2

São Paulo: data de estreia e tudo o que você precisa saber sobre Pato

Atacante anunciado como reforço há quase um mês segue rotina de treinos para aprimorar forma física

19/06/2023 06:00 / atualizado em 18/06/2023 20:02
compartilhe
Alexandre Pato está perto de fazer a estreia pelo São Paulo
foto: Divulgação

Alexandre Pato está perto de fazer a estreia pelo São Paulo

 
Quando Alexandre Pato irá estrear pelo São Paulo? Qual a condição física dele? E em que posição Dorival Júnior pretende escalar o atacante?
 
Essas são algumas das muitas perguntas que os são-paulinos se fazem sobre Pato, com muita expectativa de vê-lo novamente em campo pelo clube. Abaixo, a reportagem do Superesportes tira (quase) todas as dúvidas sobre a situação de Pato no São Paulo.
 

Pato tem data para estrear?


O São Paulo evita estipular uma data exata para a estreia do atacante. Mas a expectativa é de que ele esteja à disposição de Dorival Júnior nos primeiros jogos após a pausa no calendário para os compromissos das seleções.

Há, inclusive, chance de que Pato seja relacionado já para a partida contra o Athletico, na próxima quarta-feira (21), às 19h (horário de Brasília), no Morumbi, pela 11ª rodada do Brasileirão. Antes da pausa para a data Fifa, isso era praticamente uma certeza.

Mas o jogador ainda passará por avaliações nos dois trabalhos da semana antes da partida. O prazo inicial, dado assim que Pato foi anunciado, era de 25 a 30 dias de trabalho. Este período "fecha" no próximo dia 26.
 
 
 

Pato pode atuar no Brasileirão?


Sim. Como estava livre no mercado, Alexandre Pato já foi inscrito tanto no Brasileirão quanto na Copa do Brasil. O nome dele já foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF como reforço do Sâo Paulo.
 
O regulamento da Copa Sul-Americana é diferente. Ele só poderá ser inscrito pelo São Paulo a partir da próxima fase da competição. O Tricolor tem a vaga nas oitavas de final encaminhada. 

Qual é a condição física dele?


Pato trabalha normalmente com os demais companheiros de elenco desde que foi oficializado como reforço. Mas a sua situação ainda demanda cautela de parte da comissão técnica e também da preparação física.

Como ele não atua desde agosto do ano passado e ficou longos meses sem fazer trabalhos em campo, há cuidado para não atropelar etapas na recuperação. Especialmente para evitar novas lesões. Neste momento, Pato ainda trabalha para readquirir forma física mais próxima do ideal.
 
 

Quanto tempo ele aguenta atuar?


O São Paulo entende que ainda é muito cedo para estipular qual será a minutagem para o primeiro jogo dele. Esta estimativa partirá da resposta que o jogador entregar no dia a dia de trabalhos.

Quando foi a última vez que Pato atuou?


Alexandre Pato não atua desde 13 de agosto de 2022. O atacante permaneceu em campo por 45 minutos e saiu lesionado da vitória por 1 a 0 do Orlando City (EUA) sobre o New York Red Bulls (EUA), pela MLS.

Qual foi a lesão que Pato sofreu?


Pato rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e passou por cirurgia de reconstrução do local. Trata-se de uma lesão grave, com tempo de recuperação de ao menos seis meses. 

Atualmente, jogadores com este tipo de problema costumam ficar oito meses entre tratamento e recondicionamento, e o prazo pode até superar um ano em alguns casos. 
 

Onde Dorival pretende escalar Pato?


O treinador pretende usar Pato como segundo atacante. E isso não significa necessariamente que o agora camisa 12 irá brigar por posição com Luciano.

Dorival não descarta escalar o trio Pato, Luciano e Calleri no ataque. Mas para isso acontecer, ele impõe uma condição: todos têm que correr e participar do jogo também sem a bola.

Tempo de contrato e salário


Pato assinou vínculo com o São Paulo até o fim do ano. O contrato com o atleta tem cláusulas de produtividade e gatilhos que serão ativados caso ele cumpra as metas estabelecidas. Os vencimentos são considerados baixos e dentro da realidade financeira do clube.

Por que Pato não foi contratado antes?


Pato rescindiu o contrato com o Orlando City após sofrer a grave lesão no joelho direito. Livre no mercado e morando em São Paulo, ele passou a tratar do problema nas dependências do CT da Barra Funda em fevereiro, ainda com Rogério Ceni no comando da equipe.

Foi o início do namoro. À medida que a recuperação avançou, diretoria e jogador passaram a cogitar a possibilidade de um retorno para a terceira passagem.

Mas tudo isso só avançou a partir da saída de Rogério Ceni, em abril. O técnico anterior era reticente com a contratação. Com o aval de Dorival, as conversas evoluíram até Pato virar reforço do clube, com anúncio em 26 de maio.


Compartilhe