2

Cruzeiro: Pezzolano será julgado no STJD e pode ser desfalque contra Vasco

Treinador da Raposa responderá pela expulsão no empate por 2 a 2 com o Grêmio, na Arena, no dia 21 de agosto, pela 25ª rodada da Série B

19/09/2022 16:00 / atualizado em 19/09/2022 16:08
compartilhe
Pezzolano corre o risco de ficar fora do clássico nacional entre Cruzeiro e Vasco
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Pezzolano corre o risco de ficar fora do clássico nacional entre Cruzeiro e Vasco

Comandante do Cruzeiro, Paulo Pezzolano será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta terça-feira (20/9), às 10h, e pode ser punido com até seis jogos de suspensão. O treinador responderá pela expulsão no empate por 2 a 2 com o Grêmio, no dia 21 de agosto, pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. 
 
O STJD julgará Pezzolano com base no Artigo 258, Inciso II, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que cita "conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva". A pena relativa à ação pode ser de uma a seis partidas.
 
Pezzolano cumpriu a suspensão automática pela expulsão contra os gaúchos na goleada celeste por 4 a 0 sobre o Náutico, na rodada seguinte.
 
Agora, o treinador torce para não ser penalizado com mais de uma partida, pois corre o risco de não comandar a equipe diante do Vasco. 
 
O confronto contra o Vasco pode decretar o acesso matemático do Cruzeiro à Primeira Divisão. Os times se enfrentarão nesta quarta-feira (21/9), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 31ª rodada da Série B. 
 

Expulsão de Pezzolano

 
Enérgico desde o começo do jogo entre Grêmio e Cruzeiro, na Arena, em Porto Alegre-RS, Pezzolano recebeu algumas 'broncas' do quarto árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS) antes de ser advertido por Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC). O juiz aplicou um cartão amarelo no treinador celeste ainda no primeiro tempo, aos 33 minutos. 
 
A expulsão do técnico uruguaio ocorreu aos 25' da etapa final, quando o Grêmio ainda vencia a Raposa por 2 a 1. Ele recebeu o segundo cartão após reclamar de um lance de falta não marcado para o Cruzeiro no meio-campo. 
 
Na súmula da partida, Bráulio relatou que o primeiro cartão foi aplicado após o treinador "reclamar e protestar ostensiva e ofensivamente contra decisão da arbitragem". Já o segundo foi por "persistir em protestar de maneira exaltada, com gestos socando o ar". 

 
Depois da expulsão, Pezzolano deixou a área técnica muito irritado e afirmou que não disse nada direcionado ao árbitro do jogo. O comandante celeste também se defendeu indicando ter tudo registrado num gravador de voz que usava por baixo do casaco. 
 

Outras punições

 
Vale lembrar que Pezzolano teria que cumprir dois jogos de suspensão pelas expulsões contra Fluminense, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e CSA, na Série B, mas o Cruzeiro conseguiu efeito suspensivo. Ou seja, ele pode precisar cumprir essas duas partidas ainda nesta temporada. 

Compartilhe