2

Santos: novo 'Menino da Vila' já recusou Flamengo e sonha em repetir Neymar

Atacante de 17 anos viu a vida se transformar nas últimas semanas: conheceu o craque do PSG, foi titular e disse não ao clube carioca

08/05/2023 06:00 / atualizado em 07/05/2023 19:40
compartilhe

Deivid é uma das opções do técnico Odair Hellmann para as ausências de Marcos Leonardo
foto: Raul Baretta/Santos FC

Deivid é uma das opções do técnico Odair Hellmann para as ausências de Marcos Leonardo

Na esteira de Neymar, Gabigol, Rodrygo e outros, o Santos tem em seu elenco profissional mais uma joia formada em suas categorias de base. De contrato renovado por mais três temporadas, o jovem atacante Deivid, de 17 anos, tem visto a sua vida se transformar.

 

Nas últimas semanas, por exemplo, o 'Menino da Vila' recusou uma proposta do Flamengo, realizou o sonho de conhecer o ídolo Neymar e foi titular da equipe principal contra o Newell's Old Boys.

Natural de Itumbiara, em Goiás, Deivid desembarcou na Vila Belmiro em junho de 2016 para atuar na equipe sub-11 do peixe. Os quase sete anos de clube fizeram o garoto se apaixonar pelo time, pela torcida e pela cidade.

Grato, Deivid enche o peito para dizer:

 - Eu quero fazer do Santos campeão de novo - afirma ele em entrevista ao Superesportes.

Deivid não gostava de ser centroavante


Para realizar esse sonho, Deivid se espelha desde a infância em Neymar. Com o desejo de repetir aquilo que o ídolo faz em campo, o Menino da Vila costuma, ainda hoje, assistir vídeos do jogador do Paris Saint-Germain (PSG) e da seleção brasileira na internet.

Por isso, quem vê Deivid completamente à vontade como centroavante não imagina que fazer essa função já foi um pesadelo na sua vida.

Deivid chegou à Vila Belmiro em 2016 para atuar na equipe sub-11 do Santos
foto: Arquivo Pessoal/Deivid

Deivid chegou à Vila Belmiro em 2016 para atuar na equipe sub-11 do Santos



Quando criança, o garoto jogava pelos lados do campo como ponta direita ou esquerda. Ao ser deslocado para o centro do ataque, Deivid não segurava as lágrimas.

- Sempre atuava como ponta direita. Mas quando era relacionado para uma categoria acima da minha, acontecia dos treinadores me escalarem como centroavante. Eu não gostava. E como era criança, eu chegava a chorar. Eu queria ser igual ao Neymar - comenta Deivid.

Isso só mudou quando o faro de artilheiro despertou no Menino da Vila.

- Por estar acostumado pelos lados do campo, eu naturalmente saio da área para buscar o jogo. Não sou um centroavante que fica parado esperando a bola. Gosto de flutuar. E os anos em que joguei como ponta me ajudaram muito nessa posição. Depois que comecei a fazer gols tudo foi ficando melhor. Parei de chorar e comecei a sorrir (risos) - brinca o jovem.

Encontro com Neymar


Dias depois de recusar a consulta do Flamengo por meio do seu empresário, o garoto viu a sua escolha ser recompensada. Ele conheceu, de forma inesperada, o ídolo.

No último dia 20, Neymar esteve na Vila Belmiro para assistir ao empate por 0 a 0 entre Santos e Audax Italiano, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Durante o jogo, ainda no banco de reservas, Deivid soube que Neymar estava em um dos camarotes do estádio. Ao fim da partida, ele viu o ídolo aparecer no vestiário santista.

- Eu estava sentado e escutei alguém falar que o Neymar nos visitaria. Não acreditei. Perguntei para o (Lucas) Pires: 'Cara, o Neymar vai vir aqui. O que eu faço?' Fiquei muito sem jeito. Eu estava até tremendo - recorda o jogador.

