2

Por que São Paulo tem motivos para crer no fim do tabu contra o Corinthians

Tricolor desafia histórico de nunca ter vencido o Corinthians em clássicos na Neo Química Arena neste domingo (14)

14/05/2023 06:00 / atualizado em 14/05/2023 02:30
compartilhe
São Paulo desafia tabu de nunca ter vencido em Itaquera
foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

São Paulo desafia tabu de nunca ter vencido em Itaquera

 
O São Paulo desafia o tabu de nunca ter vencido o Corinthians na Neo Química Arena neste domingo (14), às 16h (horários de Brasília), pela sexta rodada do Brasileirão. São 16 clássicos e quase nove anos de um jejum, com um total de dez derrotas e seis empates em Itaquera.

Mas essa marca tão ingrata para o time tricolor parece estar perto de chegar ao fim. Ou ao menos, o são-paulinos têm motivos para acreditar que, enfim, chegou a hora de vencer o Corinthians na Arena, como o Superesportes relata abaixo.

Maior invencibilidade em 11 meses

O momento joga a favor do São Paulo. A equipe defende neste domingo a maior invencibilidade em 11 meses. O Tricolor não perde há sete jogos, seis deles sob o comando de Dorival Júnior. O técnico está invicto no cargo, com três vitórias e três empates.

A última vez que o São Paulo viveu uma sequência tão longa sem perder foi entre abril e junho de 2022. Na época, foram 15 jogos de invencibilidade sob o comando de Rogério Ceni.

São Paulo tem a melhor defesa da Série A

 

Se Dorival tem um ambiente favorável para fazer o São Paulo evoluir, muito se deve ao sistema defensivo. A equipe sofreu apenas um gol em seis jogos com o técnico. Arboleda e Lucas Beraldo viraram titulares absolutos.

Mas Rafael é quem surge como pilar da defesa, a melhor entre os 20 times da Série A em 2023. O goleiro atuou em todos as partidas da temporada. São apenas 13 gols em 23 jogos - uma média de 0,56 gol por jogo.
 
 

Corinthians vive crise


O momento conturbado do Corinthians também "ajuda" o São Paulo. A equipe vem de uma derrota por 3 a 0 para o Botafogo, na última rodada, e ainda não venceu sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. 

Após duas trocas seguidas de técnico, o rival vive uma turbulência que pode virar crise geral em caso de quebra de tabu. Até porque, são quatro jogos sem vencer, com um empate e três derrotas. 

Dorival "carrasco"

 

 

Dorival Júnior tem um retrospecto negativo em clássicos pelo São Paulo. Em sua primeira passagem, entre 2017 e 2018, ele conquistou apenas uma vitória em seis duelos com os rivais paulistas - foram quatro derrotas e mais um empate.

Mas a história recente do técnico contra o Corinthians anima, com duas vitórias em duelos de mata-mata. No ano passado, pelo Flamengo, Dorival foi campeão da Copa do Brasil após bater o time paulista nos pênaltis na final. E também o eliminou na campanha até o título da Libertadores.

São Paulo vem batendo na trave


O retrospecto geral é péssimo. Mas o São Paulo até que tem dado amostras de que está perto de encerrar o tabu em clássicos recentes em Itaquera.

A equipe sustenta três empates seguidos na Neo Química Arena. No último clássico, chegou a abrir o placar com Calleri, mas cedeu o 1 a 1 já no final da segunda etapa, com gol de Adson.


FICHA TÉCNICA


CORINTHIANS x SÃO PAULO

Data do jogo: 14 de maio de 2023, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Competição: Campeonato Brasileiro, sexta rodada
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa-RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Michael Correia (ambos do RJ)
VAR: Wagner Reway (VAR-Fifa, PB)
 
Corinthians provável: Cássio; Fagner, Murillo, Gil e Fábio Santos (Matheus Bidu); Roni, Fausto Vera e Matheus Araújo; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Luxemburgo.

São Paulo provável: Rafael, Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Luan (Michel Araújo ou Wellington Rato), Pablo Maia, Gabriel Neves e Alisson; Luciano e Calleri. Técnico: Dorival Jr. 

Compartilhe