2

Torcida do Vasco faz protesto violento em São Januário; clube se posiciona

Após derrota para o Flamengo, torcedores do Vasco soltaram fogos de artifício e arremessaram pedras em São Januário

06/06/2023 00:21
compartilhe
Protesto aconteceu no portão principal de São Januário
foto: Daniel Ramalho/Vasco

Protesto aconteceu no portão principal de São Januário


 
O clima ficou tenso no Vasco após a goleada sofrida para o Flamengo, na noite desta segunda-feira. Após a partida, um grupo de torcedores protestou e tentou invadir São Januário. Os vascaínos soltaram fogos de artifício, rojões e jogaram pedras e garrafas na fachada e no portão principal do do estádio.

De acordo com relatos de testemunhas, parte da torcida que começou a deixar o Maracanã ainda com a bola rolando, quando o Flamengo fazia 4 a 0 - a partida terminou 4 a 1 -, foi em direção a São Januário. Os torcedores teriam tentado invadir o estádio, quando foram dispersados pela Polícia Militar. 

Vale ressaltar São Januário pertence a "associação" Vasco da Gama. A SAF do clube paga para utilizar o estádio. A administração do futebol, comandada pela 777 Partners, funciona em um escritório em um prédio comercial na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
 
 
 
 

Vasco se posiciona sobre prostesto da torcida

Depois dos protestos, o Vasco se posicionou sobre a atitude da torcida e lamentou o ocorrido. Além disso, o clube disse ter acionados as autoridades para tratar sobre o assunto. 
 
"O Vasco da Gama lamenta profundamente a depredação do Estádio de São Januário na noite da última segunda-feira (05/06). O clube compreende a insatisfação de seus torcedores e entende que os resultados em campo estão aquém do esperado, mas é absolutamente injustificável que um símbolo de todos os cruzmaltinos seja destruído. O Vasco já acionou as autoridades para evitar que episódios como esse voltem a se repetir e que os culpados sejam identificados", publicou o Vasco em nota oficial.
 
 

Torcida do Vasco já protestou no CT e na sede da SAF


Os protestos têm se tornado rotina no Vasco. Há duas semanas, antes do jogo contra o Fortaleza, um grupo de torcedores protestou na frente do escritório da SAF do Vasco e no CT Moacyr Barbosa. Na mesma semana, faixas também foram penduras na casa do presidente Jorge Salgado e do CEO da SAF, Luiz Mello. Além disso, após a derrota para o Fortaleza, no Castelão, vascaínos também prostestado no desembarque do time no Aeroporto Internacional Tom Jobim. 
 
 
Com a goleada sofrida para o Flamengo, o Vasco chegou a oito jogos sem vencer, sendo quatro derrotas seguidas. O Cruz-Maltino é o 19º colocado do Campeonato Brasileiro, com apenas seis pontos conquistados. No próximo domingo, o time visita o Inter, no Beira-Rio. 

Compartilhe