2

Hernanes, ídolo do São Paulo, anuncia aposentadoria como jogador de futebol

O 'Profeta', de 36 anos, atuou por sete clubes, fez 682 jogos oficiais como profissional e marcou 121 gols

02/05/2022 12:28 / atualizado em 02/05/2022 12:35
compartilhe
Hernanes é o quinto maior artilheiro do São Paulo no século XXI
foto: Divulgação/São Paulo

Hernanes é o quinto maior artilheiro do São Paulo no século XXI


O meia Hernanes, ídolo do São Paulo e com recente passagem pelo Sport, anunciou sua aposentadoria do futebol nesta segunda-feira. Em evento realizado no Raça Steakhouse, restaurante na parte inferior do Morumbi, o Profeta, de 36 anos, acabou com os mistérios sobre seu futuro e especulações.



O último contrato assinado de Hernanes foi com o Sport. No fim da última temporada, ele não renovou sua assinatura com o clube e, desde então, deixou que as informações sobre seu nome corressem no mercado de transferências.

Em quase 18 anos de carreira, o atleta atuou por sete clubes, fez 682 jogos oficiais como profissional e marcou 121 gols

Trajetória no futebol


Tudo começou quando Hernanes tinha 13 anos de idade, no Unibol FC, equipe de Recife, sua cidade natal. Antes, o garoto só havia se aventurado no futsal, jogando pelo Náutico e Santa Cruz.

São Paulo


Dois anos depois, um sonho se tornou realidade. O jogador fez um teste no São Paulo e foi aprovado, iniciando sua carreira na base do clube. Após ser emprestado para o Santo André, retornou ao Tricolor para se tornar ídolo.

O meia vestiu a camisa do clube em 330 jogos e marcou 56 gols, além de erguer três títulos: os Campeonatos Brasileiros de 2007 e 2008, além do Campeonato Paulista de 2021. Também foi figura importante em 2017, quando ajudou o time a escapar do rebaixamento.

Hernanes é o quinto maior artilheiro do São Paulo no século XXI. A frente dele, estão Luis Fabiano (212), Rogério Ceni (112), França (69) e Dagoberto (61).

Exterior e retorno ao Brasil


O Profeta ainda acumulou passagens pela Lazio, Inter de Milão, Juventus e Hebei, da China. No exterior, conquistou duas Copas da Itália e um Campeonato Italiano.

Após passar o ano de 2018 em território asiático, no término daquele ano, o São Paulo o comprou em definitivo com contrato válido por três temporadas. Em agosto de 2021, o jogador entrou em acordo com a diretoria tricolor para deixar o clube e assinou sua rescisão.

Foi então que retornou a Recife, para defender o Sport. No total, Hernanes fez 17 jogos com a camisa do rubro-negro, todos pelo Brasileiro.

Seleção Brasileira


A primeira convocação do atleta aconteceu em fevereiro de 2008, para o amistoso contra a Irlanda. Ele estreou em campo com a amarelinha em 26 de março do mesmo ano.

Com a Canarinho, soma o pódio mais alto na Copa das Confederações, triunfo de 2013. Em 2008, nas Olimpíadas, e em 2014, na Copa do Mundo, o Profeta também foi convocado.

Compartilhe