2

Edição 2022 de Wimbledon terá ausências importantes

Tradicional Grand Slam disputado na grama inglesa não terá destaques como Medvedev, Zverev, Federer, Osaka, Azarenka e Bouchard

26/06/2022 18:17 / atualizado em 26/06/2022 18:35
compartilhe
Número um do mundo, Medvedev é um dos russos barrados em Wimbledon
foto: Carmen Jaspersen/AFP

Número um do mundo, Medvedev é um dos russos barrados em Wimbledon


 
Vários tenistas não vão participar do torneio de Wimbledon, que tem início nesta segunda-feira, 27 de junho, e vai até 10 de julho, seja por razões políticas, físicas ou esportivas. Saiba quem são:

HOMENS

Daniil Medvedev: o número 1 do mundo foi excluído do torneio, assim como todos os tenistas russos e bielorrussos, após a Federação Inglesa de Tênis seguir as diretrizes do governo britânico em represália à guerra na Ucrânia. Aos 26 anos, Medvedev nunca passou das oitavas de final em Wimbledon.

Alexander Zverev: o número 2 do mundo ainda não se recuperou da grave lesão no tornozelo que sofreu nas semifinais de Roland Garros. Aos 25 anos, o alemão nunca passou das oitavas de final em Wimbledon.

Andrey Rublev: o número 8 do mundo, que aos 24 anos nunca passou das oitavas de final, está fora pelas mesmas razões que seu compatriota Medvedev.

Roger Federer: atualmente número 96 do mundo, o tenista suíço, campeão oito vezes na grama londrina, ainda não está recuperado fisicamente. Em 2021, Federer, que em agosto completará 41 anos, passou pela terceira cirurgia no joelho direito em um ano e meio e não joga desde sua eliminação nas quartas de Wimbledon no ano passado.

Gaël Monfils: o francês, que em setembro completará 36 anos, está em fase de recuperação da lesão no calcanhar que o tirou de Roland Garros. Sem treinamentos, ele anunciou a quatro dias do início de Wimbledon que quer estar pronto para os torneios de quadra dura.

Japonesa Naomi Osaka, ex-número um, está com lesão no tendão de Aquiles
foto: Adrian Dennis/AFP

Japonesa Naomi Osaka, ex-número um, está com lesão no tendão de Aquiles



MULHERES

As bielorrussas Aryna Sabalenka (número 6 do mundo e semifinalista no ano passado) e Victoria Azarenka (número 20 e duas vezes semifinalista) e a russa Daria Kasatkina (número 13 e quadrifinalista em 2018) estão fora do torneio pela sua nacionalidade.

Elina Svitolina: a ucraniana (número 38 e semifinalista em 2019), fez uma pausa na carreira devido a dificuldades psicológicas relacionadas à guerra e por sua gravidez.

Naomi Osaka: número 42 e ex-número 1 do mundo, anunciou em meados de junho que estará fora por uma lesão no tendão de Aquiles. Dias antes, ela mostrou dúvidas quanto a participar de Wimbledon em decorrência da decisão da WTA de não atribuir pontos ao torneio pela exclusão de russos e bielorrussos. Quatro vezes vencedora de Grand Slam, a japonesa nunca passou das oitavas de final na grama londrina.

Eugénie Bouchard: atualmente fora da classificação da WTA, a canadense de 28 anos, ex-número 5 do mundo e finalista de Wimbledon em 2014, esperava poder voltar ao torneio graças ao seu ranking protegido, já que está fora devido a uma lesão no ombro desde março de 2021. Mas a decisão da WTA de não atribuir pontos levou Bouchard a desistir da competição: "Embora adore Wimbledon e não participar me deixe triste, usar um ranking protegido em um torneio sem pontos não faz sentido", explicou a tenista.

Compartilhe