2

Pato no São Paulo: estreia, contrato e como Dorival pretende escalá-lo

Esta é a terceira vez que o Alexandre Pato vai defender a camisa do São Paulo. Nas duas primeiras, o atacante marcou 47 gols.

27/05/2023 08:00 / atualizado em 26/05/2023 23:35
compartilhe

Pato chega ao São Paulo para a sua terceira passagem
foto: Divulgação

Pato chega ao São Paulo para a sua terceira passagem

 De volta ao São Paulo depois de dois anos e meio, Alexandre Pato e a torcida agora vivem a expectativa de quando o jogador poderá reestrear pelo tricolor. Desde fevereiro o atacante utiliza as instalações do clube para se recuperar da cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho direito, sofrida em setembro do ano passado. Depois de alguns meses se recuperando, a pergunta que fica é: quando Pato vai poder fazer a sua reestreia pelo São Paulo? O Superesportes apurou as informações sobre o retorno.

 

+ Veja a classificação atualizada do Brasileirão 

  

A lesão no ligamento do joelho direito sofrida pelo jogador fez Alexandre Pato ficar afastado dos gramados por 7 meses. A última vez que esteve em campo em um jogo oficial foi no dia 13 de agosto de 2022, ainda pelo Orlando City, contra o New York Red Bulls. 
 
Jogador se machucou enquanto jogava pelo Orlando City
foto: Icon Sports

Jogador se machucou enquanto jogava pelo Orlando City

 

No último mês, Alexandre Pato entrou na fase final de recuperação, mas ainda não deu início aos treinos em campo com o elenco. O Superesportes apurou que o retorno do jogador às atividades com bola deve acontecer nas próximas duas semanas. Isso porque a preocupação da diretoria do São Paulo é que o jogador de 33 anos esteja totalmente recuperado antes de iniciar qualquer trabalho, e por isso preparou um esquema especial de treinos para o atacante, minimizando ao máximo os riscos de uma nova lesão.

Contrato até dezembro de 2023 


O contrato de Pato com o time paulista vai até dezembro de 2023, com cláusulas de produtividade. Ou seja: caso o atacante atinja um número mínimo de jogos, abre a possibilidade de renovação para o próximo ano. O Superesportes ainda apurou que há no contrato do jogador algumas metas que, se atingidas, podem aumentar a remuneração.

Como Dorival pretende escalá-lo


Ainda não se sabe como o técnico Dorival Júnior deve utilizar Pato quando o jogador estiver disponível, mas o torcedor vê com bons olhos e já imagina uma parceria do brasileiro com Calleri.

O problema, no entanto, fica por conta de onde Dorival poderia encaixar a nova contratação no ataque. No Orlando City, Pato atuou diversas vezes como um atacante mais recuado, atrás do centroavante, uma função um pouco diferente da que o torcedor se acostumou a ver o jogador.

Quando será a estreia?


Embora a janela de transferência entre clubes ainda esteja fechada, o jogador pode ser inscrito pelo São Paulo no Brasileirão, já que o atacante estava sem clube desde a lesão sofrida e não chegou ao time do Morumbi através de uma transferência. Quando tiver o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, Pato dependerá apenas do cronograma feito pelo departamento médico do São Paulo para voltar a jogar.

Além do Brasileirão, o São Paulo ainda disputa outras duas competições: Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. O regulamento da competição internacional diz que os times só podem inscrever novos jogadores para a fase de mata-mata. Portanto, mesmo que já estivesse em condições de jogo, Pato só poderia atuar pelo São Paulo na Sul-Americana na segunda metade de julho, quando inicia as oitavas de final. O São Paulo é o líder do grupo D, com 10 pontos.

Já na Copa do Brasil, o São Paulo tem até o dia 8 de agosto para inscrever o atacante se quiser utilizá-lo ainda nesta edição. Segundo o regulamento, não há limites de quantos jogadores cada time pode inscrever. O time, inclusive, pode garantir a vaga nas quartas de final já na próxima quinta-feira, (01/06), contra o Sport, além de poder perder por até um gol que ainda ficará com a vaga, já que venceu o time pernambucano por 2 a 0, na Ilha do Retiro, na ida.

O gol histórico e os números de Pato no São Paulo


Nas duas passagens anteriores pelo pelo São Paulo - de 2014 a 2015, e de 2019 a 2020 -, Pato fez 47 gols em 136 jogos. Mas há uma diferença de rendimento entre elas.

A primeira vez que Alexandre Pato vestiu a camisa do São Paulo como jogador foi em fevereiro de 2015. O jogador chegou ao clube do Morumbi vindo do Corinthians, em uma troca que envolveu o meia Jadson. Ao todo, foram dois anos de empréstimo.

Foi justamente nesse período que Alexandre Pato teve o seu melhor momento com a camisa do São Paulo e caiu nas graças do torcedor. Em 101 jogos disputados, balançou as redes 38 vezes e deu 16 assistências. Uma média de 0,37.

Ainda em 2005, Pato entrou para a história do São Paulo ao marcar o gol número 3000 do time jogando no Morumbi, na vitória contra o Vasco por 3 a 0. Naquele ano, o jogador terminou a temporada com 26 gols, a maior marca de um jogador do time desde Luis Fabiano em 2012. Apenas Calleri, em 2022, fez mais gols do que Pato em uma mesma temporada nos últimos 8 anos.

  • Jogos disputados: 101
  • Gols marcados: 38
  • Assistências: 16
  • Média de gols: 0,37

Após sair do São Paulo, em 2015, o brasileiro voltou ao Corinthians, que o emprestou para o Chelsea. Depois do clube inglês, Pato ainda jogou no Villarreal e no Tianjin Tianhai (Japão), antes de voltar ao time do Morumbi, em 27 de março de 2019.

Diferente da primeira vez em que esteve no São Paulo, as atuações do atacante não agradaram e seus números não convenceram. Foram 35 jogos disputados, 30 como titular e apenas nove gols. Uma média de 0,26 gols.

  • Jogos disputados: 35
  • Gols marcados: 9
  • Assistências: 2
  • Média de gols: 0,26
 
Agora em 2023, a torcida vive a expectativa de ver pela primeira vez os dois jogadores que mais marcaram gols com a camisa do São Paulo na última década, Calleri e Alexandre Pato.
 

Compartilhe