None

SÉRIE B

Título, acesso, rebaixamento: veja as probabilidades para América e Cruzeiro na Série B

Estudos escancaram realidades distintas; Raposa precisa praticamente de 'milagre' para conquistar acesso

(Foto: Montagem com imagens de Mourão Panda/América e Bruno Haddad/Cruzeiro)
América e Cruzeiro vivem realidades completamente distintas na Série B, pela qual se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Independência, em clássico da 25ª rodada. Enquanto o Coelho é vice-líder, com 44 pontos, e se vê cada vez mais próximo do acesso, a Raposa ocupa a 16ª posição, com 28, e não consegue engrenar no campeonato. Os sites especializados em probabilidades atualizaram as projeções de título, acesso e rebaixamento para os clubes mineiros na segunda divisão nacional.

O Departamento de Matemática da UFMG apresenta números que escancaram a diferença dos momentos vividos por Coelho e Raposa na Série B. No momento, os comandados de Lisca têm 21,8% de chances de conquistarem o título do torneio. Já o time de Felipão vê a taça como um verdadeiro ‘milagre’, com apenas 0,013% de probabilidade de celebrá-la.

Com relação à briga pelo acesso, o América tem 79,4% de chance, e o Cruzeiro apenas 0,92%. Segundo a UFMG, uma equipe que somar 66 pontos tem 99,9% de probabilidade de subir à elite nacional. Para atingir esse número, o Coelho precisa somar 22 nas 14 rodadas que restam - sete vitórias e um empate. Por sua vez, a Raposa necessita de 38 - 12 vitórias e dois empates.

Em outro viés, a luta para não ser rebaixado à Série C também mostra cenário diferente. Nos critérios da UFMG, o América já se livrou desse risco (0%). Já o Cruzeiro, embora tenha vantagem de sete pontos sobre o Náutico (17º), apresenta 9,8% de chances de queda à terceira divisão.

Segundo as estatísticas do Departamento de Matemática da UFMG, um clube que atingir 47 pontos tem apenas 0,5% de chance de ser rebaixado. Para chegar a esta pontuação, o América precisa vencer mais um jogo. O Cruzeiro, por outro lado, busca mais 19 pontos nas 14 rodadas finais - seis vitórias e um empate.

Probabilidades dos mineiros na Série B


América

Título

UFMG: 21,8%
Chance de Gol: 21,6%
Infobola: não faz esse cálculo

Acesso

UFMG: 79,4%
Chance de Gol: 92,7%
Infobola: 82%

Rebaixamento

UFMG: 0%
Chance de Gol: ‘quase 0%’
Infobola: não faz esse cálculo

Cruzeiro

Título

UFMG: 0,013%
Chance de Gol: 0,02%
Infobola: não faz esse cálculo

Acesso

UFMG: 0,92%
Chance de Gol: 3,2%
Infobola: 1%

Rebaixamento

UFMG: 9,8%
Chance de Gol: 0,2%
Infobola: não faz esse cálculo

Tags: serieb chances americamg cruzeiroec interiormg futnacional probabilidades