2

Há mais de um ano sem jogar, Henrique tem futuro indefinido no Cruzeiro

Volante de 36 anos segue no departamento médico em recuperação de cirurgia no joelho direito

27/11/2021 10:00 / atualizado em 27/11/2021 13:39
compartilhe
Henrique está em fase de recuperação de lesão na cartilagem do joelho direito
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Henrique está em fase de recuperação de lesão na cartilagem do joelho direito

Oitavo atleta que mais vestiu a camisa do Cruzeiro , com 524 jogos, Henrique não disputa uma partida há mais de um ano, quando esteve em campo na derrota por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa, no Mineirão, em 8 de outubro de 2020, pela 14ª rodada da Série B. Depois disso, o camisa 8 lesionou o joelho direito e até hoje segue em tratamento.

Ao Superesportes , o técnico Vanderlei Luxemburgo foi direto ao ser perguntado sobre os planos para o atleta.  “Ele está em fase final de recuperação. É deixar recuperar e ver o que vai acontecer. Se tiver que continuar com a gente, continua. Se não tiver, temos que ser práticos. Não adianta ficar mentindo aqui. É deixar recuperar e ver o que vai acontecer”.

  • Assista à entrevista gravada com Luxemburgo na quinta-feira (25/11). Na ocasião, o treinador ainda não havia renovado o seu contrato com o Cruzeiro


No período de ausência dos gramados, Henrique passou por três cirurgias na cartilagem do joelho direito. A mais recente, em agosto de 2021, teve como objetivo otimizar a cicatrização da lesão. Diariamente, o meio-campista comparece à Toca da Raposa, onde é acompanhado por profissionais de saúde do clube.

Na Série B de 2021, Adriano e Lucas Ventura se estabeleceram como dupla de volantes do Cruzeiro. Ambos têm em comum a facilidade na condução de bola e a capacidade de driblar adversários em momentos de aperto. Individualmente, o primeiro é melhor no passe, enquanto o segundo se destaca nos desarmes.

Como o Cruzeiro deve reforçar o elenco com outros jogadores de meio-campo, a concorrência para Henrique tende a ficar ainda mais forte em 2022. Todavia, o contrato dele, que se encerra em dezembro de 2021, precisa ser prorrogado pelo período suficiente para a volta às atividades com bola.

Em junho de 2020, Henrique sofreu um acidente no Mirante do Jatobá, na estrada para o distrito de Casa Branca, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O carro que ele dirigia, um modelo Land Rover, caiu de um penhasco e capotou várias vezes em uma descida de aproximadamente 200 metros. Apesar da gravidade, o jogador não sofreu fraturas e foi resgatado somente com escoriações.

Em anos anteriores, Henrique se notabilizou por ser o capitão do Cruzeiro no bicampeonato da Copa do Brasil, em 2017 e 2018. Nos seus melhores momentos, ganhou destaque pela qualidade no posicionamento e pelo bom aproveitamento em passes, além de fazer gols em chutes de fora da área e finalizações de cabeça.

Ao todo, Henrique tem dez títulos oficiais pelo Cruzeiro: dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014), duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e seis Campeonatos Mineiros (2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019). Em 524 partidas, marcou 27 gols.

Após o rebaixamento do clube, em 2019, o camisa 8 foi emprestado ao Fluminense no primeiro semestre de 2020, porém alegou problemas particulares e pediu para retornar a Belo Horizonte. Pelo tricolor carioca, participou de sete jogos.

Compartilhe