2

'Diamante' lapidado por Borrachinha busca cinturão do Federação Fight

João Oliveira quer seguir passos do colega e chegar ao topo do MMA

13/05/2021 08:33 / atualizado em 13/05/2021 15:03
compartilhe
João 'The Diamond' com Borrachinha e Carlos Borracha: pupilo em busca do sonho
foto: Arquivo pessoal

João 'The Diamond' com Borrachinha e Carlos Borracha: pupilo em busca do sonho


João Oliveira, o Diamond (Diamante) é uma joia que vem sendo lapidada por um promissor atleta mineiro de artes marciais mistas, Paulo Borrachinha, que já disputou o cinturão peso médio do UFC e alcançou patamar de 'estrela' na franquia. O pupilo, nascido em Contagem, de 23 anos, é uma das atrações do Federação Fight 13, neste sábado, a partir das 12h, em Santa Luzia, com transmissão gratuita e ao vivo do canal do YouTube do Território Tupiniquim (www.Youtube.com/TerritorioTupiniquim).

João 'The Diamond' Oliveira terá a revanche contra o atual campeão peso galo (61kg) do Federação Fight, o belo-horizontino Fernando 'Ben '10', na luta principal do evento deste sábado. Os dois se enfrentaram pela primeira vez em 2019, pelo Jungle Fight, em Contagem, e 'Ben10' venceu por decisão unânime dos juízes. O reencontro, agora, vale o título do principal evento de MMA em Minas. 

Nascido e criado no bairro Água Branca, João Oliveira, a exemplo de tantos outros lutadores, ralou muito para conseguir se profissionalizar. Se interessou pelas artes marciais na adolescência e começou a treinar aos 14 anos, graças ao projeto social liderado por Carlos Borracha, irmão de Borrachinha e líder da Team Borracha. O Diamante focou no jiu-jítsu, mas, sem condições de se manter, trabalhou como garçom, fez bico em estacionamento e foi até roadie de banda. 

Com a ajuda de Carlos Borracha, ele ganhou uma bolsa para treinar e começou a construir a vida profissional, passando a dar aulas de jiu-jítsu na Team Borracha, para se sustentar. Com isso, focou apenas nos treinamentos e agora espera aproveitar o aprendizado adquirido com o Borrachinha e o irmão e mestre, para alçar voos mais altos no MMA. O espelho para João Oliveira é justamente o companheiro famoso e grande incentivador. 

Em entrevista ao SUPERESPORTES, João Oliveira comentou sobre a preparação na Team Borracha e também na academia Pedro Novaes, onde trabalhou o muay thai. Ele se orgulha de ter a companhia de Borrachinha em treinos de sparring e do fato de ter ajudado o mineiro no camp finalizado na Team Nogueira, no Rio de Janeiro, visando a estreia no UFC, em março de 2017. O Diamante prometeu dar um show aos fãs que assistirão ao vivo o Federação Fight 13, almeja o cinturão e já pensa também em uma chance em algum evento internacional. 

João Oliveira considera o convívio com Borrachinha como um aprendizado para a carreira
foto: Arquivo pessoal

João Oliveira considera o convívio com Borrachinha como um aprendizado para a carreira



Confira a entrevista com João 'The Diamond' Oliveira


Começo na carreira 

Comecei a treinar com 14 anos, gostava muito de assistir a filmes de luta. O meu primeiro contato mesmo, para valer, foi com o jiu-jítsu. Já tinha treinado capoeira, mas não foi nada muito sério. Aí eu comecei a treinar jiu-jítsu em um projeto social aqui no meu bairro, em Contagem, e quem dava aula era o (Carlos) Borracha (irmão do Borrachinha), que é o meu mestre até hoje. Tenho 23 anos e treino com ele desde os 14. Nessa mesma época, teve o TUF Brasil 1 e alguns atletas de BH participaram, o que foi a minha inspiração. Desde que comecei eu já tinha interesse em ir para o MMA.

Boxe e jiu-jítsu

Fui convidado a fazer parte da equipe Team Borracha, o professor me cedeu uma bolsa na academia e fiquei no jiu-jítsu, mas focado no MMA. Depois, o Borrachinha veio treinar boxe com o professor (Rubens) Dórea, me juntei a eles para os treinos. Como não tinha muita chance de lutar MMA, eu fiquei treinando jiu-jítsu e boxe para ganhar experiência. Eu treinei com o professor Dórea até minha estreia no MMA amador, depois ele foi para outro rumo e eu fiquei aqui. 

