None

CERVEJA

Assembleia aprova em 1º turno projeto que libera venda de bebidas alcoólicas em estádios de MG

A medida, contudo, ainda não entra em vigor nos palcos esportivos

postado em 09/07/2015 10:56 / atualizado em 09/07/2015 12:05

<i>(Foto:  Jorge Gontijo/Estado de Minas )</i>
A Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou na manhã desta quinta-feira, em primeiro turno, o projeto de lei que libera a venda de bebidas alcoólicas nos estádio mineiros. A votação registrou 34 votos favoráveis, cinco contrários e um em branco. Esse é mais um passo importante para o retorno das cervejas aos palcos esportivos.

A medida, contudo, ainda não entra em vigor. Ela passará por uma análise em uma comissão de mérito, para, em seguida, ser votada em segundo turno na Casa. Se aprovada pelos deputados estaduais em segunda votação, o projeto será enviado para a sanção do governador Fernando Pimentel.

O projeto original permite a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios durante o primeiro tempo da partida e nos 15 minutos correspondentes ao intervalo. A regra se estende a uma área de 500 metros em torno dos estádios.

“Acabei de sair do plenário. Conquistamos uma vitória para o futebol mineiro”, comemora o deputado Alencar da Silveira Júnior, autor do projeto, em entrevista ao Superesportes.

Entre os pontos polêmicos, destaca-se o fato de o torcedor ter que consumir a cerveja próximo ao bar, sem poder levá-la ao assento. O texto diz que cabe ao responsável pela gestão do estádio definir os locais nos quais a comercialização e o consumo de bebida serão permitidos, sendo vedada a prática nas arquibancadas.

“Só pode beber no recinto do bar. Não pode ir para arquibancada com nada. Além disso, as administradoras dos estádios vão dizer onde a venda está permitida, quais os bares vão poder fazer o comércio. Nos locais de torcida organizada, quem sabe, não venda. Enfim, a administradora é quem define”, disse o deputado.