2

Tsitsipas despacha francês e avança para terceira rodada do US Open

Algoz de Murray, grego não deu chances a Adrian Mannarino

02/09/2021 01:14
compartilhe
 
Tsitsipas comemora ponto diante do francês: vitória após críticas de Murray
foto: Matthew Stockman/AFP

Tsitsipas comemora ponto diante do francês: vitória após críticas de Murray

O polêmico Stefano Tsitsipas avançou na madrugada de quinta-feira (de Brasília) à terceira rodada do US Open. Depois de despachar o veterano Andy Murray na estreia, o grego, atual número 3 do mundo, venceu o francês Adrian Mannarino por 3 sets a 1, parciais de 6/3 6/4 6/7(4/7) e 6/0, após 2h41 de disputa, e segue firme no Grand Slam americano.

O grego repetiu o que fizera no primeiro duelo e ficou cerca de sete minutos no vestiário para "esfriar" o jogo em um momento adverso para ele. Esse comportamento, espécie de catimba, termo comumente usado no futebol, rendeu críticas contundentes a ele vindas de Murray, e vaias dos torcedores.

Com a torcida contra, Tsitsipas jogou um excelente tênis na maior parte do jogo. Oscilou mais no terceiro set, que perdeu no tie-break, mas depois retomou seu melhor ritmo e desbancou o rival francês com autoridade. Sacou bem, com 27 aces, encaixou mais bolas vencedoras e cometeu menos erros do que o adversário, que, embora tenha perdido, conquistou a torcida americana nas arquibancadas.

O grego alcançou a 50ª vitória no circuito em 2021, ano em que faturou seu primeiro Masters 1000 em Monte Carlo e também venceu o ATP 250 de Lyon, além de ter sido finalista de Roland Garros. Aos 23 anos, o tenista da Grécia vive a melhor fase da carreira, e quer ir longe em Nova York, onde até hoje sequer atingiu as oitavas.

Seu adversário na próxima fase será o espanhol Carlos Alcaraz, jogador mais jovem do atual top 100 do ranking, com apenas 18 anos, e que eliminou o francês Arthur Rinderknech por 7/6 (8/6), 4/6, 6/1 e 6/4 em 2h57 de partida.

Compartilhe