2

São Paulo: Luciano cresce e já fez mais gols com Dorival do que com Ceni

Camisa 10 vira vice-artilheiro do São Paulo na temporada após marcar na vitória sobre o Sport pela Copa do Brasil

18/05/2023 10:00 / atualizado em 18/05/2023 00:57
compartilhe
Luciano cresce de rendimento sob o comando de Dorival Júnior
foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Luciano cresce de rendimento sob o comando de Dorival Júnior

 
 
Luciano saiu do banco de reservas para abrir o placar da vitória do São Paulo por 2 a 0 sobre o Sport, na última quarta-feira (17), na Ilha do Retiro, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Um gol que o alçou a vice-artilheiro do elenco e virou prova de como ele cresceu sob o comando de Dorival Júnior em 2023.
 
O camisa 10 marcou três vezes em oito jogos com o treinador até aqui. Já são mais gols do que os dois que ele anotou em 16 jogos no ano com Ceni – ou seja, o dobro de partidas para menos gols.
 
– Encaminhar a classificação (é o mais importante). Mesmo quando não estou fazendo gols, tento ajudar meus companheiros. Se eu estiver fazendo gol ou não, tenho que ajudar meus companheiros – disse o atacante após a vitória na Ilha do Retiro.
 
 
Os três gols em oito jogos contrastam com o momento anterior vivido pelo atacante. Luciano chegou a completar três meses com apenas um gol marcado entre fevereiro e maio. 
 
 
O crescimento tem a ver também com uma mudança tática. Luciano costumava atuar como meia sob o comando de Ceni. Com Dorival, ele até fez algumas partidas como centroavante, na referência do ataque. Mas o técnico já disse que pretende utilizá-lo como segundo atacante. 
 
– O Luciano é um segundo atacante. É onde ele gosta de jogar. Não quer dizer que não possa executar função de meia também chegando. Tem qualidade e capacidade para isso – disse Dorival, após a estreia no comando do São Paulo, com vitória sobre o América-MG. 

São Paulo: Luciano em 2023

Com Dorival: 3 gols em  8 jogos - média de 0,37 gol/jogo
Com Ceni: 2 gols em 16 jogos - média de 0,12 gol/jogo
 
O gol sobre o Sport foi especial para Luciano por um outro motivo. O atacante chegou a 57 gols marcados em 160 jogos pelo São Paulo e ultrapassou Hernanes para virar o quinto maior artilheiro do clube no século 21.
 
Ele chegou a cinco gols marcados na temporada. É o vice-artilheiro do elenco, atrás apenas de Galoppo, com oito. 
 
  
 
Com a vitória, o São Paulo pode até perder por um gol de diferença no jogo da volta, no Morumbi, que ainda assim garante a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O duelo está marcado para 1º de junho, às 19h30 (horário de Brasília).
 
Antes, o foco é no Brasileirão. O Tricolor volta a campo no sábado (20), às 18h30, quando enfrenta o Vasco no Morumbi, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. 

Compartilhe