Junior Alonso deixa o Atlético e volta ao Krasnodar, da Rússia (Foto: Pedro Souza/Atlético)

O zagueiro Junior Alonso esteve na Cidade do Galo nesta quarta-feira, dia de reapresentação do elenco alvinegro, para se despedir dos ex-companheiros. O paraguaio deixa o Atlético e volta ao Krasnodar, da Rússia. 




O Atlético tentou ampliar o contrato de empréstimo de Junior Alonso até o fim de junho de 2023, mas não obteve sucesso. O Krasnodar, que pagou caro pelo zagueiro no fim do ano passado, deseja tê-lo a partir do reinício das competições na Rússia, em março.


Alonso chegou ao Atlético em julho de 2020, indicado pelo técnico Jorge Sampaoli. Para contratá-lo, o clube alvinegro topou pagar 3 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões na cotação da época) ao Lille-FRA, que detinha os direitos econômicos.


Na primeira passagem pelo Atlético (que durou um ano e meio), Alonso somou 89 jogos, dois gols e quatro títulos: o do Campeonato Brasileiro (2021), o da Copa do Brasil (2021) e os dois do Campeonato Mineiro (2020 e 2021). 




O Krasnodar pagou R$ 45,76 milhões pela compra de Junior Alonso. O valor foi declarado pelo Galo no balanço financeiro da temporada 2021. A venda foi concluída no início de janeiro deste ano.

O retorno do zagueiro foi possível por conta dos reflexos da invasão da Rússia à Ucrânia, que deu início à guerra e gerou uma série de sanções a clubes russos e medidas para proteger jogadores estrangeiros. Pouco depois do início do conflito, Alonso teve contrato suspenso pelo Krasnodar-RUS e ficou livre para buscar um novo clube.

Na segunda passagem, Alonso não teve tanto destaque e chegou a ficar no banco de reservas na reta final da temporada. Foram 43 jogos e mais um título mineiro.