2

Ex-número 1 do mundo, tenista Manolo Santana morre aos 83 anos

Chamado de Manuel Martínez Santana, mas conhecido como Manolo, o espanhol também foi medalhista de ouro nas Olimpíadas do México de 1968

11/12/2021 17:58
compartilhe
Ex-número 1 do mundo, tenista Manolo Santana morre aos 83 anos
foto: JORGE GUERRERO / AFP

Ex-número 1 do mundo, tenista Manolo Santana morre aos 83 anos



O ex-tenista Manolo Santana faleceu neste sábado (11) aos 83 anos, em Marbella, na Espanha. Ele teve uma carreira vitoriosa nos anos 1960, quando foi número um do ranking mundial e ganhou quatro títulos de Grand Slam no simples - dois em Roland Garros (1961 e 1964), US Open (1965) e Wimbledon (1966) - além de um em duplas, em Roland Garros (1963).

Chamado de Manuel Martínez Santana, mas conhecido como Manolo, o espanhol também foi medalhista de ouro nas Olimpíadas do México de 1968, quando o tênis participou como modalidade de exibição. A causa da morte não foi divulgada.

O espanhol entrou para o Hall da Fama do tênis em 1984 e representou o país na Copa Davis entre 1958 e 1970, além de outra vez em 1973. Pioneiro do tênis espanhol, ele abriu o caminho para outros atletas. Rafael Nadal, ex-número 1 do mundo, homenageou Manolo.

"Acabo de receber a terrível notícia do falecimento do nosso grande Manolo Santana. Como já disse muitas vezes no passado: muito obrigado por tudo o que fez pelo nosso país e por marcar o caminho de tantos. Você sempre foi uma referência, um amigo e uma pessoa próxima de todos. Sentiremos sua falta, Manolo; você sempre será único e especial. Saudações a sua família e muita força neste momento. Jamais iremos te esquecer!", escreveu Nadal, numa foto abraçado com Manolo.

A tenista espanhola Paula Badosa também falou sobre Manolo:

"Uma triste notícia para o mundo do tênis. Obrigada por ter aberto o caminho para que muitos de nós pudéssemos percorrê-lo depois. Descanse em paz, Manolo Santana".

Compartilhe