None

SÉRIE D

Mineiros começam a Série D enfrentando cariocas; veja como estão as equipes

68 equipes irão brigar pelas quatro vagas de acesso à Série C

postado em 19/05/2017 15:50 / atualizado em 19/05/2017 16:22

A Série D do Campeonato Brasileiro irá começar para 68 clubes neste fim de semana. Todos irão brigar pelo acesso para a Série C do próximo ano, que conta com quatro vagas. Três mineiros estarão na disputa: Caldense, URT e Villa Nova. O trio espera seguir os passos de Tupi e Tombense, campeões da competição em 2011 e 2014, respectivamente. Mas como os representantes do estado se prepararam desde o fim do Campeonato Mineiro? Quem irão enfrentar na primeira rodada? Confira, a seguir, no guia preparado pelo Superesportes.

Caldense

A Veterana chega para a Série D com moral, depois de ter feito um bom Campeonato Mineiro, terminando a primeira fase na 5ª colocação. No entanto, nem tudo foi alegria para a Caldense. Isso porque, há duas semanas, o gerente Alex Joaquim foi demitido do clube por causa de um impasse criado nas condições dos contratos dos atletas para o restante da temporada, incluindo o Estadual do ano que vem. Após o episódio, o presidente do clube, Antônio Bento Gonçalves, anunciou José Geraldo Martins para assumir o cargo.

Divulgação
O ambiente foi apaziguado, mas a Veterana perdeu o meia Ewerton Maradona, que se transferiu para o Tombense, onde também irá disputar a Série C do Brasileirão. Apesar da saída do armador, a diretoria manteve grande parte da base que jogou o Campeonato Mineiro, como, por exemplo, o goleiro Neguete, o volante Thiago Carpini, o trio de atacantes Zambi, Luiz Eduardo e Wellington Rato, além do técnico Thiago Oliveira e sua comissão.

Mas a Caldense também foi ao mercado e fechou nove contratações: o goleiro Clebão, o zagueiro Marcão, o lateral Vandinho, os volantes Gualberto e Serginho, este último que foi vice-campeão Mineiro com a Veterana em 2015, os meias Ale e Rodney, ambos ex-Uberlândia, além dos atacantes Ualisson Pikachu e Adelino, oriundo das categorias de base do São Paulo.

O adversário da Caldense na primeira rodada será o Boavista, que teve campanha pífia na Taça Guanabara – primeiro turno do Campeonato Carioca. Já na segunda metade da competição, a equipe chegou à final do quadrangular extra da Taça Rio, porém, foi derrotada pelo Nova Iguaçu. Na época, o time era comandado por Joel Santana, que deixou a agremiação para a entrada de Eduardo Allax, ex-goleiro do Atlético.

O duelo entre Caldense e Boavista será realizado no domingo, às 15h, no Estádio Ronaldão, em Poços de Caldas, válido pelo Grupo A14. A equipe da casa deverá entrar em campo com Neguete; Jefferson Feijão, Marcelinho, Thiago Carpini e César; Serginho, Rodney e Alê; Wellington Rato, Uálisson Pikachu e Luiz Eduardo.

RB Brasil e Espírito Santo são os outros dois times que completam o Grupo A14. Eles se enfrentam também no domingo, às 16h30, no Espírito Santo.


URT

Bicampeão do interior, o Trovão Azul chega para a competição com moral elevado, após chegar, pelo segundo ano seguido, à semifinal do Campeonato Mineiro. Do término da competição até a estreia na Série D, vários jogadores deixaram a URT, como o lateral-direito Dick, que se transferiu para o CSA, o volante Jô, para o Ituano, o meio-campo Cascata, para o América-RN, além do atacante Edmar, que foi para o River-PI.

