2

América, Atlético ou Cruzeiro? Veja qual clube mais usou a base no Mineiro

Superesportes mostra média de idade, minutagem e quais jogadores tiveram mais oportunidades no profissional de Coelho, Galo e Raposa

07/03/2023 06:00 / atualizado em 06/03/2023 17:14
compartilhe
Arthur, Rubens e Ian Luccas são alguns dos jovens mais utilizados por América, Atlético e Cruzeiro
foto: Mourão Panda/América, Pedro Souza/Atlético e Staff Images, Cruzeiro

Arthur, Rubens e Ian Luccas são alguns dos jovens mais utilizados por América, Atlético e Cruzeiro

 
Utilizar a base sempre é um desafio para os principais clubes brasileiros. Além do aspecto técnico, promover atletas também pode significar um grande retorno financeiro. Mas em Minas Gerais, como América, Atlético e Cruzeiro têm conduzido esse processo no começo de 2023? Veja, a seguir, a utilização dos jogadores revelados por cada um dos clubes na primeira fase do Campeonato Mineiro.

Para analisar qual time mais usou a base, o Superesportes levou em consideração a minutagem total dos atletas somados. Vale ressaltar que, em alguns casos, os jogadores são mais velhos e/ou estão na segunda passagem pela equipe. Veja os números na galeria abaixo.
 

Atletas da base utilizados por América, Atlético e Cruzeiro na 1ª fase do Mineiro de 2023

 

'Líder' em minutagem


Entre os três citados, o Atlético é o que mais utilizou jogadores revelados na categoria de base, chegando a 1.384 minutos. No entanto, a média de idade desses jogadores é de 22,8 anos, sendo maior do que os dois rivais. 
 
O técnico Eduardo Coudet também conta com jogadores mais experientes, casos dos zagueiros Nathan e Jemerson. Entre os acionados, apenas o lateral-direito Vitor Gabriel, de 16 anos, foi promovido nesta temporada. Ele é o mais jovem a ter uma oportunidade entre o três clubes.

Ao todo, o Galo já relacionou sete jogadores formados na base. Além dos citados na galeria, estão os goleiros Matheus Mendes e Gabriel Delfim, e o atacante Cadu. O meia Calebe, titular no início de 2023, foi vendido ao Fortaleza. 

Jovens do Cruzeiro


O Cruzeiro vem logo na sequência, com um total de 1.103 minutos. A Raposa também conta com a menor média de idade entre os utilizados, com 19,5 anos, e tem o atleta mais acionado entre todos os três times.

Trata-se do volante Ian Luccas, de 19 anos, que participou das oito partidas da Raposa na primeira fase do Estadual.

Assim como Arthur no América, o lateral-esquerdo Kaiki e o atacante Stênio poderiam ter tido mai oportunidades, mas eles foram desfalques nos cinco primeiros jogos da equipe no estadual devido à convocação para defender a Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano. 

O Cruzeiro também é, ao lado do Coelho, o time que mais relacionou atletas da base, com um total de oito. Estiveram no banco de reservas da Raposa ao longo dos jogos o goleiro Rodrigo Bazilio, o zagueiro Pedrão, o meia Japa, e o atacante Denilson.

'Promoção' da base no América


Vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023, o América foi o mineiro com a melhor campanha no principal torneio de base do país. 

Com isso, foram promovidos sete jogadores: o goleiro Cássio, o zagueiro Júlio, os meio-campistas Breno e Mateus Henrique, e os atacantes Adyson, Luan Campos e Renato Marques. 

Ainda não foram 'convocados' para nenhuma partida os dois primeiros e o último desta lista. Cássio, inclusive, foi emprestado ao Náutico até o fim desta temporada

Adyson é o único que entrou em campo, com quatro jogos disputados. Além dele, completam a lista o goleiro reserva Jori, o lateral-direito Arthur, convocado para a Seleção Brasileira, e o meia Matheusinho, já mais experiente.

Destaque na Copinha de 2022, o meia Rodriguinho também foi relacionado, mas ainda não disputou nenhuma partida na atual temporada.

A base no Mineiro


Levando em consideração apenas jogadores abaixo de 21 anos e que estão na primeira passagem pelo clube, o Cruzeiro é o que mais utilizou a base em comparação com os rivais.

Nenhuma das equipes aproveitou o Mineiro para dar oportunidades a diversos jovens de uma só vez. Todos entraram em campo ao lado de atletas mais experientes.

Agora, com a disputa das semifinais, a tendência é que alguns destes jogadores tenham cada vez menos oportunidades. 

Líder geral, o Atlético enfrentará o Athletic no domingo, às 16h, no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei. América e Cruzeiro, primeiros colocados dos seus respectivos grupos, realizam o clássico no sábado, às 16h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Compartilhe