Vôlei
None

SUPERLIGA MASCULINA

Já classificados, quatro mineiros brigam por posição em jogos pela Superliga Masculina

Cruzeiro, Minas, Montes Claros e Juiz de Fora já se garantiram na próxima fase

postado em 08/03/2017 11:00 / atualizado em 08/03/2017 10:32

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
A 10ª e penúltima rodada da Superliga Masculina de Vôlei pode definir nesta quarta-feira os oito classificados para as quartas de final. Serão cinco jogos na quarta e um na quinta. Pela primeira vez, Minas Gerais terá metade das equipes na fase decisiva, já que os quatro times – Cruzeiro, Montes Claros, JF e Minas – garantiram, com quatro rodadas de antecedência, a vaga nas quartas. E há entre os mineiros uma briga acirrada por posições.

O Cruzeiro, líder e único invicto, enfrenta o segundo colocado, Taubaté, fora de casa. Joga para manter a invencibilidade, principal objetivo do técnico Marcelo Mendez. “Quero ganhar sempre, assim como todos os jogadores.” O time paulista precisa vencer para manter a posição, se possível por placar de três pontos (3 a 0 ou 3 a 1), já que é ameaçado pelo Sesi, que tem dois a menos. Ninguém tira a liderança do clube celeste.

O Campinas, que recebe o frágil São Bernardo, está em quarto, com 40 pontos, mas ainda pode ser alcançado pelo Montes Claros (5º), que joga, no Norte de Minas, contra o lanterna, Caramuru-SP. O time mineiro está seis pontos atrás, mas precisa vencer nesta quarta e sábado (joga contra o Maringá), além de torcer por dois fracassos do Campinas, para terminar em quarto e ter a vantagem no jogo extra da melhor de três na próxima fase. Tudo se encaminha para um confronto entre o Pequi Atômico e o Campinas.

A situação do Montes Claros, no entanto, não é tão confortável, pois há dois mineiros em seu encalço: Juiz de Fora (6º) e Minas (7º). Nessa briga, o Moc leva vantagem teórica, pois enfrentará as duas piores equipes da competição. Restará, então, a disputa pelo sexto lugar, entre JF e Minas.

Nesta quinta-feira, em São Paulo, a equipe da Zona da Mata enfrentará o Sesi, em jogo bastante complicado e que deixa o técnico Henrique Furtado apreensivo: “Teremos duas pedreiras, Sesi e Taubaté, que estão brigando pela vice-liderança. Nossa situação é bem mais difícil que a do Minas, que enfrentará Canoas e São Bernardo”.

Além disso, existe a disputa da última vaga nas quartas, entre dois gaúchos, Canoas, adversário do Minas nesta quarta, na Arena JK, e Bento, que joga contra o Maringá. Os dois se enfrentarão na última rodada, em Canoas. Caso os dois percam nesta rodada, o Canoas estará classificado.

Três equipes já não têm mais chances. O Maringá, que disputa a Superliga pela quinta temporada consecutiva, comandado pelo levantador Ricardinho, ex-campeão mundial e olímpico, perdeu recursos e montou uma equipe de baixo orçamento. Outro eliminado é o São Bernardo, time paulista que sucedeu o Banespa, a partir de 2006. Também tem orçamento baixo, mesmo caso do Caramuru, último colocado, que ascendeu à Superliga nesta temporada – ficou em segundo na Superliga B, cujo título foi conquistado pelo time B do Cruzeiro, que, por já ter uma equipe na disputa, teve de abdicar da vaga – e já está rebaixado.

Tags: superliga volei vôlei