00 / atualizado em 22/04/2022 12:56
compartilhe
Tombense enfrenta o Ceará pela primeira vez na história
foto: Victor Souza/Tombense

Tombense enfrenta o Ceará pela primeira vez na história

O Tombense inicia, nesta quarta-feira (20), às 21h30, mais um capítulo da histórica campanha na Copa do Brasil. A equipe de Tombos recebe o Ceará no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, pela partida de ida da terceira fase da competição. Esta será a primeira vez que as equipes se enfrentam na história. 
 
Também é a primeira vez que o Gavião-caracará disputará esta etapa do torneio. Para isso, a equipe eliminou o Icasa-CE na primeira fase e venceu o Moto Club-MA nos pênaltis na segunda fase.
 
Com os triunfos, o time mineiro acumulou cerca de R$ 3,2 milhões em premiações. Avanço às oitavas de final representaria mais R$ 3 milhões nos cofres do clube. 
 
Apesar da boa campanha na Copa do Brasil, o Tombense não vive uma grande temporada. Foi oitavo colocado na primeira fase do Campeonato Mineiro e ainda não venceu na Série B do Campeonato Brasileiro.
 
O Gavião-carcará empatou com o Operário-PR na primeira rodada e, no sábado passado, ficou novamente no empate com o Sampaio Corrêa, no Castelão, em São Luís, pela segunda rodada do Brasileiro.
 
A grande esperança da equipe comandada pelo técnico Hemerson Maria é o atacante Ciel. O experiente jogador de 40 anos marcou nove gols em 14 jogos e é o destaque do time de Tombos na temporada. 
 
Após o empate com o Sampaio Corrêa, o artilheiro ressaltou a importância de o time trabalhar as finalizações para o duelo com o Ceará.

"Agora é Copa do Brasil e eu tenho certeza que vamos acertar esta questão das finalizações para, quando chegar a partida, estarmos preparados para fazer o gol", disse Ciel, ao Premiere. 
 
Outra notícia boa para a torcida do Tombense é que Hemerson Maria tem à disposição quase todos os titulares. A exceção é o volante Joseph, que já defendeu o Botafogo-SP na Copa do Brasil.

Completam a lista de desfalques os defensores reservas Ednei, que atuou na competição pelo Mirassol, e Luan e Mateus Buiate, ambos lesionados. Além deles, o volante Ítalo Henrique também ficará de fora por já ter entrado em campo na competição pelo ABC. 
 

Desempenho do rival e troca de técnico

 
O Ceará conquistou duas vitórias nas duas primeiras partidas na Copa do Brasil. O Vozão bateu o São Raimundo-RR por 3 a 0 na primeira fase e a Tuna Luso-PA por 2 a 0 na segunda, ambas fora de casa. 
 
O time cearense vem de derrota por 3 a 1 para o Botafogo, no Castelão, em Fortaleza, pela segunda rodada do Brasileiro. Esse foi apenas o segundo revés da equipe na temporada. Além dos resultados negativos, são 11 vitórias e quatro empates em 17 jogos. 
 
Apesar dos bons números, os resultados finais nas competições não foram tão positivos. O Ceará entrou no Campeonato Cearense nas quartas de final e foi eliminado na mesma fase, após perder nos pênaltis para o Iguatu.
 
Outra eliminação nas quartas de final ocorreu na Copa do Nordeste, também nos pênaltis, desta vez para o CRB. A derrota custou o cargo do técnico Tiago Nunes, que foi demitido e deu lugar a Dorival Júnior, anunciado pelo clube em 28 de março. 
 
Já na Copa Sul-Americana, o Vozão iniciou bem a trajetória. Foram duas vitórias nas duas primeiras rodadas, sobre Independiente-ARG (2 a 1) e Deportivo La Guaira-VEZ (2 a 0). 
 
Para enfrentar o Tombense, o Ceará tem uma série de desfalques: os laterais Marcos Ytalo, Bruno Pacheco e Victor Luis, os meio-campistas Richardson, Richard e Fernando Sobral, e os atacantes Dentinho, Matheus Peixoto e Jael. 
 
A escalação titular, no entanto, deve sofrer apenas três alterações em relação ao time que enfrentou o Botafogo. Kelvyn, na lateral esquerda, e Geovane e Vina, no meio-campo, são as prováveis novidades da equipe.
 

TOMBENSE X CEARÁ

 
Tombense
Rafael Santos; David, Jordan, Roger Carvalho e Manoel; Gustavo Cazonatti, Zé Ricardo e Igor Henrique; Everton, Keké e Ciel.
Técnico: Hemerson Maria
 
Ceará
João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luis Otávio e Kelvyn; Geovane, Rodrigo Lindoso e Vina; Lima, Mendonza e Cléber (Zé Roberto).  
Técnico: Dorival Júnior
 
Motivo: jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil
 
Estádio: Soares de Azevedo, em Muriaé
 
Data: quarta-feira, 20 de abril de 2022
 
Horário: 21h30
 
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
 
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
 
Transmissão: Premiere

Compartilhe