2

Guerra na Ucrânia: confira as sanções à Rússia no mundo esportivo

Por causa da investida militar sobre a Ucrânia, Rússia foi suspensa de competições de diversas modalidades

02/03/2022 08:59 / atualizado em 02/03/2022 09:25
compartilhe
A Seleção Russa, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi excluída de torneios pela Federação Internacional de Vôlei
foto: YURI CORTEZ / AFP - 07/08/2021

A Seleção Russa, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi excluída de torneios pela Federação Internacional de Vôlei


A guerra na Ucrânia vem causando consequências negativas para o esporte russo, já que as federações e atletas locais de várias modalidades estão recebendo uma série de sanções de entidades internacionais. 

No geral, a Rússia foi proibida de sediar e disputar diversos eventos esportivos internacionais de peso, como as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Além disso, os atletas do país que receberam permissão para participar de campeonatos precisarão competir sob bandeira neutra.

A Federação Internacional de Esqui (FIS), modalidade em que a Rússia é muito forte, decidiu excluir os atletas do país de todas as suas competições. A punição está prevista para valer até o final da temporada 2021/22.

No vôlei, outro esporte em que os russos possuem fortes times, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) comunicou que as equipes e seleções do país foram excluídas de torneios continentais. Além disso, não poderá organizar nenhum evento da modalidade.

A Rússia também foi duramente impactada no rúgbi. Em uma sanção semelhante ao da FIVB, os clubes do país e a Seleção Russa não possuem mais a permissão de disputarem eventos internacionais, já a federação local ficou de fora da World Rugby.

No futebol, além da proibição de jogar as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, a Rússia perdeu seu patrocínio com a Adidas, uma das maiores empresas de material esportivo do mundo.

Outra sanção importante foi imposta pela Uefa, que tirou de São Petersburgo a decisão da Liga dos Campeões deste ano. O jogo, agora, será no Stade de France, em Paris

Clubes de renome também estão rompendo contrato com empresas russas – caso do Manchester United com a Aeroflot. O bilionário russo Roman Abramovich anunciou sua saída do comando do Chelsea.

O conflito na Ucrânia ainda trouxe impactos negativos para a Rússia em outros esportes, como ciclismo, atletismo, esgrima, tênis, natação e Fórmula 1 – que retirou o Grande Prêmio de Sóchi do calendário da temporada de 2022

Compartilhe