2

Mineiro 2023: saiba quem são os técnicos no comando dos times no Estadual

Athletic, Atlético, Pouso Alegre, Villa Nova, América, Caldense, Democrata-SL, Patrocinense, Cruzeiro, Democrata-GV, Ipatinga e Tombense buscam título estadual

17/01/2023 06:00 / atualizado em 17/01/2023 08:59
compartilhe

Técnicos do Campeonato Mineiro de 2023

Roger Silva, Eduardo Coudet, Eugênio Souza, Cícero Júnior, Vagner Mancini, Gian Rodrigues, Paulinho Guará, Thiago Oliveira, Paulo Pezzolano, Paulo Schardong, Waguinho Dias e Marcelo Chamusca. Esses são os técnicos que iniciam o Campeonato Mineiro de 2023 no comando das 12 equipes que iniciam a luta pelo título no sábado (21).

Dois deles são estrangeiros e comandam justamente os favoritos à conquista: Eduardo Coudet, argentino que inicia este ano o trabalho no Atlético, time que defende o título; e Paulo Pezzolano, uruguaio que esteve com o Cruzeiro no último ano e foi vice-campeão mineiro em 2022.

Quem são os 12 técnicos do Mineiro


Vagner Mancini, Edurado Coudet e Paulo Pezzolano comandam América, Atlético e Cruzeiro, três principais favoritos ao título do Campeonato Mineiro
foto: Mourão Panda/América; Pedro Souza/Atlético; Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Vagner Mancini, Edurado Coudet e Paulo Pezzolano comandam América, Atlético e Cruzeiro, três principais favoritos ao título do Campeonato Mineiro

Athletic - Roger Silva

Roger Silva chegou ao Athletic em outubro de 2022 para a segunda passagem pelo clube de São João del-Rei. Aos 38 anos, o jovem treinador fala primeiro em classificação na fase de grupos, para depois buscar maiores objetivos no campeonato. Ele comandou Inter de Limeira em 2021, Athletic em 2022 e voltou à Inter no ano passado.

"Nosso objetivo é chegar o mais longe possível dentro da competição. Todo mundo que entra em uma disputa quer ser campeão, e com a gente não é diferente. Mas estamos com os pés no chão. A melhor forma de alcançar algo é trabalhando duro, com humildade. O objetivo inicial é classificar, depois ir avançando de fase. Ao final do Mineiro, o que valerá não será a nossa projeção, mas sim aquilo que fizermos dentro de campo", disse.

Atlético - Eduardo Coudet

Atual campeão, o Atlético está sob nova direção para 2023. O argentino Eduardo Coudet, de 47 anos, quer chegar bem ao Galo e levantar o troféu de campeão mineiro. Coudet terá que conciliar jogos decisivos na Copa Libertadores em meio à disputa do Estadual.

O técnico argentino substitui Cuca no comando atleticano e está na sexta equipe na carreira. Ele começou em 2015 e passou por Rosario Central-ARG, Tijuana-MEX, Racing-ARG, Internacional e Celta de Vigo-ESP.


 
Pouso Alegre - Eugênio Souza

Eugênio Souza chegou ao Pouso Alegre em novembro de 2022. O experiente treinador, de 59 anos, está no 20º time da carreira e confia na força da torcida do "Pousão" para que a equipe faça um bom trabalho no Mineiro de 2023.

"É importante a torcida pegar confiança na equipe, saber que vai vir ao estádio para ver um time competitivo, para ver um time aguerrido e para ver um time tentando jogar com qualidade. O resultado, lógico, é sempre consequência disso, mas isso não pode faltar na nossa equipe; a luta, a dedicação, a inteligência e a técnica não podem faltar. Isso aí tem que contagiar o nosso torcedor para que quando ele vier para cá tenha em mente que o time vai se entregar", afirmou.

Villa Nova - Cícero Júnior

Cícero Júnior chegou ao Villa Nova em dezembro de 2022 e quer fazer com que o Leão do Bonfim retorne aos dias de glória. O técnico de 42 anos começou a carreira em 2018 e tem passagens por Athletic, Uberlândia, Coimbra e de novo pelo Villa, entre 2021 e 2022. Ele se diz empolgado com o Mineiro de 2023.

"Expectativa muito boa. A gente está com uma equipe jovem, uma equipe que está querendo, todo mundo buscando um espaço. Lógico que vamos chegar a algumas situações, alguns atletas que vão encorpar a equipe, mas a gente sabe do tamanho da camisa do Villa, da tradição, e o que a torcida espera, que eu acho que é o mais importante. Num campeonato curto como este, é não fugir do perfil do que o Villa Nova sempre busca, do que a torcida do Villa Nova sempre gosta. É o que a gente vai buscar", disse.

América - Vagner Mancini

O América mantém para 2023 um nome conhecido da torcida: Vagner Mancini, que dirigiu o Coelho em 2021 e está desde abril de 2022 no clube. Aos 56 anos, o experiente treinador está na 18ª equipe da carreira e busca vencer o quinto campeonato estadual, sendo o primeiro Mineiro.

O treinador comentou a expectativa sobre a nova fórmula de disputa, com fase de grupos seguida de mata-mata no lugar de uma fase classificatória em pontos corridos: "Quem ganhar o Mineiro vai achar a fórmula maravilhosa, e quem perder vai colocar defeito, porque nós, brasileiros, somos assim. O mais importante é todo mundo que aceitou a fórmula não reclamar depois. Acho que isso acaba sendo determinante".

