Vôlei
None

SUPERLIGA

E o classificado é...

Praia Clube e Minas fazem jogo decisivo dos playoffs no Triângulo, pela vaga na semifinal da Superliga Feminina, contra o Rio. Em meio a estrelas, coadjuvantes terão papel decisivo

postado em 27/03/2015 08:20

ALEXANDRE GUZANSHE / EM DA PRESS
Chegou a hora da verdade para Praia e Minas, que se enfrentam às 19h, na Arena Praia, em Uberlândia, decidindo vaga para as semifinais da Superliga, quando o vencedor enfrentará o Rio, do técnico Bernardinho, que eliminou o São Caetano-SP, com 2 a 0. O duelo mineiro está empatado em 1 a 1 e ninguém venceu tendo o mando de quadra. Na primeira partida, o MTC derrotou o time do Triângulo, na casa deste, por 3 a 2. O resultado se repetiu na Arena JK, em Belo Horizonte, mas em favor do time do interior.

A decisão é recheada de craques, de ambos os lados, como as campeãs olímpicas Tandara e Sassá, do Praia, a bicampeã olímpica Jaqueline, a também medalhista Walewska, do Minas. No entanto, algumas coadjuvantes chamam a atenção, tendo se destacado nos dois primeiros jogos. Dois exemplos são a meio de rede Nati, da equipe triangulina, e a líbero Tika, do Minas.

Nati é o que se pode considerar um exemplo de vida, pois sofre de deficiência auditiva, usando um aparelho para surdez, além de ter aprendido leitura labial para se comunicar. Ex-jogadora do Minas, acha que chegou a hora de ser campeã do torneio. “Já está na hora de conquistar um titulo. Até hoje, só cheguei perto, mas, se depender de mim, ganhamos hoje e se bobearem, vamos à final, pois temos time para isso.”

A vitória da última segunda-feira foi sofrida, em mais de três horas de jogo. O Praia havia perdido a primeira partida em casa e, por isso, só se dizia que o MTC era favorito, pois dificilmente perderia em casa. Mas a atuação de Nati ajudou na vitória. Foi eficiente no bloqueio da segunda partida, marcando quatro pontos no fundamento dos oito que fez no jogo, além de amortecer várias bolas para a defesa. Para ela, existem algumas regras que o time tem de seguir para vencer novamente. “Temos de ter obediência tática, perseverança e paciência. Além disso, temos de jogar com alegria. E acima de tudo, união do grupo. Se jogarmos assim, ninguém tirará essa vaga da gente.”

SUPERAÇÃO No Minas, Tika chamou a atenção. Era uma jogadora desconhecida, mas se superou, tanto, que é a sexta melhor na recepção na Superliga, com 41,3% de eficiência no fundamento. Para ela, a derrota de segunda-feira pode ser explicada pelos erros. “Cometemos muitos erros, 33. Foram 12 pontos a mais que o Praia. Isso significa quase um tie-break. Não podemos permitir que ocorra novamente. É um jogo de equipes que se equivalem, e quem errar menos ganhará.”

O fato de a torcida ser em sua grande maioria do Praia – dois ônibus seguem hoje de manhã levando torcedores do Minas –, segundo Tika, não terá qualquer influência. “O jogo é na quadra.”

FIQUE LIGADO
Praia x Minas

Quartas de final da Superliga Feminina
19h (Sportv)
Arena Praia
Ingressos: entrada franca. Os associados do clube terão acesso à quadra pela entrada principal. Os não sócios, pela rua Uripauru, Bairro Cidade Jardim

Selecionáveis
A disputa pelas semifinais da Superliga Masculina, entre Cruzeiro e Minas, mostra uma briga particular entre meios de rede. Otávio pelo MTC, e Isac, na equipe barro-pretana. O primeiro foi campeão mundial Sub-23 com a Seleção Brasileira. Já Isac está sempre entre os convocados por Bernardinho para vestir a amarelinha. Os dois são apontados como sucessores de Lucão e Sidão. O Cruzeiro já disponibiliza a sua cota de 900 entradas para o jogo de segunda, na sede administrativa do clube, na Rua Timbiras, 2.903, Barro Preto, de 9 às 17h, e no Riachão, de 9 às 12h. A inteira custa R$ 20 e a meia R$ 10. O Minas iniciou a comercialização para os sócios, nas Centrais de Atendimento. (ID)