2

'Messinho', ex-Cruzeiro, é convocado para Seleção Brasileira Sub-17

Aos 15 anos, atacante, hoje no Palmeiras, participará do período de preparação para o Sul-Americano da categoria, marcado para 2023

23/09/2022 17:20 / atualizado em 23/09/2022 17:33
compartilhe
Estevão, o Messinho, tem 18 gols em 24 jogos pelo sub-17 do Palmeiras. Os números são do site 'OGol'
foto: Cesar Greco/Palmeiras

Estevão, o Messinho, tem 18 gols em 24 jogos pelo sub-17 do Palmeiras. Os números são do site 'OGol'

Considerado uma das maiores joias do futebol brasileiro, o jovem Estevão, de 15 anos, também conhecido como 'Messinho', foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17. 

Formado inicialmente pelas categorias de base do Cruzeiro, ele está na lista de 22 jogadores divulgada pelo técnico Phelipe Leal nesta sexta-feira (23). O grupo participará do período de preparação para o Sul-Americano da categoria, marcado para 2023.


Entre clubes mineiros, o único que cedeu jogadores para a lista da Seleção Brasileira foi o Atlético. Phelipe Leal convocou o lateral-direito Vitor Reis, de 16 anos. Veja a lista completa no fim desta reportagem. 

Litígio com o Cruzeiro


Estevão ganhou o apelido de Messinho na base do Cruzeiro. Ele foi o pivô de um dos escândalos envolvendo a gestão do ex-presidente Wagner Pires de Sá. O jovem atacante deixou a Raposa em maio do ano passado e assinou um contrato de formação com o Palmeiras.

Ivo Gonçalves, pai de Estevão, recebia remuneração de R$10 mil mensais no Cruzeiro. Depois, o salário aumentou. Entre junho de 2018 e abril de 2019, Ivo embolsou R$102 mil. Ele processa o Cruzeiro na Justiça do Trabalho.

Por outro lado, Ivo Gonçalves é réu em processo criminal que envolve supostas irregularidades no Cruzeiro. O pai de Estevão foi indiciado por crime de falsidade ideológica.

Entenda o caso


Estevão foi um dos temas de reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, em maio de 2019. Na ocasião, a emissora revelou que o Cruzeiro, então administrado por Pires de Sá, cedeu 20% dos direitos econômicos da criança como garantia de empréstimo obtido com o empresário Cristiano Richard dos Santos Machado.

Messinho, ainda criança, com a camisa do Cruzeiro na Toca da Raposa I
foto: Reprodução

Messinho, ainda criança, com a camisa do Cruzeiro na Toca da Raposa I

A comercialização dos direitos econômicos da criança não poderia ter sido concretizada. Inicialmente, porque a Fifa determinou, em 2015, que apenas clubes e jogadores podem ter partes de direitos econômicos. 

Depois, porque revelações só podem assinar contratos profissionais com os clubes a partir dos 16 anos. Até lá, só existe o contrato de formação, sem direitos federativos ou econômicos.

Mesmo após a repercussão extremamente negativa sobre a comercialização desses 'direitos', o Cruzeiro voltou a negociar, em 1º de junho de 2019, outros 15% do 'passe' da criança. A transação foi feita com o Estrela Sports Ltda, do então conselheiro Fernando Ribeiro de Morais.

Lista de convocados da Seleção Brasileira Sub-17


Goleiros

Phillipe Gabriel - Vasco
Caio Barone - Flamengo

Zagueiros

Vitor Nunes - Palmeiras
Dayvisson - Athletico Paranaense
João Paulo Dalla Corte - Internacional
Isac - Red Bull Bragantino

Laterais

Vitor Reis - Atlético
João Pedro Chermont - Santos
João Henrique - Fluminense
João Victor - Santos

Meio-campistas

Matheus Ferreira - Vasco da Gama
Bernardo Valim - Botafogo
Lucas Camilo - Grêmio
Guilherme Batista - São Paulo
Eduardo Anastácio - Athletico Paranaense
Riquelme - Fluminense

Atacantes

Rayan - Vasco da Gama
Estevão - Palmeiras
Pedrinho - Corinthians
Rodrigo Cezar - Santos
Endrick - Palmeiras
Ricardo - Internacional

Compartilhe