Vôlei
None

LIGA MUNDIAL

Os 14 de Bernardinho

Treinador poupará jogadores do Cruzeiro na estreia da Liga Mundial

postado em 21/05/2014 09:09 / atualizado em 21/05/2014 13:48

Ivan Drummond /Estado de Minas

Wander Roberto/CBV

O técnico Bernardinho levou apenas 14 dos 22 convocados para Jaraguá do Sul, Santa Catarina, onde o Brasil fará a sua estreia na Liga Mundial, sábado, contra a Itália. O técnico optou pelos jogadores que já estavam treinando há mais tempo, deixando de fora aqueles que se apresentaram por último. A lista, no entanto, tem surpresas, como o ponteiro Lucas Lóh, do Minas, que estava na Seleção de Novos. Os quatro jogadores do Cruzeiro: o levantador William, o oposto Wallace e os meios de rede Éder Carbonera e Isac, que se apresentaram por último, ficaram de fora, permanecendo no Centro de Treinamento de Saquarema para melhorar o condicionamento físico e técnico.

Segundo o treinador, o time não se mostra mais fraco por deixar alguns jogadores de fora, pelo contrário. “Estaremos com o que temos de melhor no momento. Estou priorizando os que estavam participando dos treinamentos há mais tempo. E o mais importante é que estaremos dando oportunidade a jogadores novos.”

Dessa maneira, os treinador levou para Santa Catarina os levantadores Bruno e Rapha; os opostos Vissotto e Théo; os meios de rede Lucão, Sidão, Gustavão e Maurício Souza; os ponteiros Murilo, Lucarelli, Maurício Borges e Lucas Lóh; e os líberos Mário Jr. e Felipe. Além dos quatro cruzeirenses permanecem em Saquarema o líbero Alan; os ponteiros Dante, João Paulo Bravo, Thiago Alves e Luiz Felipe; e o levantador Murilo Radke.

O pensamento do técnico é de aproveitar o tempo para treinar esses jogadores, que na semana que vem se juntariam aos que ficaram no Rio, que seguirão direto para Maringá, local dos jogos contra a Polônia. “De acordo com as observações poderei ou não fazer mudanças na lista.”

O interesse pelos jogos da Liga Mundial em Jaraguá do Sul é tão grande que os ingressos para as partidas do final de semana já estão esgotados. O levantador Bruno lembrou que “a cidade já tem um envolvimento muito grande com o esporte, principalmente com o futsal, na época em que Falcão jogava aqui. Agora chegou a vez do vôlei e faremos de tudo para não decepcionar a torcida e também para começar a Liga Mundial com a mão direita.”

PELO TÍTULO
Outro que se mostrava entusiasmado era o ponteiro Murilo. O jogador, que vive um momento especial, pelo nascimento de seu primeiro filho, com a ponteira Jaqueline, da Seleção Feminina, Arthur, disse que está feliz por voltar a treinar e a jogar. “Confesso que não suporto ficar longe das quadras e o fato de não conquistar títulos me incomoda muito.”

Ele lembra que a Liga Mundial é o começo da preparação para a disputa do Mundial, em agosto. “Mas que não se iludam pensando que vamos jogar a Liga só para treinar. Pelo contrário. Queremos o décimo título do Brasil na competição.”

FEMININO
O técnico José Roberto Guimarães definiu a Seleção Brasileira feminina que irá ao Torneio de Montreux, a partir do próximo dia 27, sem algumas das grandes estrelas da equipe nacional: Sheilla, Thaísa, Fabi, Fabiana, que se apresentarão depois do torneio na Suíça. O treinador leva para a competição uma equipe bastante renovada, que tem como destaque a ponteira mineira Gabi, da equipe do Rio. As outras são: as levantadoras Ana Tiemi, Fabíola e Dani Lins; as líberos Camila Brait e Leia; as ponteiras Tandara, Natália, Gabi e Jaqueline; as opostas Monique e Andréa; as meios de rede Adenízia, Nati, Carol e Angélica. O Brasil está no Grupo A, com Suíça (adversário da estreia), China e Rússia. No Grupo B estão EUA, Alemanha, Japão e República Dominicana.