Revanche

Mudou muita coisa. Ele ganhou, mas isso é passado, eu continuei treinando e lutando, encontrei o caminho das vitórias e vamos nos encontrar de novo, agora pelo cinturão. Não vou contar a estratégia, mas com certeza, serei outra pessoa, é como se ele fosse lutar contra outro atleta. 

Sou um lutador completo treino várias modalidades, meu foco é ser bom em todas para a luta ocorrer naturalmente e eu não ser surpreendido em nenhuma área. Estou na minha melhor forma física e técnica e no dia 15 vai ser um grande show para quem acompanhar o evento.

Ajuda do astro do UFC na trocação: ensinamentos adquiridos com muito treino e dedicação
foto: Arquivo pessoal

Ajuda do astro do UFC na trocação: ensinamentos adquiridos com muito treino e dedicação



Federação Fight

A expectativa é muito boa, eu lutei na primeira edição do Federação Fight, agora terei oportunidade de lutar pelo cinturão e fui crescendo junto com o evento. Hoje, é um evento consolidado no cenário nacional, com visibilidade, e terei a chance de fazer a luta principal. A expectativa é a melhor possível. Não vai ter público, mas será um show, quem quiser poderá assistir pela internet e serão grandes lutas, principalmente de minha parte. Isso eu posso garantir. 

Convivio com Borrachinha

Treino com ele bem antes dele ser o Borrachinha mundialmente conhecido. Profissionalmente falando, estou seguindo os mesmos passos que ele, e já sabemos o que precisa ser feito. É uma convivência tranquila e sempre aprendo com ele. Ele me dá muitos toques. 

No começo, quando ele foi contratado pelo UFC foi muito legal, pois a gente sempre treinava juntos, ele me levava para treinar o muay thai e fiquei muito feliz. Eu participei do camp dele para a primeira luta dele no UFC, quando ele fez preparação na Team Nogueira, eu fiquei lá com ele. Vivi um pouco isso e sempre tinha curiosidade para saber como eram as viagens, como as coisas aconteciam no UFC. 

Futuro
 
O objetivo é sempre subir de nível, mas no momento meu objetivo é trazer o cinturão do Federação Fight... O próximo evento não importa pois o foco é lutar no UFC. Eu tenho planos, vontade de tirar o visto e tentar vaga em um evneto internacional. E até tentar disputar o Contender Series, para buscar um lugar no UFC.

João Oliveira contou com apoio de Borrachinha no córner em várias lutas de MMA
foto: Rafael Lavô/Território Tupiniquim

João Oliveira contou com apoio de Borrachinha no córner em várias lutas de MMA



Federação Fight 13


Sábado, 15 de maio
Local: Ginásio Poliesportivo de Santa Luzia
Horário: a partir das 12h
Transmissão on-line: canal do Território Tupiniquim no YouTube (www.Youtube.com/TerritorioTupiniquim

CARD* 

Duelos profissionais

Fernando 'Ben10' x João 'The Diamond' Oliveira - cinturão peso galo (61kg)
Carlin Soares x Johnny Winchester - peso galo (61kg)
Deninho 3 D x Pedro Henrique - peso mosca (57kg)
Wanderson Michel x Lauro Rocha - peso leve (70kg)
Daniel Bulldog x Leandro The Punisher - peso galo (61kg)

Duelos amadores

Pedro Antonio x João Marcos – peso mosca (57kg)
Reginaldo x Cleber Santos – peso leve (70kg)
Alan Edler x Alexandre Augusto – peso pena (66kg)
Vitão x Willer Alves –peso casado (90kg)
Alexandre Siqueira x Carlos Jesus – peso pena (66kg)
Warlen Souza x Diogo Soares – peso pena (66kg)
Eduardo Chagas x João P Moreira – peso pena (66kg)
Highlander Goku x Paulo Henrique – peso meio-médio (77kg)
Leibness Moraes x Vitor Galvão – peso pena (66kg)
Michel Alves x Nala França – peso meio-médio (77kg)
Gabriel Henrique x João Everton Santos – peso meio-médio (77kg)
Laryssa Leila x Karla Yasnara – peso palha (52kg)
Luiz Figueiredo x Leandro Gustavo – peso casado de 82kg
Stefan x Juvani Batista – peso galo (61kg)
Antonio David x Anderson Xavier – peso galo (61kg)

*sujeito a alterações

Compartilhe