Vôlei
None

CAMPEONATO MINEIRO DE VÔLEI

Hegemonia azul

Com vitória arrasadora sobre o Minas, por 3 a 0, Cruzeiro conquista o Mineiro pela quinta vez seguida, no sexto título de Marcelo Méndez

postado em 19/10/2014 11:00

Ivan Drummond /Estado de Minas

Marcos Vieira/EM/D.A Press
Pelo quinto ano consecutivo o Cruzeiro é campeão mineiro masculino de vôlei. A conquista do penta, o terceiro da história – o primeiro a alcançar tal sequência foi o Minas, seguido pelo Olympico –, veio com uma fácil vitória sobre os minas-tenistas, por 3 a 0 (25/15, 25/16 e 25/15), ontem à tarde, em uma hora e 11 minutos de jogo, no Ginásio do Riacho. O técnico celeste, Marcelo Méndez, festejou seu sexto estadual, pois além de ser campeão com o Cruzeiro também ergueu a taça com o Montes Claros, em 2009.

A conquista foi inesquecível também para o líbero Serginho, que marcou um ponto, fato raro para um jogador de sua posição. Foi no terceiro set e a vitória cruzeirense estava encaminhada, com o placar mostrando 20 a 14. Numa bola passada pelo Minas, o líbero (que começou a carreira no adversário) foi esperto: observou que o oposto e o meio de rede minas-tenistas haviam recuado para esperar um ataque e, em vez de tocar para o levantador William, devolveu a bola, de manchete, para o lado do MTC. O ginásio explodiu, com os torcedores gritando o nome de Serginho.

Logo depois, Neri Tambeiro, treinador do Minas, pediu tempo. Serginho não se conteve e correu em direção à torcida, para festejar. “Eu nunca faço ponto, comemorei dobrado. É diferente. Tinha de ir para a torcida”, comentou depois da partida, ainda em êxtase. Ele pulou na arquibancada e tirou fotos, distribuiu autógrafos. Nem conseguiu dar a volta olímpica com os companheiros, mas não se importou: “Ganhei outro título e foi com ponto meu”.

Como ele, o oposto Wallace também comemorou muito, pois voltava à equipe depois de ser vice-campeão mundial com a Seleção Brasileira. “É bom voltar ganhando, ainda mais um título. É o resultado de um trabalho a longo prazo, nosso conjunto é excepcional. Nenhum time no Brasil tem isso.”

O ponteiro Filipe também exaltou a longevidade do grupo: “Nossa diferença está no fato de estarmos juntos há muito tempo. Que seja uma lição àqueles que querem fazer um time somente para um ou dois anos”.

JUVENTUDE
No Minas, resignação. Neri Tambeiro lembrou que sua equipe é jovem. “Nossa média de idade é de apenas 22 anos. Jogamos contra um time superexperiente. Temos um grupo de futuro. Por causa da pouca idade, enfrentamos um problema da ansiedade, que acabou gerando erros”, admitiu. O Minas entregou 30 pontos em erros ao Cruzeiro, de ataque, saque, recepção, tocar na rede e dois toques, o que é muito.

O meio de rede Otávio, que foi pouco acionado, afirmou que o grande problema do time foi ter entrado em quadra poucas vezes: “Estamos numa fase de montagem da equipe e quase não jogamos, a não ser no Mineiro. Na estreia da competição, fizemos um jogo duro contra eles, mas, hoje, nosso jogo não saiu. Precisávamos ter atuado mais”.

Cruzeiro: William (1 ponto), Wallace (11), Isac (7), Éder Carbonera (7), Leal (8), Filipe (11) e Serginho (líbero, 1), depois Salim e PV (1). Técnico: Marcelo Méndez. Minas: Everaldo, Franco (1), Otávio (1), Petrus (4), Canuto (6), Yadrian (9) e Lucianinho, depois Flávio (3), Madaloz (2) e Thiago (2). Técnico: Neri Tambeiro. Apitaram Anderson Caçador e Ivan Cardoso, com boa atuação

Tags: mineiro minas cruzeiro volei