2

Vasco: por que o time treinou em São Januário e o que foi feito no gramado

Depois de três meses, elenco do Vasco voltou a treinar em São Januário e encontrou um gramado visivelmente melhor

20/06/2023 13:16
compartilhe
Vasco treinou em São Januário na última segunda-feira
foto: Daniel Ramalho/Vasco

Vasco treinou em São Januário na última segunda-feira


 
Vasco fez um treino diferente na última segunda-feira. O elenco vascaíno trabalhou durante a tarde no estádio de São Januário, e não no CT Moacyr Barbosa, onde o time normalmente treina. E essa mudança esteve relacionada com uma ação do clube. Dessa forma, o elenco também já pode "reconhecer" o "novo" gramado da Colina, que passou por manutenção neste longo período sem jogos da equipe profissional no local.

Antes do treino da tarde de segunda-feira, o elenco do Vasco visitou o Espaço Experiência, que apresenta a história do clube. A pedido da diretoria de futebol do Vasco, a coordenadora de desenvolvimento humano das categorias de base, Cida Cazote, que trabalha no clube desde 1998, ainda leu uma carta especial com um apelo motivacional aos jogadores. 

A ideia da diretoria, em meio à crise que o time vive no Campeoanto Brasileiro, era "apresentar" o Vasco para o atual elenco e fazer os jogadores se aprofundarem na história do clube.

Depois, os jogadores treinaram no campo de São Januário, o que não acontecia há mais de três meses. A última vez em que o elenco fez uma atividade na Colina foi antes da partida contra o ABC, pela Copa do Brasil, no meio de março. Além disso, a equipe profissional não atua no estádio desde maio, quando perdeu por 1 a 0 para o Santos.
 
 
 

Entenda a reforma do gramado de São Januário 


Nesses cerca de 40 dias sem jogos do time profissional - neste período, o estádio teve apenas um jogo do time sub-17 -, o clube aproveitou para realizar a manutenção do gramado de olho no inverno que se aproxima. E o campo visivelmente está melhor apresentado.

O Vasco fez a raspagem do gramado seco que vinha do sofrendo com o calor do verão. Então, fez o plantio das sementes de inverno, além de outros cuidados com a manutenção típica que normalmente acontece no outono. A expectativa é de que o gramado fique em boas condições para um futebol rápido.
 
 

- O trabalho que está sendo feito aqui é um procedimento que é feito na maioria dos clubes da nossa região, no Uruguai, na Argentina, onde tem calor intenso no verão e temperatura amena no inverno. Consiste numa raspagem do gramado, e é feito o plantio da semente de inverno. O benefício é que vai ter melhor estética no inverno, não vai ficar manchado, e tem resistência ao pisoteio. E vai ter jogo mais rápido - afirmou Maristela Khun, engenheira agrônoma responsável pela reforma do gramado em entrevista recente à "Vasco TV".

- A ideia do Vasco é desenvolver o campo de São Januário para ser rápido, futebol moderno, um campo que seja benéfico pra equipe profissional - completou Igor Borges, head de operações do clube.
 
 
O Vasco volta a jogar em São Januário na póxima quinta-feira, às 20h, contra o Goiás, pelas 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o time é o 19º colocado, com seis pontos conquistados. 


Compartilhe