2

Metallica e Festival Sertanejo 'tiram' Atlético e Cruzeiro do Mineirão

Mineirão não poderá receber partidas devido à montagem do palco dos shows, entre 7 e 14 de maio; Galo e Raposa ainda não definiram novo local de alguns jogos

28/04/2022 13:35 / atualizado em 28/04/2022 14:09
compartilhe
Mineirão será palco de shows do Metallica e do Festival Sertanejo no mês de maio
foto: Agência i7/Mineirão

Mineirão será palco de shows do Metallica e do Festival Sertanejo no mês de maio

O Mineirão não poderá receber dois jogos de Atlético e Cruzeiro no começo de maio. Isso porque o Gigante da Pampulha será o palco dos shows do Metallica, no dia 12, e do Festival Sertanejo, nos dias 7 e 14.
 
Nesse período, o Galo vai enfrentar, como mandante, o América (no dia 7), e o Atlético-GO (14), ambas as partidas pelo Campeonato Brasileiro.

Já a Raposa receberá o Grêmio (dia 8), pela Série B do Brasileiro, e o Remo (11), no jogo de volta da Copa do Brasil.
 
No site da CBF, o duelo entre Atlético e América ainda aparece marcado para o Mineirão, assim como Cruzeiro x Grêmio – embora, em nota oficial divulgada nesta quinta-feira (28), os gestores do Gigante da Pampulha tenham afirmado que esses jogos não serão lá.

Os clubes não definiram novo local para os confrontos, mas a tendência é que ambos utilizem o Independência. A partida contra o Atlético-GO está marcada para lá, na tabela da CBF.
 
O Mineirão explica que, por serem eventos de grande porte, a montagem e desmontagem de estruturas demandam dias de pré e pós-produção, o que inviabiliza a realização das partidas citadas.
 
O estádio ainda ressalta que os clubes estão cientes de todos os bloqueios do estádio desde janeiro e afirma que trabalhou, junto às diretorias, à CBF, à FMF e às produtoras, "alternativas para que outras datas pudessem ser arranjadas de forma a atender os interesses dos clubes".
 

Gusttavo Lima


Em 20 de abril, o Atlético enfrentou o Brasiliense no Mineirão, pela Copa do Brasil, em meio à montagem de estrutura de palco do show do cantor sertanejo Gusttavo Lima, realizado três dias depois da partida. O Galo venceu o jogo por 3 a 0, três gols de Sasha.



Para ser possível atuar no estádio, o clube alvinegro, o Mineirão e a produtora do evento chegaram a um modelo de operação, liberando apenas o anel superior (à exceção do setor amarelo), o que limitou a capacidade de público para 28 mil torcedores.

O Cruzeiro, por sua vez, atuou no Gigante da Pampulha contra o Londrina, pela Série B, três dias depois do show, e o gramado não estava nas melhores condições.

Torcedores celestes chegaram a "agradecer" ao cantor Gusttavo Lima pela vitória do clube por 1 a 0, pois o gol da equipe saiu a partir de um escorregão, no campo, do goleiro Matheus Nogueira – eles relacionarem a falha à "ajuda" indireta de Gusttavo Lima.


Nota oficial do Mineirão

 
Em virtude das montagens de palcos para o show do Metallica, dia 12 de maio, no gramado, e para o Festival Brasil Sertanejo, dias 7 e 14 de maio, na Esplanada Norte, as partidas Atlético x América, dia 7, pelo Campeonato Brasileiro, Cruzeiro x Grêmio, dia 8, pela Série B, Cruzeiro x Remo, dia 11, pela Copa do Brasil, e Atlético x Atlético-GO, dia 14, pelo Campeonato Brasileiro, não poderão ser disputadas no Mineirão.
 
Por serem eventos de grande porte, a montagem e desmontagem de estruturas demandam dias de pré e pós-produção, o que inviabiliza a realização das partidas citadas. O Gigante lembra que, por decisão dos clubes, os contratos anuais ainda não foram assinados, o que impediu os bloqueios de datas na temporada do futebol.
 
Mesmo assim, no intuito de minimizar conflitos de datas, o Mineirão enviou aos clubes, ainda no início de janeiro, a agenda de eventos para 2022. Ou seja, eles já têm o conhecimento de todos os bloqueios no calendário do estádio.
 
Mesmo diante da situação, o Mineirão esclarece que trabalhou, nos últimos dias, junto às diretorias, à CBF, à FMF e às produtoras, alternativas para que outras datas pudessem ser arranjadas de forma a atender os interesses dos clubes, como aconteceu na partida entre Atlético x Brasiliense, pela Copa do Brasil, no último dia 20, quando a montagem para o Buteco do Gusttavo Lima, realizado no dia 23, foi suspensa para a realização do jogo.
 
Em um momento de demanda reprimida por conta da pandemia de COVID-19, o Mineirão se coloca como o principal palco de grandes eventos do país, contribuindo diretamente para a retomada da economia e para a geração de empregos no Estado de Minas Gerais. Só nos quatro primeiros meses do ano, o estádio recebeu um público que supera meio milhão de pessoas, considerando jogos e eventos musicais.
 
Estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),de 2019, mostrou que, para cada R$ 1 gasto dentro do Mineirão, outros R$ 5,57 são empenhados do lado de fora.

Compartilhe