Caldense - Gian Rodrigues

Na segunda passagem pela Caldense, Gian Rodrigues espera fazer uma competição a partir do "espírito certo" da equipe. Aos 50 anos, o técnico está no oitavo time da carreira e comanda a Veterana desde setembro de 2022. Dos times que treinou, somente a Francana, de Franca, São Paulo, não é de Minas Gerais.

"Expectativa é realmente que a gente entre em campo com a parte tática bacana, apurada, junto com a parte física, com espírito certo para fazer o jogo. Consequentemente, uma competição boa", disse Gian, sobre a disputa do Mineiro.
 
Democrata-SL - Paulinho Guará

O Democrata de Sete Lagoas chega embalado para 2023 após o título do Módulo II do Mineiro de 2022. No comando está Paulinho Guará, no clube desde 2018 e tido como "talismã" do Jacaré.

O ex-jogador exaltou o retorno da equipe à elite e a união da cidade em torno do Democrata: "A cidade, o clube, os torcedores, todos estão muito envolvidos, depois de 15 anos o clube está novamente na Primeira Divisão. Então, a gente tem que fazer o nosso melhor para que possamos chegar no final da competição com nossos objetivos alcançados e trazer alegria para a cidade, para o torcedor, novamente".
 
Patrocinense - Thiago Oliveira

Técnico de 41 anos, Thiago Oliveira quer que o Patrocinense faça um bom campeonato e que comece a caminhada bem já na estreia, contra o favorito Cruzeiro. O treinador é rodado, tem passagens por outras nove equipes e começou a carreira em 2014.

"A gente tem que tentar achar um equilíbrio, este elenco está me trazendo coisas muito positivas durante os trabalhos. Claro que temos que evoluir muito, vamos enfrentar um grande adversário já na estreia, que é o campeão da Série B, cheio de reforços, com uma estrutura já tática definida pelo Pezzolano. Então, temos que estar preparados para pegar este grande clube do futebol brasileiro e mundial", disse, à Rede Hoje.

Cruzeiro - Paulo Pezzolano

O uruguaio Paulo Pezzolano, de 39 anos, é um dos técnicos que chamaram atenção em 2022, após o vice-campeonato mineiro e, especialmente, o título da Série B do Campeonato Brasileiro. O técnico está somente no terceiro clube da carreira, tendo passado também por Liverpool-URU e Pachuca-MEX.

Pezzolano chegou ao Cruzeiro em janeiro de 2022 e, em 2023, inicia o Mineiro com status diferente que no ano anterior. Se em 2022 havia certa desconfiança, hoje o clima na torcida e entre gestores é de confiança no uruguaio.

Democrata-GV - Paulo Schardong

Paulo Schardong teve bons momentos com o Democrata de Governador Valadares em 2022, como a conquista do Troféu Inconfidência, e continua para 2023. O técnico de 51 anos está no 11º time da carreira e, em junho do ano passado, foi confirmado para o ano seguinte, mesmo ainda fazendo um trabalho no Novo Esporte Ipatinga antes do retorno ao alvinegro.

"Para mim profissionalmente é um grande desafio. Estou me sentindo como se tivesse vindo pela primeira vez, venho muito animado com o trabalho e querendo continuar fazendo história", afirmou, ao ser reapresentado em dezembro de 2022
 
Ipatinga - Waguinho Dias

Outro do time dos experientes do Mineiro é Waguinho Dias, comandante do Ipatinga. Aos 59 anos, o técnico coleciona passagens por outros 20 clubes do futebol brasileiro e comanda o Tigre desde novembro de 2022, depois de trabalho no Brusque.

O treinador destaca que o time precisa de forte início, especialmente contra Villa Nova, Patrocinense e Atlético. "Todos estão treinando muito forte e entendem que, principalmente nas três primeiras rodadas, vamos enfrentar concorrentes diretos. Se quisermos algo a mais, temos que estar preparados para essas partidas", destaca. 

Tombense - Marcelo Chamusca

Marcelo Chamusca é mais um técnico com "cancha" no Mineiro de 2023. Aos 56 anos, está no 13º time da carreira e destacou o crescimento do Tombense no futebol brasileiro nos últimos anos. Ele chegou ao clube em novembro de 2022.

"Estou muito feliz e motivado pela oportunidade de trabalhar no Tombense, que é um clube que vem crescendo a cada ano no cenário brasileiro. Espero poder contribuir para o crescimento do clube, fazendo uma excelente temporada em 2023. Que a gente possa conquistar todos os objetivos que forem determinados", disse, ao ser apresentado como técnico do Tombense.
 

Campeonato Mineiro


O primeiro jogo do Mineiro de 2023 está agendado para 15h de sábado (21), quando o Athletic recebe o Tombense na Arena Unimed, em São João del-Rei, pela primeira rodada da fase de grupos.

O Estadual, contudo, segue oficialmente suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas há expectativas quanto ao início na data prevista após fim de imbróglio envolvendo Ipatinga e Betim no Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG).

Primeira rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro:


  • 21 de janeiro (sábado)

    15h - Athletic x Tombense
    16h30 - Atlético x Caldense
    19h - Patrocinense x Cruzeiro

  • 22 de janeiro (domingo)

    16h - Villa Nova x Ipatinga
    18h30 - Pouso Alegre x América

  • 23 de janeiro (segunda-feira)

    20h30 - Democrata-GV x Democrata-SL 

Compartilhe