2

Dorival revoluciona ambiente e rotina do São Paulo um mês após Ceni sair

Invicto, técnico completa um mês de trabalho pelo tricolor e deixa dia a dia de trabalhos mais leve no clube; saiba os bastidores

22/05/2023 06:00 / atualizado em 21/05/2023 22:47
compartilhe
Dorival Júnior após jogo do São Paulo no Morumbi
foto: Agif/Icon Sports

Dorival Júnior após jogo do São Paulo no Morumbi

Dorival Júnior completou um mês de São Paulo no último domingo (21) ainda invicto após nove jogos no comando da equipe. A invencibilidade salta aos olhos e é resultado de um técnico que mudou tudo – ou quase – em 30 dias: da rotina dos jogadores ao ambiente interno no clube.

Dorival chegou com o discurso de dar sequência ao trabalho de seu antecessor, Rogério Ceni. Fazia sentido para quem assumia um time em turbulência no meio da temporada e com um calendário que previa nove jogos no primeiro mês de trabalho, sendo seis deles fora de casa. 

Nestes 31 dias, o técnico e o elenco passaram mais tempo dentro de aviões ou ônibus em deslocamentos do que em campo. E mesmo assim, Dorival conseguiu dar seu toque ao time e alterar o o dia a dia do clube.

Dorival Júnior pelo São Paulo

  • 9 jogos
  • 5 vitórias
  • 4 empates
  • 0 derrota
  • 14 gols feitos
  • 4 gols sofridos
  • 70,3% de aproveitamento 


Ambiente fica mais leve com Dorival


O Superesportes ouviu de mais de uma fonte a mesma frase: a principal mudança no São Paulo desde a chegada de Dorival é no ambiente do clube. Até pela diferença de personalidades entre os dois treinadores.
 
Os relatos são de que o dia a dia de trabalhos ficou mais "leve" desde a mudança de comando, seja para atletas ou para os demais funcionários do departamento de futebol. Uma fonte consultada revelou que Ceni chegava até a se incomodar com risos que ouvia no vestiário em alguns momentos.

O elenco de maneira geral nutre carinho por Rogério Ceni. Foram muitas postagens de agradecimento ao técnico após a saída. Mas algumas cobranças mais ríspidas criaram desgaste na reta final de trabalho. Um exemplo disso é o atrito entre o técnico e o atacante Marcos Paulo. Episódio em que quase chegaram às vias de fato e que não pegou bem no grupo.

A maneira com que Ceni lidava com alguns erros durante as partidas minou a confiança de alguns jogadores. Algo que Dorival conseguiu reverter desde que chegou.
 
 

Um vídeo de bastidores divulgado pelo São Paulo na última quinta-feira (18) mostra bem a maneira com que o treinador lida com o elenco e passa confiança aos atletas. As imagens registram uma conversa do treinador com os jogadores ao final do treino no CT da Barra Funda da terça-feira, véspera do jogo contra o Sport, na Ilha do Retiro, pela Copa do Brasil. E Dorival diz o seguinte:

– Dependemos muito da entrega de vocês. Vocês podem ser o diferencial no jogo. Vocês podem fazer a diferença na partida.

Com Dorival, o foco total é em ter os jogadores como protagonistas. E a preleção deu certo. Um dia depois, o São Paulo venceu o Sport por 2 a 0 fora de casa e encaminhou a vaga nas quartas de final da competição.

Modelo de jogo agrada jogadores


Como prometido na entrevista coletiva de apresentação, Dorival aproveitou, sim, um legado de Ceni: a solidez defensiva. O treinador sustenta a sua invencibilidade a partir do bom momento da defesa, algo que vem desde o trabalho anterior.

O São Paulo sofria poucos gols com Ceni e segue sofrendo poucos gols com Dorival. Mas os relatos são de que os jogadores gostaram das mudanças propostas por Dorival na fase ofensiva.
 
Jogadores aprovam modelo de jogo de Dorival
foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Jogadores aprovam modelo de jogo de Dorival

 

Com a defesa ajustada, Dorival passou a implementar um estilo de jogo mais "técnico", com mais passes e aproximações. O São Paulo fica mais tempo com a bola e tenta valorizar a posse. O treinador já disse em entrevistas que ainda precisa ajustar a mecânica ofensiva: ter mais jogadores fazendo infiltrações quando Calleri trabalha como pivô.

Mas não deixa de ser uma mudança em relação ao trabalho de Ceni. O antigo treinador também tem um estilo de vocação ofensiva. Mas muito mais de força e agressividade, por vezes até atuando com dois volantes e quatro atacantes, sem meias de criação.

Técnico muda até rotina em viagens


 
Dorival também mudou a rotina de treinamentos do clube, especialmente em viagens. Uma alteração "forçada" pelo calendário pesado para otimizar ao máximo o tempo de recuperação e também de preparação dos atletas.

Nos jogos fora com o treinador, a delegação passou a treinar nas cidades um dia após a partida e antes do retorno a São Paulo. Foi assim tanto em Fortaleza, quanto no Recife em jogos recentes.

O planejamento prioriza o descanso e o sono de quem atuou nos jogos. Há também controle maior de alimentação. Os titulares costumam ser liberados do treino do dia seguinte e podem até dormir até mais tarde. Quem não entrou em campo, treina normalmente.
 
 

Com Rogério Ceni, a delegação costumava voltar na mesma noite da partida. E por vezes, fazia os deslocamentos durante a madrugada.

O retrospecto de Dorival respalda a mudança de metodologia. Com o treinador, o São Paulo está invicto após nove jogos.

O Tricolor enfrenta o Puerto Cabello (VEN) nesta terça-feira (23), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Misael Delgado, em Valência (VEN), pela quarta rodada do Grupo D da Sul-Americana.

Compartilhe