Divulgação
Apesar das saídas, a direção manteve o técnico Rodrigo Santana, considerado o melhor treinador do Campeonato Mineiro, e mais 11 nomes, incluindo o goleiro Juninho, o lateral-esquerdo Fábio Alves, o volante Allan Dias, os meias Rafael Oller e Marcos Vinícius, e os atacantes Marques e Thiago Brito. O zagueiro-capitão Diego Borges também permaneceu no elenco. O jogador já estava no Maranhão, onde iria defender o Moto Club, na Série C, mas acabou retornando a Patos de Minas.

Além de manter boa parte do elenco, a diretoria se reforçou com o atacante Jajá, que disputou o último Estadual pelo Tupi, o goleiro Marcão, ex-Tricordiano, o lateral-direito Rafael Ferro, os zagueiros Léo Fioravanti e Victor Salinas, os volantes Marielson e Ramos, que atuou na URT em 2015, e os atacantes Felipe Alves e Douglas Esquilo.

A URT faz parte do Grupo A12 e enfrenta, no domingo, às 15h, a Portuguesa-RJ, no Estádio Moça Bonita, em Bangu, no Rio de Janeiro. O provável Trovão Azul terá Juninho; Rafael Ferro, Diego Borges, Salinas e Fábio Alves; Ramos, Allan Dias, Esquilo e Rafael Oller (Jajá); Thiago Brito e Marques.

O adversário da URT busca “virar a página” na temporada. Isso porque a Portuguesa escapou do rebaixamento no Campeonato Carioca devido a uma combinação de resultados. Agora, a Lusa espera fazer história na Série D e passar da primeira fase, algo que nunca aconteceu.

O Grupo A12 conta, também, com Itumbiara e Audax-SP, que se enfrentam também no domingo, às 16h, em Goiás.

Villa Nova

Quem também busca esquecer o Estadual e dar a volta por cima na Série D é o Leão do Bonfim. O Villa, que ficou em 9º lugar no Campeonato Mineiro, contratou o técnico Ito Roque no meio da competição. Após o término do torneio, o profissional permaneceu no comando do time. A diretoria também manteve grande parte do grupo que iniciou o ano. O goleiro Fernando Henrique, por outro lado, se transferiu para o Ceará, enquanto o zagueiro Gladstone foi para o Botafogo-SP.

Luis Fotógrafo
Por outro lado, o Villa efetuou seis contratações pontuais: o zagueiro Rafael Morisco, que estava no CRAC-GO, além do meia Bruno Moreno, que atuou pelo Uberlândia, e os atacantes Gilberto Carrara, que disputou o Mineiro pelo Tricordiano, Tony, ex-América-RN, e Douglão, que estava no Anápolis-GO. Essa será a quinta vez que o Leão do Bonfim irá participar da Série D. Nas outras quatro vezes, a equipe não conseguiu passar da primeira fase.

O primeiro adversário do Villa Nova na competição será o Bangu, que investiu alto para a Série D. O comandante da equipe carioca é Roberto Fernandes, campeão estadual por América-RN e Remo. O time não foi bem no Campeonato Carioca, mas aposta no torneio nacional para apagar a “mancha” do começo do ano. As equipes se enfrentam no domingo, às 16h, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. A equipe da casa deverá ter Renan Rinaldi; Marcelo Tchê, Otávio, Rafael Morisco e Edu Pina; Jonathan, Paulo Victor e Diego Lomba; Laionel, Michael e Gilberto Carrara.

Villa Nova e Bangu fazem parte do Grupo A13, que conta, ainda, com Desportiva Ferroviária e Portuguesa, que jogam também no domingo, às 19h, em São Paulo.

O regulamento


Os 68 clubes participantes da Série D serão divididos em 17 grupos formados por quatro equipes cada. As equipes irão se enfrentar em jogos de turno e returno. Os primeiros colocados e os 15 segundos bem mais colocados de maneira geral avançam para as fases mata-mata, começando pelas oitavas de final. Os mandantes serão aqueles que fizerem as melhores campanhas das etapas anteriores.

*Estagiário sob supervisão de Daniel Seabra