Durante a visita de Neymar à Vila Belmiro, no mês passado, Deivid realizou o sonho de conhecer o ídolo
foto: Arquivo Pessoal/Deivid

Durante a visita de Neymar à Vila Belmiro, no mês passado, Deivid realizou o sonho de conhecer o ídolo



- Percebi que estava com a camisa suada do jogo e não podia encontrar o Neymar daquele jeito. Troquei de camisa na mesma hora. Passei um perfume e ele apareceu. O tempo parou. Só fiquei admirando. Ele veio, me cumprimentou e eu sem acreditar no que estava vivendo. Tiramos uma foto e pedi para ele assinar a minha camisa -, acrescenta o garoto, que dormiu com a camisa autografada naquele dia e a mantém exposta como um troféu em um cabide no seu quarto.

- Essa eu vou enquadrar - completa.

Como Deivid chegou ao CT Rei Pelé


Antes de realizar o sonho de conhecer o ídolo, Deivid contou com todo o apoio dos pais. Apaixonado por futebol por influência da mãe, que sempre jogou futsal com as amigas, a joia santista deu os primeiros chutes na bola em um lugar de Itumbiara com nome representativo para o torcedor do peixe: Escolinha de Futebol Rei Pelé.

Em 2013, quando estava com oito anos, Deivid foi aprovado em um período de avaliações feitas pelo Grêmio e a família precisou mudar para a capital gaúcha.

- Acontece que era uma cidade completamente diferente. Sou mecânico de máquina agrícola. Não existe mercado de trabalho em Porto Alegre para a minha profissão. Ficamos pensando por dois meses e decidimos que ele, a mãe e a irmã iriam e eu continuaria trabalhando em Itumbiara - lembra o pai.

Deivid comemora um título ao lado da família quando atuava na Escolinha Rei Pelé, em Itumbiara
foto: Arquivo Pessoal/Deivid

Deivid comemora um título ao lado da família quando atuava na Escolinha Rei Pelé, em Itumbiara



A distância da família pesou e Francisco não pensou duas vezes.

- Vendi a casa e tudo que tínhamos em Itumbiara e fui para Porto Alegre também. Passamos dois anos e meio vivendo praticamente com esse dinheiro e com os serviços esporádicos que eu fazia. Mas tudo começou a ficar muito difícil financeiramente. Decidimos pedir a dispensa do Grêmio e voltar para a nossa cidade - comenta Francisco.

Santos surge na vida de Devid

Sem vínculos com o clube gaúcho, o garoto passou por um novo período de avaliações entre os meninos da Vila e assim como ocorreu no tricolor gaúcho não demorou para chamar a atenção dos representantes alvinegros.

 

  


Quase sempre atuando em categorias acima da sua, Deivid passou por todos os times de base do peixe a partir do sub-11. Promissor, ele teve parte da sua trajetória na Vila detalhada em documentário produzido pela Fifa.

 

Em 2022, o garoto começou a receber oportunidades no time sub-20 e fez parte do elenco que conquistou o Campeonato Paulista da categoria.

Titular da equipe que disputou a última Copa São Paulo, Deivid chamou a atenção de Odair Hellmann no CT Rei Pelé e o promoveu para ser uma das opções para o ataque nesta temporada.

Menino da Vila melhor do mundo?


Sonhador, além de recolocar o Santos no caminho dos títulos, Deivid tem grandes objetivos para a sequência da sua carreira.

- Quero disputar algumas Copas do Mundo pela seleção brasileira, sonho em um dia atuar por um grande clube da Europa e receber o prêmio de melhor jogador do mundo. Sei que é difícil, mas vou trabalhar muito por tudo isso - finaliza a joia.

As primeiras impressões deixadas pelo Menino da Vila animaram a torcida santista.

Deivid foi titular na derrota do Santos para o Newell's Old Boys, pela Copa Sul-Americana
foto: Raul Baretta/Santos FC

Deivid foi titular na derrota do Santos para o Newell's Old Boys, pela Copa Sul-Americana



Na última terça-feira (2), Deivid foi titular na derrota por 1 a 0 para o Newell's Old Boy, em Rosário, pela Copa Sul-Americana e correspondeu. Aliás, por muito pouco o jovem não marcou um golaço diante dos argentinos.
Compartilhe