None

CRUZEIRO

Cruzeiro tem ajuda de 'grande torcedor' para viabilizar contratação do meia Thiago Neves

Presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares revelou ajuda de 'mecenas'

postado em 03/01/2017 14:56 / atualizado em 03/01/2017 21:42

Al Jazira/Divulgação
A contratação de Thiago Neves, praticamente confirmada pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares na noite dessa segunda-feira, certamente será a maior do Cruzeiro nesta janela de transferências. Fora do país desde 2013, quando deixou o Fluminense para acertar com o Al Hilal, da Arábia Saudita, o meia tem vencimentos fora do padrão brasileiro e voltará ao país para receber o teto salarial do time celeste atualmente. Para viabilizar o reforço, a Raposa precisou da ajuda de um "grande cruzeirense", conforme revelou Gilvan.

“Foi um sacrifício financeiro. Todo mundo sabe que não é um jogador barato, mas corremos atrás de recursos em forma de poder trazer o jogador. Felizmente temos grandes cruzeirenses que, quando ficam sabendo disso, teve um que conversou comigo e perguntou 'é ele?', eu disse 'é', e ele falou 'eu te dou o dinheiro, pode ficar sossegado'. Aí eu falei: 'está bom'”, contou.

“Adiantou bastante o nosso problema que no final do ano, em dezembro, você ter que despender uma quantia grande de dinheiro como nós teremos que despender tínhamos que ter um aporte financeiro de alguém que tenha boa vontade com o Cruzeiro”, comemorou Gilvan durante a missa em celebração aos 96 anos do Cruzeiro, no Barro Preto.

Henrique Pimentel/Divulgação
Embora não tenha revelado quem é o ‘mecenas’, Gilvan se reaproximou de Pedro Lourenço, sócio dos Supermercados BH. O empresário é fã confesso de Mano Menezes e esteve na Toca da Raposa II, no fim da última temporada, em reunião com o técnico e o presidente celeste. Na ocasião, se comprometeu a ajudar o clube no que fosse possível. Outro conselheiro participativo é o italiano Pietro Sportelli, fundador da Aethra Sistemas Automotivos.

Contratação

Nessa segunda-feira, em entrevista coletiva depois da missa de ação de graças pelo aniversário de 96 anos do clube celeste, Gilvan de Pinho Tavares confirmou que Thiago Neves é o grande jogador com o qual o Cruzeiro está acertado para a temporada 2017. O mandatário afirmou que espera apenas a liberação do Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, para oficializar a contratação do armador por três temporadas.

"Não (há nenhuma possibilidade de o Thiago Neves não vir para o Cruzeiro). O empresário dele está pedindo para não divulgar para esperar o prazo de 48 horas de uma notificação que eles enviaram ao clube. Ele tem valores grandes a receber do clube e estava com medo de dificultar para receber esses valores. Mas ele já está comprometido com o Cruzeiro e virá para o Cruzeiro", revelou Gilvan.

Histórico

Aos 31 anos, Thiago Neves fez história com a camisa do Fluminense, pelo qual se sagrou campeão da Copa do Brasil (2007), do Campeonato Carioca (2012) e do Brasileiro (2012). Na Copa Libertadores da América de 2008, competição em que o Tricolor foi vice-campeão, o meio-campista quase saiu como herói ao marcar os três gols da vitória por 3 a 1 sobre a LDU, no Maracanã. O resultado levou a decisão para os pênaltis, pois o Flu havia perdido no Equador por 4 a 2. No tiro de 11 metros, Thiago acabou desperdiçando sua cobrança e viu a equipe ser derrotada por 3 a 1.

Em três passagens pelo Fluminense, seu último clube no Brasil, Thiago Neves marcou 50 gols em 174 jogos. Fora do país desde 2013, o meia jogou pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, de 2013 a 2015. Ele já havia passado por essa equipe de 2009 a 2011. Ao todo, Neves fez 125 jogos e 64 gols.

No Al Jazira, onde atua desde 2015, Thiago marcou 15 gols em 49 partidas. Na temporada passada, sua equipe ficou em sétimo lugar no Campeonato Emiradense, com 37 pontos em 26 jogos. Em 2016/2017, já com o armador fora dos planos, o clube lidera o torneio, com 29 pontos em 12 rodadas.

Pela Seleção Brasileira principal, o meio-campista jogou sete partidas e não fez gols. Já na Olimpíada de 2008, em Pequim, Thiago Neves ganhou a medalha de bronze. No torneio, ele participou de seis jogos e marcou dois gols.

Tags: parceiro mercadobola contratação cruzeiro Thiago Neves