Santos
None

SÉRIE A

Sonhando com o título, Santos visita São Januário para encarar o embalado Vasco

Peixe quebrou longo jejum de vitórias ao vencer o CSA; Vasco derrotou o Atlético

postado em 05/10/2019 06:00 / atualizado em 05/10/2019 10:26

<i>(Foto: Ivan Storti/Santos FC)</i>

Aliviado após quebrar um jejum de vitórias ao bater o CSA no seu último compromisso, o Santos quer mostrar força para voltar a brigar pelo título do Campeonato Brasileiro. Para isso, precisa superar o Vasco neste sábado, às 17 horas, em São Januário, pela 23ª rodada.

O duelo tem importância dobrada pois antecede o clássico com o Palmeiras, rival direto na luta pelo título e atual vice-líder. A partida será na próxima quarta-feira, às 21h30, na Vila Belmiro. A ideia é engatar o segundo triunfo seguido para chegar com moral no clássico e não deixar o rival desgarrar na tabela.

"Estamos montando uma estratégia e temos de saber aproveitar um pouco desta empolgação e tentar fazer três pontos porque uma vitória nos deixa em uma condição um pouco melhor para jogar o clássico", disse o lateral-direito Victor Ferrraz. O capitão da equipe rebateu publicações de pessoas que ele chamou de "formadores de opinião" e negou que haja qualquer tipo de insatisfação do elenco com o técnico argentino Jorge Sampaoli.

No momento, o time da Vila Belmiro ocupa o terceiro lugar e soma 41 pontos, cinco a menos que o Palmeiras e a oito do líder Flamengo. A necessidade de voltar a emplacar uma sequência de resultados positivos também passa pela aproximação do Corinthians, que tem os mesmos 41 pontos e aparece no quarto lugar por ter menos vitórias.

"É um jogo difícil, um adversário que vem crescendo durante o campeonato, principalmente depois da chegada do Luxemburgo. É um time que corre bastante, que marca muito, essa é uma característica que eu vejo no Vasco", analisou Victor Ferraz, que garante que o Santos está firme na luta pelo título e confia na oscilação dos adversários. "É um campeonato em que todo mundo vai oscilar. O Palmeiras oscilou, o Flamengo também no começo e agora engrenou"

Sampaoli não poderá escalar o zagueiro Luiz Felipe, o meia Carlos Sánchez e o atacante Derlis González. O trio está lesionado e não viajou com a delegação ao Rio. O uruguaio Sánchez e o paraguaio González sentiram dores musculares na coxa direita no treinamento de quinta-feira e vão passar por exame de imagem para medir a gravidade das lesões.

Já Luiz Felipe sofreu entorse no tornozelo esquerdo no treino de quinta-feira e será reavaliado diariamente. Dos três, ele é o que menos tem atuado, mas seria uma opção para Sampaoli para o duelo, uma vez que Lucas Veríssimo está suspenso pelo acúmulo de cartões. Dessa maneira, Luan Peres briga por posição com o colombiano Felipe Aguilar para saber quem joga ao lado de Gustavo Henrique.

Em contrapartida, o atacante Marinho, que desfalcou a equipe na última rodada por estar suspenso, volta e fica à disposição de Sampaoli. Ele deve formar o trio de ataque com Soteldo e Eduardo Sasha. O jovem atacante Tailson, de 20 anos, que nunca atuou pelo profissional, tem agradado o treinador nas últimas atividades, e corre por fora por uma vaga entre os titulares.

Vasco da Gama

O Vasco tem 27 pontos e está na 13ª posição, ainda muito longe do G6, mas entre os clubes que participariam da próxima Copa Sul-Americana. A colocação, no entanto, não impede o elenco de sonhar com um lugar entre os seis primeiros, apesar do discurso cauteloso do técnico Vanderlei Luxemburgo, que sempre prega que a briga do time carioca no torneio é para não cair.

"Nossa maior missão é sair da 'zona da confusão', mas sem deixar de pensar nunca de olhar para cima. Podemos alcançar coisas boas se tivermos empenho, união e trabalho", considerou Marcos Júnior, autor gol do triunfo de virada sobre o Atlético-MG  

O volante deve voltar ao onze inicial, já que Raul está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele, portanto, deve formar a trinca de volantes com Richard e Andrey. Na frente, é provável que Rossi, outro destaque da última vitória vascaína, também volte a ser escalado entre os 11. 

Desfalques no último jogo por pertencerem ao Atlético-MG, o lateral-esquerdo Danilo Barcelos e o atacante Clayton estão à disposição de Luxemburgo. Contratação de peso, o colombiano Fredy Guarín está regularizado, mas ainda não tem condições físicas de estrear. 

Quem também busca aprimorar a parte física é Ramon. O lateral está recuperado de lesão no joelho esquerdo que o tirou de ação desde novembro do ano passado e trabalha para recuperar o ritmo de jogo ideal. É possível que seja relacionado em breve


Tags: santossp vascorj seriea futnacional