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Cruzeiro: Luxemburgo vê Série B 'mal remunerada' pela televisão

'O que se paga é barato', diz treinador sobre receitas de transmissão para os clubes da Segunda Divisão

27/11/2021 14:00 / atualizado em 28/11/2021 06:19
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Globo paga cerca de R$170 milhões por ano para transmitir Série B
foto: Amanda Paiva/CBF

Globo paga cerca de R$170 milhões por ano para transmitir Série B


O técnico Vanderlei Luxemburgo afirmou que a Série B é “mal remunerada” pela TV Globo, detentora dos direitos de transmissão. Na opinião dele, a competição merece maior valorização em razão da constante presença de grandes clubes. Cinco campeões da Série A estiveram na Segunda Divisão em 2021: Botafogo, Coritiba, Guarani, Vasco e Cruzeiro . Os dois primeiros subiram à elite, enquanto o terceiro tem chances remotas de acesso.

“Este ano tivemos cinco clubes campeões brasileiros disputando a Segunda Divisão. Você acha que está justo o pagamento na segunda divisão?”, disse Luxemburgo em entrevista ao Superesportes . O comandante celeste ainda chamou a atenção para o provável rebaixamento do Grêmio, 18º na Série A, com 36 pontos em 35 jogos - 96,7% de risco, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.

“Essa segunda divisão é disfarçada. O Cruzeiro, o Grêmio, se cair - tomara que não caia, pois é um clube onde trabalhei, um clube muito legal. Isso tem que ser reconhecido. Por que vai pagar um valor que não representa aquilo ali? Acho que está mal remunerada a Segunda Divisão brasileira”.

  • Assista à entrevista gravada com Luxemburgo na quinta-feira (25/11). Na ocasião, o treinador ainda não havia renovado o seu contrato com o Cruzeiro.


Na Série A, as cotas da Globo - aproximadamente R$1,1 bilhão - são distribuídas da seguinte forma: 40% iguais para os 20 clubes, 30% de acordo com o número de partidas transmitidas na TV aberta e no SporTV, e 30% pela colocação final do 1º ao 16º. No Premiere FC é levado em consideração o número de assinaturas por clubes. Há ainda equipes que fecharam com a Turner, cuja divisão é 50%, 25% e 25%.

Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, em seu blog no UOL, a Globo pagou R$1,1 milhão a cada clube por jogo do Brasileirão de 2020 transmitido na TV aberta e cerca de R$700 mil na TV fechada. Por esse critério, o Corinthians acumulou R$23 milhões (17 partidas na Globo e seis no SporTV), além de R$14,6 milhões pela 12º posição e R$22 milhões de cota fixa. No balanço financeiro, o clube informou ter faturado R$160 milhões com receitas de transmissão, incluindo pay-per-view e Campeonato Paulista.

Já na Série B não existem variáveis na distribuição dos R$170 milhões anuais repassados pela Globo até 2022. Dos R$8 milhões por clube, R$2 milhões são para custear a logística (viagens, hospedagens, etc.). A alternativa para times com grandes torcidas, como Cruzeiro e Vasco, foi optar pela receita de PPV, maior em função do número de contratantes do serviço.

A Globo investe na aquisição dos direitos de TV aberta do Brasileirão utilizando parte das receitas provenientes de grandes patrocinadores do futebol. Para 2022, são sete nomes confirmados: Hypera Pharma, Vivo, Grupo Petrópolis (cerveja Itaipava), Itaú, General Motors (Chevrolet), Amazon e Sportingbet.TV. A emissora deve receber R$310 milhões de cada anunciante, totalizando mais de R$2 bilhões.

No PPV, a Globo repassa um percentual do dinheiro das assinaturas aos clubes e os remunera com base no time do coração selecionado pelo titular do plano. A emissora chegou a embolsar em torno de R$1,5 bilhão com 2 milhões de cadastrados na plataforma, porém o número caiu para 1,5 milhão na pandemia de COVID-19. Considerando a mensalidade média de R$59,90, o faturamento anual seria de R$900 milhões.

Por essas razões, o técnico Vanderlei Luxemburgo reforçou a opinião de que a Série B está subvalorizada. “O que se paga é barato. R$10 milhões, 7 milhões, 8 milhões é barato para o retorno que dá à televisão que comprou os direitos. Se você pegar os direitos comprados na primeira divisão e dividir com os da segunda divisão, verá como vai ficar isso aí quando a balança pesa”.

De 2019 para 2020, o Cruzeiro perdeu mais de 60% de seu faturamento com TV, caindo de R$102,5 milhões para R$40,3 milhões, de acordo com o balanço financeiro. Dessa quantia, cerca de R$22 milhões corresponderam ao PPV na Série B, R$14,3 milhões no Campeonato Mineiro e R$4 milhões na Copa do Brasil. Na prática, não houve pagamento pelos nove jogos da Segunda Divisão exibidos na Globo.

Luxemburgo também criticou o sistema do Brasileirão, no qual os quatro últimos colocados caem à Série B. Em 2019, o Cruzeiro ficou em 17º, com 36 pontos, e desde entao não conseguiu retornar à elite. Na Europa há países em que três clubes são rebaixados, como a Espanha e a Itália. Na Alemanha, na França e em Portugal, o 18º disputa um play-off contra o terceiro da Segunda Divisão.

“O Cruzeiro está passando por um momento que no futebol brasileiro é até um pouco de covardia. É o único país do mundo onde caem 20% dos clubes no campeonato. Em nenhum outro país tem isso. Aí se você tem uma administração ruim, vai para a segunda divisão e a receita vai lá embaixo. É uma falta de sensibilidade”, disse Vanderlei.

“Vão dizer que o mercado de negócios fez com que fosse assim. Porque você tem hoje times de primeira divisão jogando a segunda divisão. Vários clubes que já participaram bem da primeira divisão estão na segunda divisão. Não pode cair 20%. Se o Grêmio cair, teremos três grandes na Série B em 2022, assim como foi este ano. Aí você compra a primeira divisão, paga-se barato na segunda divisão e está tudo bom”, complementou.

Luxemburgo renovou seu contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2022, com cláusula automática de prorrogação para 2023 em caso de promoção à Série A. O objetivo dele é montar um elenco qualificado que faça grande campanha tanto na Série B quanto na Copa do Brasil. Em suas duas participações na Segundona, a Raposa ficou distante do G4: 49 pontos em 2020 (11º) e 48 em 2021.

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