2

Palmeiras vai à sexta final de Libertadores; veja ranking dos brasileiros

Alviverde igualou ao rival São Paulo como a equipe brasileira que mais chegou à decisão da competição continental

29/09/2021 00:50 / atualizado em 29/09/2021 02:37
compartilhe
Palmeiras avançou à final ao empatar por 1 a 1 com o Atlético no Mineirão
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press

Palmeiras avançou à final ao empatar por 1 a 1 com o Atlético no Mineirão

 
O Palmeiras conseguiu um feito histórico ao empatar com o Atlético por 1 a 1 nesta terça-feira (28), no Mineirão, em Belo Horizonte, no duelo de volta da semifinal da Copa Libertadores. Com a classificação à final, o Verdão se igualou ao São Paulo como o clube brasileiro que mais chegou à decisão da principal competição continental: seis vezes.
 
 
Antes mesmo de a bola rolar no Gigante da Pampulha, o clube paulista já precisava de um triunfo por qualquer resultado ou empate com gols para ficar com a primeira vaga na finalíssima da Libertadores. E assim foi feito.
 
O Alviverde até saiu atrás no placar, aos 12 minutos do segundo tempo, mas conseguiu empatar aos 23’. O atacante Eduardo Vargas colocou o Atlético em vantagem, com uma bela cabeçada no ângulo. Porém, Dudu igualou o marcador após boa jogada de Gabriel Veron pela ponta esquerda.
 
O resultado só foi suficiente para o Verdão pelo fato de as equipes terem empatado por 0 a 0 no duelo de ida, na última terça-feira (21/9), no Allianz Parque, em São Paulo. Na Libertadores, os gols fora de casa são critério de desempate nos mata-matas.



Terceiro título?


O Palmeiras busca o terceiro título em sua sexta final. A primeira delas foi em 1961, quando o clube paulista enfrentou o Peñarol e ficou com o vice-campeonato. No duelo de ida, no estádio Centenário, em Montevidéu, a equipe uruguaia venceu por 1 a 0. Na partida de volta, no Pacaembu, em São Paulo, os times empataram por 1 a 1. Desde então, o Palmeiras acumulou mais dois vices: em 1968, para o Estudiantes, e em 2000, para o Boca Juniors.

A glória veio, enfim, na edição de 1999. Sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o Verdão derrotou o Deportivo Cali nos pênaltis por 4 a 3. O adversário havia vencido a partida de ida por 1 a 0, na Colômbia. Mas, no duelo de volta, no estádio Palestra Itália, o Palmeiras triunfou por 2 a 1 e forçou as penalidades.
 
O título mais recente do Palmeiras na Libertadores foi conquistado no ano passado, quando bateu o Santos por 1 a 0 na final disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro. O atacante Breno Lopes marcou, nos acréscimos, o gol do título palmeirense diante do rival.

Além de Palmeiras e Atlético, outros 11 clubes brasileiros conseguiram o feito de disputar uma final de Libertadores. Relembre no ranking abaixo:
 

Clubes brasileiros com mais finais de Libertadores:

 
1º - São Paulo (3 títulos) e Palmeiras (2 títulos) - 6 finais
2º - Grêmio (3 títulos), Santos (3 títulos) - 5 finais
3º - Cruzeiro (2 títulos) - 4 finais
4º - Internacional (2 títulos) - 3 finais
5º - Flamengo (2 títulos) - 2 finais
6º - Corinthians (1 título), Atlético, Fluminense, Athletico-PR e São Caetano - 1 final

Veja, na galeria abaixo, mais detalhes sobre as finais dos brasileiros:
 
 

Clubes brasileiros com mais títulos de Libertadores
 

1º - São Paulo ( 3 títulos , 6 finais), Grêmio ( 3 títulos , 5 finais) e Santos ( 3 títulos , 5 finais)

2º  - Palmeiras ( 2 títulos , 6 finais), Cruzeiro ( 2 títulos , 4 finais), Internacional ( 2 títulos , 3 finais), Flamengo ( 2 títulos , 2 finais)

3º - Vasco ( 1 título , 1 final), Corinthians ( 1 título , 1 final) e Atlético ( 1 título , 1 final)



Compartilhe